Sinopse

A jovem Lili (Juliana Paiva) sempre foi mimada, talvez pela superproteção de sua mãe, Heloísa (Flávia Alessandra), e pela falta de um pai. Luís Carlos, o L.C. (Antônio Calloni), desapareceu há dez anos sem deixar absolutamente qualquer rastro. Ele deixou à filha uma carta que a fez repensar sua vida. Na carta, além de deixar esperanças de que possa esta vivo, o pai aconselha a filha a lutar por sua felicidade, doa a quem doer.

Lili confronta sua mãe e descobre que o pai tinha uma amante, Tereza (Carolina Ferraz). E assim, através de Tereza, Lili chega até William (Thiago Rodrigues), sobrinho dela, cujo irmão, Marlon (Rodrigo Simas), também desapareceu misteriosamente há quase uma década. Ao se conhecerem, Lili e William se atraem, mas passam a viver uma relação de gato e rato. Ela tenta buscar informações de seu pai, e ele acha que ela é maluca. Não satisfeita, Lili passa a vigiar os passos do rapaz.

Em busca do paradeiro do irmão, William descobre que Marlon frequentava uma espécie de irmandade conhecida como “o Grupo”. Ao se infiltrar neste grupo, ele encontra Lili, que está buscando informações sobre seu pai. Lá, a dupla vai conhecer Rafa (Vincius Tardio), que também procura alguém desaparecido, a namorada Paulinha (Christiana Ubach), que havia deixado pistas para que ele a encontrasse.

Este Grupo, quase uma seita, reune pessoas que estão em busca de uma felicidade plena. Esta felicidade é encontrada num lugar distante, onde apenas poucos “escolhidos” podem ir. A partir daí, os três – William, Lili e Rafa – se unem para descobrir o paradeiro de seus entes. Mas o que eles não esperavam é viver um triângulo amoroso. E qual não será a surpresa quando exatamente os três forem escolhidos para uma viagem a este ‘lugar mítico e misterioso’.

Globo – 19h
de 4 de novembro de 2013
a 3 de maio de 2014
155 capítulos

novela de Carlos Gregório e Marcos Bernstein
colaboração de Carla Faour, Giovana Moraes, Melanie Dimantas, Ricardo Hofstetter, Sérgio Marques e Victor Atherino
direção de Carlo Milani, André Câmara, Pedro Peregrino e Flávia Lacerda
direção geral de Gustavo Fernandez
núcleo Ricardo Waddington

Novela anterior no horário
Sangue Bom

Novela posterior
Geração Brasil

JULIANA PAIVA – Lili (Alice)
RODRIGO SIMAS – Marlon
THIAGO RODRIGUES – William / Leonardo
MARIANA RIOS – Celina
ANTÔNIO CALLONI – L.C. (Luís Carlos Barcelos)
CAROLINA FERRAZ – Tereza
MARCELLO NOVAES – Kleber
ALEXANDRE NERO – Hermes
FLÁVIA ALESSANDRA – Heloísa
ALEXANDRE BORGES – Thomaz
CÁSSIO GABUS MENDES – Líder Jorge
MARIA LUÍSA MENDONÇA – Inês
ÍGOR ANGELKORTE – Marcelo
LAILA ZAID – Priscila
RÔMULO ESTRELA – Álvaro
SHERON MENEZES – Keila
CACO CIOCLER – André
MARCELLA VALENTE – Júlia
YANNA LAVIGNE – Ana Fátima
LUCIANA PAES – Ana Selma
MARIANA XAVIER – Ana Rita
ANALU PRESTES – Vó Tita
GUILHERME FONTES – Flávio
DAY MESQUITA – Fernanda
SABRINA GREVE – Angelique
CHRISTIANA UBACH – Paulinha
VINÍCIUS TARDIO – Rafa
LETÍCIA COLIN – Vitória
OTÁVIO MARTINS – Cacá
KAREN COELHO – Sandra (Titia)
LUCAS SALLES – Guto
JACQUELINE SATO – Jéssica
DANIEL RIBEIRO – Edu Dente-de-Ouro
BEGÊ MUNIZ – Matias
ISAAC BARDAVID – Klaus
ELISEU PARANHOS – Romildo
JOÃO CAMARGO – Osvaldo
DIEGO HOMCI – João José
THIAGO HOMCI – José João
CRISTINA PERON – Olívia
FERNANDA VIANNA – Berenice
RAVEL CABRAL – Assis
CELSO REEKS – Breno
SIMON PETRACCHI – Wolfgang
RODRIGO RANGEL – Messias
MARINA PALHA – Joana
RENAN MONTEIRO – Diego
LUCAS SIMÕES – Gui
MARCELO MARIANO – Edinésio
NATHALIA ALVIM – Dani
as crianças
JP RUFINO – Nilson
LUMA FERREIRA – Belinha
e
ANA VITÓRIA BASTOS – Samanta Jackson (cantora)
CLÁUDIA GIMENEZ – Zélia
CLÁUDIO CAPARICA – gerente de hotel que desamarra Líder Jorge
DIEGO CRISTO – Sérgio (novo cliente do escritório de advocacia)
GLÁUCIO GOMES – contrata Selma para um trabalho quando ela está no Rio de Janeiro
HENRIQUE NEVES – Bigode (esteve preso com Hermes)
JÚLIO BRAGA – Oscar (ajuda André a prender Kleber em Tapiré)
RONNA DIAS – camareira no hotel onde Líder Jorge foi amarrado
THIAGO DE LOS REYES – Vinícius (membro da comunidade que vigiou William e Lili)
A dupla de autores – Carlos Gregório e Marcos Bernstein – vem da equipe de roteiristas da novela A Vida da Gente (2011-2012), de Lícia Manzo.

Carlos Gregório também é ator, tendo participado de várias novelas na Globo desde a década de 1970. Como roteirista, entre outros trabalhos, esteve na equipe da série Tudo Novo de Novo, de 2009.

Marcos Bernstein escreveu – juntamente com João Emanuel Carneiro – a série A Cura, em 2010, mas já tem uma carreira de sucesso no cinema, com longas como Faroeste Caboclo, Meu Pé de Laranja Lima e Central do Brasil, este último também com João Emanuel Carneiro.

Sobre a ideia da novela, comentaram os autores.

Marcos Bernstein: “Eu comecei a pensar em pessoas que vão em busca de ideais, de sonhos, de lugares que acham míticos. Comecei a especular o quanto elas seriam capazes de fazer em busca desse sonho. Pensei nessas pessoas que estão insatisfeitas com a vida que levam e que em algum momento decidem largar tudo o que têm. E nas pessoas que ficam e resolvem ir descobrir o que aconteceu com esses parentes, irmãos, maridos, namorados que desaparecem sem deixar aviso ou direção, e que podem ter morrido.”

Carlos Gregório: “Quando Marcos propôs a ideia eu achei de difícil execução, mas muito instigante. Ela me lembrava um filme que é um fetiche meu, O Segundo Rosto, de John Frankenheimer, que era sobre uma empresa que fazia as pessoa desaparecerem para uma outra vida. Aí bateu uma coisa legal de fazer. A gente começou a explorar essa ideia complicada e percebeu que tinha potencial de uma coisa misteriosa, aventuresca, com todos esses apelos.”

“A inspiração é fazer uma novela de um gênero de aventura. Vem aquela coisa dos filmes dos anos 80. É um tom completamente diferente, não é cinema americano, é uma novela brasileira. Mas tem essa inspiração do Indiana Jones, dos Goonies, de filmes de busca como Horizonte Perdido, que é década de 30. E a direção tem buscado referências também, que casam muito bem com coisas que a gente pensou.”, completou Marcos.

Além do Horizonte começou com ares de “inovação”. Uma trama cheia de mistérios – que lembrava seriados americanos do gênero – e subjetiva demais (a busca da felicidade) que afastou o público, não acostumado com esse tipo de abordagem às sete horas. Com o horário de verão, não teve como escapar da pecha de “menor audiência da história no horário” – média final de 20 pontos (as duas anteriores, Sangue Bom e Guerra dos Sexos, terminaram com 25 e 23 pontos, respectivamente).

Para diminuir o impacto, os autores fizeram grandes mudanças na trama. Os mistérios nebulosos foram abandonados e ficou claro para o público do que a história se tratava. Carregou-se no romance (inclusive rearranjando casais românticos), no humor e a novela foi transformada de uma trama de suspense em uma trama policial. Além do Horizonte ganhou em agilidade narrativa.

O trio romântico inicialmente pensado – William (Thiago Rodrigues), Lili (Juliana Paiva) e Rafa (Vinícius Tardio) – se desfez e novos casais se formaram. A protagonista Lili foi direcionada a Marlon (Rodrigo Simas) – cuja química entre os jovens atores já havia sido anteriormente testada na Malhação. Para William, a professora Celina (Mariana Rios), e Rafa, personagem que inicialmente teria uma importância maior, ficou para escanteio, unindo-se a Ana Fátima (Yanna Lavigne).

Outro estranhamento inicial do público foi o elenco, cuja estrutura em muito lembrava a Malhação: protagonistas jovens e desconhecidos apoiados em atores veteranos que ficavam em segundo plano, e a ausência de “atores medalhões”.

Mesmo assim, Além do Horizonte teve ótimas surpresas em seu elenco, com destaque para os iniciantes JP Rufino (o menino Nilson), a hilária dupla Luciana Paes e Mariana Xavier (como as irmãs Selma e Rita), e o casal interpretado por Laila Zaid e Igor Angelkorte (Priscila e Marcelo). Também um ótimo trabalho de Mariana Rios (Celina) e a trinca de vilões vividos por Antônio Calloni, Carolina Ferraz e Marcello Novaes (LC, Tereza e Kleber).

Por sua temática e realização, há de se elogiar a direção competente de Gustavo Fernandez (o diretor geral), e a beleza das imagens através da ótima fotografia, comandada por Paulo Souza.

A atriz Cláudia Jimenez (que interpretava a personagem Zélia) foi afastada da novela, em janeiro de 2014, após sofrer uma cirurgia para a colocação de um marca-passo no coração.

Além do Horizonte não foi a primeira novela a incursionar pelo gênero da aventura: Os Mutantes, da Record (2007-2009), já era mais ou menos assim, acrescida de doses cavalares de fantasia. A Globo já havia flertado com a ficção científica em uma novela das sete: Tempos Modernos, em 2010, tinha um “edifício inteligente” comandado por um robô.

Além do Horizonte também foi o título de uma minissérie apresentada em 2009 pela TV Cultura, dentro do projeto Direções.

Trilha Sonora
alemdohorizonte2t
01. O QUE EU SÓ VEJO EM VOCÊ – Nando Reis e Os Infernais (tema de Heloísa e Flávio e tema da Comunidade)
02. ALÉM DO HORIZONTE – Erasmo Carlos (tema de abertura)
03. ZEN – Anitta (tema de Marcelo e Priscila)
04. ILUSÃO [ILUSION] – Marisa Monte (tema de Heloísa e Thomaz)
05. IMERGIR – Silva (tema de Tereza e Hermes)
06. MAGRA – Lenine (tema de Ana Fátima)
07. FELICIDADE – Roberta Campos (tema de Lili e Marlon)
08. MEU SOL – Vanguart (tema de Lili e William)
09. CARIMBÓ DA ALEGRIA – Gaby Amarantos (tema de Keila e Kleber)
10. DANÇANDO NO SALÃO – Gang Do Eletro participação de Felipe Cordeiro (tema de locação: Tapiré)
11. O AMOR VERDADEIRO NÃO TEM VISTA PARA O MAR – Pullovers (tema de Rafa)
12. SOMENTE NELA – Paulinho Moska (tema de Celina e William)
13. CADA QUALIDADE DE HOMEM – Tanga de Sereia (tema de Ana Selma e Ana Rita)
14. TAKE THE MONEY AND RUN AWAY TO RIO – Brothers of Brazil (tema de locação: Rio de Janeiro, e tema de Inês e Jorge)
15. ROYALS – Lorde (tema de Paulinha)

ainda:
NA LINHA DO TEMPO – Victor e Léo (tema de André e Júlia)
SE TUDO FOSSE FÁCIL – Paula Fernandes (tema de Zélia)
PERTO DE MIM – Thaeme e Thiago (tema de Celina e Matias)
RECEIVE – Alanis Morissette (tema de Marlon e Lili)
FALL ALL OVER AGAIN – Tash Phillips (tema de Celina e William)
WHEN YOU GOT A GOOD THING – Lady Antebellum (tema de Rafa e Ana Fátima)
EVERYTHING HAS CHANGED – Taylor Swift (tema de Keila e Kleber)
IT GOES LIKE THIS – Thomas Rhett (tema de Thomaz e Fernanda)
SAFE ROCK – Cambriana (tema de Tereza e Hermes)
SEEN IT ALL – Jake Bugg (tema dos jovens da comunidade e das fugas)
HEY NOW – Martin Solveig & The Cataracs (tema de Guto e Jéssica)
GONE, GONE, GONE – Phillip Phillips (tema de Heloísa e Flávio)
RADIOACTIVE – Imagine Dragons (tema de LC e Angelique)
BLANK PAGE – Christina Aguilera (tema de Heloísa e Thomaz)
A THOUSAND YEARS – Boyce Avenue (tema de Lili e William)
ONE DAY YOU WILL – Lady Antebellum (tema de Lili e William e tema de André e Júlia)
WAKE ME UP – Avicii (tema de Ana Selma e Ana Rita)
ZEDD – Clarity featuring Foxes (tema da Comunidade e tema de Vitória)
LOCKED OUT OF HEAVEN – Bruno Mars (tema de Priscila e Marcelo)

Tema de Abertura: ALÉM DO HORIZONTE – Erasmo Carlos

Além do horizonte deve ter
Algum lugar bonito pra viver em paz
Onde eu possa encontrar a natureza
Alegria e felicidade com certeza

Lá nesse lugar o amanhecer é lindo
Com flores festejando mais um dia que vem vindo
Onde a gente possa se deitar no campo
Fazer amor na relva escutando o canto dos pássaros

Aproveitar a tarde sem pensar na vida
Andar despreocupado sem saber a hora de voltar
Bronzear o corpo todo sem censura
Gozar a liberdade de uma vida sem frescura

Se você não vem comigo
Tudo isso vai ficar
No horizonte esperando por nós dois
Se você não vem comigo
Nada disso tem valor
De que vale o paraíso sem amor

Além do horizonte existe um lugar
Bonito e tranquilo pra gente se amar

Veja também

  • pegapega

Pega Pega

  • rockstory

Rock Story

  • hajacoracao

Haja Coração

  • totalmentedemais

Totalmente Demais