Sinopse

Helena deu a luz a meninos gêmeos, mas não pôde criá-los ao lado do pai, Joaquim Gama, um amor do passado. Entregou um deles a Quim, que partiu para Portugal, e criou o outro com seu marido, o médico Plínio Miranda. Os gêmeos idênticos, João Victor e Quinzinho, cresceram sem que um soubesse da existência do outro.

Quim é um rico empresário casado com Marta, uma mulher fútil e orgulhosa. João Victor, moço sério, tímido e responsável, dedicou-se aos negócios da família. Quinzinho, rapaz expansivo, de temperamento oposto ao do irmão, é bancário e leva uma vida simples ao lado da mãe Helena, mulher sofrida e batalhadora, e do suposto pai, Plínio, agora médico aposentado.

A saúde de Quim obriga a família Gama a retornar ao Brasil e faz com que o empresário se interesse pelo paradeiro de seu outro filho – para o desespero de Helena, que se sente culpada por ter abandonado João Victor e por nunca ter revelado a Quinzinho que ele tinha um irmão. Enquanto mentiras impossibilitam a aproximação dos gêmeos, algumas confusões ocorrem devido à semelhança entre os dois.

Globo – 20h
de 16 de março a 26 de setembro de 1981
163 capítulos

novela de Manoel Carlos
direção de Roberto Talma e Paulo Ubiratan
direção geral de Roberto Talma

Novela anterior no horário
Coração Alado

Novela posterior
Brilhante

TONY RAMOS – João Victor / Quinzinho
RAUL CORTEZ – Quim (Joaquim Gama)
LÍLIAN LEMMERTZ – Helena
FERNANDO TORRES – Plínio Miranda
NATÁLIA DO VALLE – Lúcia
LÍDIA BRONDI – Mira Maia (Semíramis)
BETTY FARIA – Joana Lobato
REGINALDO FARIA – Saulo Martins
CARLOS ZARA – Caio Fernandes
TEREZA RACHEL – Marta
FERNANDA MONTENEGRO – Silvia Toledo
CHRISTIANE TORLONI – Lia
LAURO CORONA – Caê
BETH GOULART – Débora
CLÁUDIO CAVALCANTI – Guilherme Fonseca
SUSANA VIEIRA – Paula
OTÁVIO AUGUSTO – Mauro Leme
ARLETE SALLES – Dolores Moreira
MILTON GONÇALVES – Otto
BEATRIZ LYRA – Letícia
MIRIAM PIRES – Cândida
TEREZINHA SODRÉ – Corina
CARLOS GREGÓRIO – Sandro
GILBERTO MARTINHO – Antenor Gomide
ALCIONE MAZZEO – Laurinha
CLÁUDIA COSTA – Leiloca (Ivete)
JONAS MELLO – Álvaro França
SUELY FRANCO – Rosa
LADY FRANCISCO – Ondina
SUZANA QUEIRÓZ – Bebel
MARIA HELENA PADER – Zu (Zuleide)
MARCOS ALVISI – Oscar
MARIA ALVES – Conceição
FERNANDA TORRES – Fauna
NARJARA TURETTA – Flora
TONY FERREIRA – Edmundo
LEINA KRESPI – Carmela Coelho (Carmem Carmim)
MARGA ABI RAMIA – Margô
FÁBIO PILLAR – Marcelo
a menina
MONIQUE CURY – Cris
e
ADA CHASELIOV – paciente do Saulo
ADELAIDE CONCEIÇÃO
ANA MARIA MARTINS – Sandra (recepcionista do apart em que João Vitor e Joana moram)
ANA MARIA SAGRES – Mercedes (empregada de Marta)
CARMEM SILVA
CARLOS KROEBER – gerente do banco em que Quinzinho e Caê trabalham
CHAGUINHA – empregado na empresa de táxi aéreo de Quim
CHRIS COUTO – Soninha (filha do dono da banca de jornais e quem toma conta)
DENISE DUMONT – Xuxa (envolve-se com Caê quando o namoro dele com Débora vai mal)
DINA FLORES
ELIANA ARAÚJO
GERMANO FILHO – gerente de hotel que briga com Álvaro
GLÓRIA ALVES
HAYLTON FARIAS
HENRI PAGNOCELLI – médico que atende Quim quando ele tem um ataque do coração
JOANA FOMM – mulher que dança com Mauro em uma boate
JORGE BOTELHO – Wanderley (publicitário faz uma campanha para a academia de Caio)
JORGE FERNANDO – Jorginho (ator/diretor amigo de Silvia e Mira)
LAFAYETTE GALVÃO – Castro (gerente da joalheria em que Dolores vai trabalhar depois que muda para o Rio)
LUCY MAFRA – Rita (secretária no consultório de Saulo)
MANOEL ELIZIÁRIO – Geraldo (mordomo de Caio)
MÁRIO LAGO – dá em cima de Helena
MAURÍCIO NABUCO
MÔNICA SCHIMIDT – Célia (secretária no consultório de Lúcia)
NORMA GERALDY – Dona Eufêmia (paciente de Saulo)
PAOLETTE (PAULO BACELAR) – Felipe (amigo de Lia)
PEDRO CASSADOR – Afonso (motorista de Silvia)
ROSAMARIA MURTINHO – Alice (paciente de Lúcia que leva sua filha para que ela batize)
SÓLON DE ALMEIDA
WALDIR SANTANNA – Ernesto (namorado de Conceição)
Alceu (atendente na academia de Caio)
Dona Berenice (enfermeira de Plínio)
Fátima (empregada de Paula)
Isolda (secretária de Quim)
João (marido de Alice)
Miguel (namorado de Sílvia)
Dr. Moretti (médico que mede a pressão de Quim)
Oswaldo (chefe de Helena e Corina)
Rose (mulher do publicitário Wanderley)

– núcleo de HELENA (Lílian Lemmertz), mulher sofrida, teve gêmeos no passado mas, por força das circunstâncias, teve que entregar um dos meninos para o pai criar. Ele o levou para fora do país e Helena nunca mais teve notícias do menino. Os irmãos cresceram sem que um soubesse da existência do outro. Sente-se culpada por ter permitido que um filho fosse levado e por não revelar a verdade ao outro:
o atual marido PLÍNIO MIRANDA (Fernando Torres), médico hoje aposentado. Ajudou-a quando as crianças nasceram e acabou se casando com ela. Criou um dos meninos como se fosse seu filho
o filho QUINZINHO (Tony Ramos), um dos gêmeos, rapaz simpático, expansivo, sonhador, de bem com a vida e meio inconsequente. Não sabe da existência do irmão gêmeo. Bancário, mora com os pais, mas almeja a independência. Quer ser piloto de avião
a filha com Plínio, LIA (Christiane Torloni), bonita, de personalidade forte, batalha desde cedo pela independência. Trabalha em um laboratório de análises clínicas
a colega de trabalho CORINA (Terezinha Sodré), que aluga um quarto em sua casa
a empregada CONCEIÇÃO (Maria Alves).

– núcleo de JOAQUIM GAMA, o QUIM (Raul Cortez), de origem humilde, enriqueceu por meio de um casamento de interesse, apesar de ter amado Helena no passado. Com ela, teve os filhos gêmeos, mas apenas um foi reconhecido por ele. Convenceu a atual mulher a adotá-lo ainda pequeno, escondendo que era o pai verdadeiro da criança. Morou em Portugal durante muitos anos e, após um enfarte, volta ao Brasil com a família e faz um balanço de sua vida:
o filho JOÃO VICTOR (Tony Ramos), o outro gêmeo, filho com Helena, criado por ele e sua esposa. Não sabe da existência do irmão. O oposto de Quinzinho, é um rapaz sisudo, tímido, responsável nos negócios da família. No Brasil, é envolvido em várias confusões por causa da semelhança física com o irmão
a mulher MARTA (Tereza Rachel), de origem aristocrática, é fútil, esnobe, arrogante e orgulhosa. Não ama o marido, mas não perdoa suas infidelidades conjugais. Desconhece a origem de João Victor: pensa que ele foi abandonado pelos pais verdadeiros antes de ser adotado
a filha com Marta, DÉBORA (Beth Goulart), moça tímida e introspectiva. A princípio, não suporta a ideia de deixar a vida que leva em Portugal para ir morar no Rio de Janeiro
o braço-direito nos negócios GUILHERME FONSECA (Cláudio Cavalcanti), homem prático e objetivo, defende seus interesses
o motorista EDMUNDO (Tony Ferreira)
a empregada MERCEDES (Ana Maria Sagres).

– núcleo de LÚCIA (Natália do Valle), jovem médica pediatra. Envolve-se com Quinzinho, para a desaprovação do pai ciumento, que não aceita dividi-la com ninguém:
o pai CAIO FERNANDES (Carlos Zara), advogado de atividades suspeitas. Sócio de Quim no Brasil em uma empresa de táxis aéreos, engana-o enquanto ele está no exterior. Esportista, vaidoso, mulherengo, metido a ser mais jovem do que é. Capaz de tudo pela filha, a quem vigia com certo exagero. Também é dono de uma academia de dança e ginástica
o colega de trabalho e ex-namorado MARCELO (Fábio Pillar), ainda apaixonado por ela
a secretária em seu consultório CÉLIA (Mônica Schmidt)
o amigo FELIPE (Paulo Bacelar)
o copeiro em sua casa GERALDO (Manoel Eliziário).

– núcleo de SILVIA TOLEDO (Fernanda Montenegro), atriz de sucesso, ex-mulher de Caio, mãe de Lúcia. Separada do marido há muitos anos, permitiu que a filha fosse criada pelo pai. No decorrer da trama, tem um romance com Quim:
a amiga CARMELA COELHO (Leina Krespi), ex-atriz de teatro de revista, conhecida como CARMEM CARMIM, seu nome artístico. Trabalhou ao lado de Sílvia, por quem é sustentada e de quem é a maior admiradora
a secretária e camareira MARGÔ (Marga Abi Ramia), amiga e fiel à patroa
o motorista AFONSO (Pedro Cassador).

– núcleo de MIRA MAIA (Lídia Brondi), jornalista temperamental, com faro para confusão. Independente, batalhadora, audaciosa e petulante. Tem vergonha de seu nome verdadeiro, SEMÍRAMIS, que esconde de todos. Apaixona-se por João Victor quando o conhece:
o irmão CAÊ (Lauro Corona), com quem vive brigando. Melhor amigo de Quinzinho, com quem trabalha no banco. Apaixonado por velocidade, carros e fortes emoções. Apaixona-se por Débora
a mãe LETÍCIA (Beatriz Lyra), doceira, mulher abnegada e trabalhadora
o padrasto OTTO (Milton Gonçalves), com quem tem uma relação superficial e complicada. Artesão, mantém uma oficina de consertos de brinquedos
a moça da banca de revistas vizinha à sua casa SONINHA (Chris Couto), que vive de implicância com Caê.

– núcleo de SAULO MARTINS (Reginaldo Faria), médico homeopata, acomodado e sem maiores ambições. Divide-se entre a mãe viúva e as namoradas. Morava em Porto Alegre mas muda-se para o Rio de Janeiro, onde conhece Lia, com quem inicia um tumultuado romance:
a mãe CÂNDIDA (Miriam Pires), mulher exigente e antipática, não aprova a forma indolente com que ele leva a vida. Nem as suas escolhas amorosas
a secretária em seu consultório RITA (Lucy Mafra).

– núcleo de DOLORES (Arlete Salles), namorada de Saulo no início, se distanciam quando ele muda para o Rio. Ela decide ir atrás dele. Alegre e vivaz, tem altos e baixos. Vive às turras com Dona Cândida, que não a suporta:
o ex-marido ANTENOR GOMIDE (Gilberto Martinho), com quem tem uma relação difícil, já que ele recusa-se a dar-lhe o divórcio
a filha pequena CRIS (Monique Cury), que ignora a mãe por influência do pai, mas ao final fica sua amiga. Introvertida, transforma-se com a ida para o Rio
o irmão SANDRO (Carlos Gregório), sujeito hipocondríaco e depressivo, aluga um quarto na casa de Helena e Plínio. Acaba se envolvendo com Corina.

– núcleo de PAULA (Susana Vieira), secretária na empresa de Quim. Deslumbrada, seu maior desejo é subir na vida e ter status, mas vive modestamente em função da posição do marido. Ambiciosa, aproxima-se de homens mais fortes e decididos. Envolve-se com Caio através de uma armação de Guilherme a fim de conseguir provas das tramoias dele. Ao final, fica com Guilherme:
o marido MAURO LEME (Otávio Augusto), que tem ciúme doentio da mulher. Trabalha na empresa aérea de Quim, como piloto. No decorrer da história, enlouquecido de ciúmes de Caio, joga o seu avião em cima dele e os dois morrem.

– núcleo da academia de Caio:
a professora de dança JOANA LOBATO (Betty Faria), alvo das atenções de Caio, Quim e João Victor, com quem acaba se envolvendo. Mas não se apega emocionalmente a nenhum homem, já que preza sua independência, inclusive afetiva
a administradora ZU (Maria Helena Pader), que faz tudo para agradar Caio e conseguir uma promoção. Mulher não muito feminina, firme e amarga, antipatizada pelas alunas
a zeladora ONDINA (Lady Francisco), cuida também da lanchonete onde os alunos se reúnem. Mora com a filha adolescente em um pequeno aposento na academia. Envolve-se com Edmundo
a filha de Ondina, BEBEL (Suzana Queiroz), sofre com as diferenças sociais entre ela e as meninas da academia
a aluna LAURINHA (Alcione Mazzeo), amiga de Lúcia, vive com problemas financeiros, pedindo dinheiro emprestado, já que gasta mais do que tem
o professor OSCAR (Marcos Alvisi), por quem Laurinha nutre uma forte antipatia.

– núcleo de IVETE (Cláudia Costa), a mais gorda das alunas da academia, mais conhecida como LEILOCA, numa alusão a uma das integrantes do conjunto musical As Frenéticas. Torna-se modelo no final da trama:
os tios: ÁLVARO (Jonas Mello), quarentão atlético. Amante da natureza e adepto da alimentação natural, abre um restaurante do gênero. Muda-se com a família dos arredores do Rio de Janeiro para a cidade grande,
e ROSA (Suely Franco), luta contra o controle e os exageros do marido. Fuma escondida dele
as primas FAUNA (Fernanda Torres) e FLORA (Narjara Turetta), aparecem no meio da trama, vão morar com os pais quando eles já estão estabelecidos no Rio.

Um dos maiores sucessos da TV no ano de 1981. “O roteiro inicial pressupunha que viria pela frente um impiedoso folhetim. Um engano! A novela surpreendeu a todos com o requintado e belo discurso de Manoel Carlos sobre o relacionamento das pessoas em diversos níveis.” (livro “Memória da Telenovela Brasileira”, de Ismael Fernandes)

Foi a primeira novela solo de Manoel Carlos no horário nobre da Globo. O autor havia escrito dois sucessos das 18 horas, Maria Maria e A Sucessora (entre 1978 e 1979), e colaborou com Gilberto Braga em Água Viva (em 1980). Também fez parte da equipe de roteiristas do seriado Malu Mulher (entre 1979 e 1980).

O momento mais marcante foi o esperado encontro dos gêmeos que não se conheciam, depois de vários desencontros durante toda a trama.
Para gravar a cena, o vídeo foi dividido em duas partes, metade para as cenas de Quinzinho e metade para as de João Victor. Enquanto o primeiro falava, só a sua metade ficava descoberta. A outra parte só se abria quando era a vez de João Victor. Gravada a sequência, juntavam-se as partes, e o público assistia à interação entre os irmãos.
Fonte: site Memória Globo.

Tony Ramos recebeu aplausos da crítica pelo desafio de fazer o duplo papel dos gêmeos, recorrendo apenas à caracterização e a recursos técnicos de voz, postura corporal e respiração para viver personalidades tão diversas.

Destaque também para o casal Plínio e Helena, interpretados com sensibilidade por Fernando Torres e Lílian Lemmertz. Ela viveu a primeira da série de Helenas de Manoel Carlos.

Foi a estreia de Lílian Lemmertz, Fernando Torres e Fernanda Montenegro atuando nas novelas da Globo. Fernando já havia trabalhado na emissora como diretor de novelas, no início da década de 1970.

Fernanda Montenegro fora inicialmente convidada pelo autor para viver o papel de Helena. Contudo, a direção preferiu escalar Lílian Lemmertz para interpretar a personagem. Em função disso, Manoel Carlos criou uma personagem especial para Fernanda Montenegro: a atriz Silvia Toledo.
Porém, Fernanda saiu antes do término de Baila Comigo pois fora escalada para a novela substituta no horário, Brilhante, de Gilberto Braga, em que viveu a vilã Chica Newman.

Primeira novela de Fernanda Torres, ainda que sua participação tenha sido pequena. Mas a jovem atriz não contracenou com seus pais – Fernando Torres e Fernanda Montenegro -, que atuavam em núcleos diferentes. Fernanda Torres também foi escalada para Brilhante, em que viveu a neta de Chica Newman (sua mãe Fernanda Montenegro).

A história de amor entre o negro Otto (Milton Gonçalves) e a branca Letícia (Beatriz Lyra) chamou a atenção para o problema do preconceito racial. Após a exibição da cena de um beijo entre os dois personagens, a atriz chegou a ser hostilizada na rua.
Fonte: site Memória Globo.

Reginaldo Faria, intérprete do médico homeopata Saulo Martins, lembra que buscou a assessoria de uma médica para viver seu personagem. O ator passou a fazer tratamento homeopático por conta do papel.
Fonte: site Memória Globo.

Os primeiros capítulos tiveram cenas gravadas em Lisboa, Portugal e no Rio Grande do Sul, no Brasil.

A produção exigiu a montagem de uma academia completa – a academia de dança de Caio Fernandes (Carlos Zara) – cenário que ocupou 300 metros quadrados, a maior parte do estúdio onde se passava a trama.

A personagem Joana Lobato, vivida pela atriz e bailarina Betty Faria, não tinha maior função em Baila Comigo a não ser difundir a dança moderna.
A novela vinha no rastro do sucesso no Brasil do filme Fama, de Alan Parker (1980). Daí se justificava a academia de dança como pano de fundo e cenário de Baila Comigo.
Em consequência, a moda dos bailarinos do filme se popularizou no Brasil através da novela, com as polainas de lã e collants usados por Betty Faria na trama.
Também as faixas na testa, como as usadas por jogadores de tênis, caíram no gosto do público – para elas e para eles, pois tanto Betty Faria quanto Lauro Corona usaram o acessório na novela.

Para o título, foi escolhida a música de Rita Lee e Roberto de Carvalho, do disco dela de 1980. Porém, a gravação suave de Rita não serviu para ilustrar a abertura, na qual o bailarino Lennie Dale (um dos fundadores do Dzi Croquettes) comandava uma ágil coreografia. A solução para manter a música (e, consequentemente o título) foi encomendar aos arranjadores Robson Jorge e Lincoln Olivetti uma versão instrumental mais frenética, com base eletrônica, a qual embalou a abertura.
Fonte: livro “Teletema, a História da Música Popular Através da Teledramaturgia Brasileira”, de Guilherme Bryan e Vicent Villari.

A capa do LP internacional de Baila Comigo foi ilustrada com uma foto romântica dos atores Reginaldo Faria e Natália do Valle. Curiosamente eles não formaram um par romântico na novela. Aliás, seus personagens eram de núcleos diferentes e mal se cruzaram durante a trama.

Baila Comigo foi a primeira novela brasileira apresentada na França (com o título Danse Avec Moi). Compactada em 55 capítulos, lá estreou em outubro de 1984, no canal TF-1, com boa audiência. Além disso foi vendida para mais de 30 países.

A APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) elegeu Tony Ramos e Fernando Torres os melhores atores da televisão de 1981 (juntamente a Rubens de Falco, pela novela Os Imigrantes, da TV Bandeirantes). Já Lílian Lemmertz foi eleita a melhor atriz (juntamente com Fernanda Montenegro, por seu trabalho em Brilhante, Yoná Magalhães, por Os Imigrantes, e Kate Hansen, por sua atuação nos tele-romances da TV Cultura).
Tony Ramos foi ainda premiado com o Troféu Imprensa de melhor ator de 1981.

Trilha Sonora Nacional

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01. O LADO QUENTE DO SER – Maria Bethânia (tema de Lúcia)
02. DEIXA CHOVER – Guilherme Arantes (tema de Joana)
03. LUA E ESTRELA – Caetano Veloso (tema de Mira)
04. CORAÇÕES A MIL – Marina (tema de Caê)
05. LOUCURA – Cauby Peixoto (tema de Mauro e Paula)
06. PANO DE FUNDO – Fafá de Belém (tema de Silvia)
07. BAILA COMIGO – Robson Jorge e Lincoln Olivetti (tema de abertura)
08. VIAJANTE – Ney Matogrosso (tema de João Victor)
09. VIDA – Beth Goulart (tema de Helena)
10. BICHO NO CIO – Marcos Valle (tema de Joana)
11. RIO SINAL VERDE – Júnior Mendes (tema de Quinzinho)
12. VIRA VIROU – Kleiton e Kledir (tema de João Victor)
13. RAPTE-ME CAMALEOA – Naila Skorpio (tema de Zu)

Trilha Sonora Internacional

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01. WITHOUT YOUR LOVE – Roger Daltrey (tema de Joana)
02. 9 TO 5 – Dolly Parton
03. LIVING INSIDE MYSELF – Gino Vannelli (tema de Débora e Caê)
04. CRYING – Don McLean (tema de Helena)
05. EXPLOSION – I. C. Bell
06. ANGEL OF MINE – Frank Duval (tema de Ondina e Edmundo)
07. AS TIME GOES BY – George Reagan Orchestra (tema de Silvia e Quim)
08. REALITY – Richard Sanderson (tema de Mira e João Victor)
09. SANTA MARIA – Newton Family
10. TIME – The Alan Parsons Project (tema de Lúcia e Quinzinho)
11. LET’S HANG ON – Salazar
12. COME BACK TO ME – Leslie, Kelly & John Ford Coley (tema de Lia e Saulo)
13. WHAT’S IN A KISS – Gilbert O’Sullivan
14. LOSING SLEEP OVER YOU – Patrick Hernandez

Temas Instrumentais – músicas de Robson Jorge e Lincoln Olivetti

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01. BAILA COMIGO e FESTA BRABA
02. GINGA
03. ALELUIA
04. ALEGRIAS

Sonoplastia: Antônio Faya e Guerra Peixe Filho
Efeitos Sonoros: Jair Pereira
Pesquisa de Repertório: Arnaldo Schneider
Direção de Produção: Guto Graça Mello

Tema de Abertura: BAILA COMIGO – Robson Jorge e Lincoln Olivetti *

Se Deus quiser
Um dia eu quero ser índio
Viver pelado, pintado de verde
Num eterno domingo
Ser um bicho preguiça
Espantar turista
E tomar banho de sol
Banho de sol! Banho de sol! Sol!…

Se Deus quiser
Um dia acabo voando
Tão banal assim como um pardal
Meio de contrabando
Desviar do estilingue
Deixar que me xingue
E tomar banho de sol
Banho de sol! Banho de sol! Banho de sol!…

Baila comigo!
Como se baila na tribo
Baila comigo!
Lá no meu esconderijo
Ai! Ai! Ai!
Baila comigo! (ah! ah! uh! uh!)
Como se baila na tribo
Oh! Oh! Baila ba, ba, baila comigo!
Lá no meu esconderijo…

Se Deus quiser
Um dia eu viro semente
E quando a chuva molhar o jardim
Ah! Eu fico contente
E na primavera
Vou brotar na terra
E tomar banho de sol
Banho de sol! Banho de sol! Sol!…

Se Deus quiser
Um dia eu morro bem velha
Na hora “H” quando a bomba estourar
Quero ver da janela
E entrar no pacote
De camarote…
E tomar banho de sol
Banho de sol! Banho de sol! Sol!…

Baila comigo!
Como se baila na tribo
Uh! Uh! Uh! Baila ba, ba, baila comigo!
Lá no meu esconderijo
Ai! Ai! Ai!…

* O tema de abertura é uma versão instrumental da música

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