Sinopse

Ana e Zeca formam um casal bem-sucedido e moderno, que ostenta uma vida tranquila e organizada, vivendo inclusive das glórias de Ana, uma conhecida jogadora de vôlei, o que não incomoda Zeca, que vive à sombra da mulher famosa. Porém, para completar a felicidade dos dois, falta um filho, que eles tentam de todas as formas, mas são impossibilitados de ter. Oferecem então uma pequena fortuna para a mulher que alugar a barriga para que o filho seja gerado.

A mãe de aluguel é Clara, uma jovem que vive em dificuldades constantes, financeiras e emocionais. Clara esconde de todos a decisão de alugar a barriga, inclusive do pai, Ezequiel, um fanático religioso. A gravidez é motivo suficiente para que sua vida mude drasticamente. Ela mora com Yara, uma ex-prostituta, e é alvo do amor do ex-namorado, João, um caminhoneiro simples e rude. Mesmo amando Clara, João se une a Ritinha, a melhor amiga dela, que sempre fora apaixonada por ele.

As coisas se complicam à medida que a gravidez de Clara avança. Ana sabe que terá um filho com seus traços genéticos, mas não sente seu corpo se transformando, não vive a sensação de maternidade. Com Clara acontece o oposto. Como espera um filho que não é seu, vive o conflito de ter de se distanciar emocionalmente da criança que cresce dentro dela. Enquanto isso, Zeca desenvolve fantasias a respeito de Clara e acaba tendo um envolvimento com a moça.

No hospital, a gravidez de Clara é acompanhada de perto por Miss Penélope Brown, uma pesquisadora científica de ideias inovadoras, que contrastam com a linha tradicional do Dr. Molina, seu velho amigo. Molina protege o jovem médico Tadeu, que namora Laura, filha de um de seus maiores opositores no hospital, o Dr. Álvaro Barone, um médico inescrupuloso. Barone é casado com Aída, mas tem um caso velado com a médica Luísa, que desenvolve com seu amado uma relação doentia. Aída acaba se apaixonando por Tadeu e passa a disputá-lo com a filha Laura.

Globo – 18h
de 20 de agosto de 1990
a 1º de junho de 1991
243 capítulos

novela de Glória Perez
colaboração de Leila Miccolis
direção de Wolf Maya, Ignácio Coqueiro e Sílvio de Francisco
direção geral de Wolf Maya

Novela anterior no horário
Gente Fina

Novela posterior
Salomé

CLÁUDIA ABREU – Clara
CÁSSIA KISS – Ana
VICTOR FASANO – Zeca
HUMBERTO MARTINS – João
JAIRO MATTOS – Tadeu
LEONARDO VILLAR – Ezequiel
MÁRIO LAGO – Dr. Molina
BEATRIZ SEGALL – Miss Penélope Brown
ADRIANO REYS – Dr. Álvaro Barone
RENÉE DE VIELMOND – Aída
NICOLE PUZZI – Luísa
LADY FRANCISCO – Yara
DENISE FRAGA – Ritinha
LÚCIA ALVES – Moema
WOLF MAYA – PC (Paulo César)
TEREZA SEIBLITZ – Laura
ANILZA LEONI – Edith
ERI JOHNSON – Lulu
REGINA RESTELLI – Rosa Aimée
SURA BERDITCHEVSKY – Raquel
SÔNIA GUEDES – Dona Ambrosina
VERA HOLTZ – Dos Anjos
TÁCITO ROCHA – Seu Garcez
VICTOR BRANCO – Jonas
PAULO CÉSAR GRANDE – Dudu
CARLA DANIEL – Cissa
FRANCISCO MILANI – Salgado (Chiquinho / Ramon / Dartagnan)
DANIELLA PEREZ – Clô
MARIANNE EGBERT – Drica
VANESSA BARUM – Leninha
MARCELO SABACK – Duarte
EMILIANO QUEIRÓZ – Dr. Barroso
CARLOS KROEBER – Ramiro
ILKA SOARES – Mimi
PEDRO BELLINI – Jeremias
VÂNIA DE BRITO – Dina
MARY DANIEL – Vovó Lola
RENATO RABELO – Pity
CYNTHIA MARANHÃO – Mariana
PAULO LEITE – Fernando
JONAS MELLO – Delegado José de Oliveira
DUDA RIBEIRO – Ricky

as crianças
ALESSANDRA AGUIAR – Tita
CAIO JUNQUEIRA – Tatau

e
ANA MARIA SAGRRES – Gilda (mulher do casal dono da casa onde Clara vai morar no interior)
ANTÔNIO VIANA – Bené
BEATRIZ LYRA – assistente social que vai buscar Tita no hospital
BEBETO como ele mesmo, na reinauguração do Copacabana Café
BENITO DI PAULA como ele mesmo, na reinauguração do Copacabana Café
BRUNO MOREIRA – José Carlos (bebê de Ana e Clara)
CACÁ SILVA – Tomas
CARLOS ALBERTO TORRES como ele mesmo, na reinauguração do Copacabana Café
CARLOS PALMEIRA
CARMEM FIGUEIRA – Loura (prostituta amiga de João que acolhe Clara e Carlinhos)
CÉSAR AUGUSTO
CHICO EXPEDITO – preso na cela com João
CHICO TENREIRO – Antônio
CRISTINA BITTENCOURT – Celinha
CLÁUDIA WAGNER
DALTO como ele mesmo, na reinauguração do Copacabana Café
DARCY DE SOUZA – Leonora (uma das mulheres enganadas por Salgado)
DAYSE TENÓRIO – Regina
DIANA BURLE – uma namorada de PC
EDWIGES GAMA – Edwiges (vizinha de Ezequiel)
ÉLCIO ROMAR – policial da delegacia chefiada pelo Delegado José de Oliveira
ELIANA PITTMAN como ela mesma, na reinauguração do Copacabana Café
ENOCK BATISTA – Enock (jardineiro da Aída)
FAGNER como ele mesmo, na reinauguração do Copacabana Café
FERNANDA FERRAZ – Júlia
FERNANDO JOSÉ – padre que nega batizar Carlinhos por ele já ser batizado
FRANCISCO NICOLICH
GILBERTO BRAGA como ele mesmo, na reinauguração do Copacabana Café
HEMÍLCIO FRÓES – diretor do hospital que despede Tadeu a pedido de Barone
ÍNDIO BUGRE
IVAN DE ALBUQUERQUE – médico que atende o parto de Clara antes do doutor Molina chegar
IVAN MESQUITA – oficial de justiça
IVAN SETTA – Mauro David (policial no encalço de Clara pelo sequestro de Carlinhos)
IVON CURY
JERRY ADRIANI como ele mesmo, na reinauguração do Copacabana Café
JOANA ROCHA – Joana (enfermeira do hospital na área de Molina)
JORGE AUGUSTO como ele mesmo, na reinauguração do Copacabana Café
JOSÉ MELLO
JOSÉ STEINBERG – diretor da fundação que apoia o hospital onde trabalham Molina e Barone
JUAN DANIEL – senhor que flerta com Vovó Lola
JÚLIA MIRANDA – Audenora
JULIETA WILMER
KHRISTEL BYANCCO – Dayse (prostituta vizinha de Yara)
LEONARDO JOSÉ – um dos investigadores do sequestro de Carlinhos
LEONARDO SERRANO – Marcelinho
LUÍS CARLOS ARUTIN – vende um caminhão a João
MARA SANDES – Leila
MARCELO ESCOREL – policial
MÁRCIA GABRIELLE – uma namorada de PC
MARILU BUENO – Sulamita (na reinauguração do Copacabana Café)
MARINO JARDIM
MANOEL TEODORO
MOACYR ALVES
MOACYR DERIQUÉM – juiz do segundo julgamento pela posse de Carlinhos
MORENO BRAZIL
NEGUINHO DA BEIJA-FLOR como ele mesmo, na reinauguração do Copacabana Café
NELSON DANTAS – psicanalista
NENHUM DE NÓS como eles mesmos, na reinauguração do Copacabana Café
NEUZA AMARAL – Maria Amélia de Almeida (juíza do primeiro julgamento pela posse de Carlinhos)
NORMA GERALDY – freira francesa que socorre João na estrada
ORÃ FIGUEIREDO – policial que tira o bebê de Clara e, depois, vai atrás de Ana
OS VIPS como eles mesmos, na reinauguração do Copacabana Café
PATRÍCIA MATTOS – Jussara (enfermeira que revela a Ana que Clara é a moça da barriga de aluguel)
PAULA BURLAMAQUI – Paulinha (amiga de Laura)
PAULO FIGUEIREDO – um dos namorados de Moema
QUINTINO TIBÚRCIO
RAIMUNDO EMERSON
RICARDO CÂMARA – Serginho (amigo de Laura)
ROBERTO DINAMITE como ele mesmo, na reinauguração do Copacabana Café
ROBERTO FROTA – juiz do terceiro e último julgamento pela posse de Carlinhos
ROGÉRIO NADER
ROSANA FRAGA – Mirtes
ROSIMAR DE MELLO – Terezinha (mãe de Ritinha)
SIDNEY MAGAL como ele mesmo, na reinauguração do Copacabana Café
TÂNIA ALVES – uma namorada de PC
TETÊ NAHAS como ela mesma, na reinauguração do Copacabana Café
TETÊ VASCONCELOS – Cacá (amigo de Laura)
VALDIR ESPINOSA como ele mesmo, na reinauguração do Copacabana Café
VANDA ALVES – Mary Black (empregada de Moema e PC)
VERA PAXIE – Maria Alice
VICTÓRIA VIEIRA
WALDICK SORIANO como ele mesmo, na reinauguração do Copacabana Café
WALTINHO MAGALHÃES como ele mesmo, na reinauguração do Copacabana Café
YAÇANÃ MARTINS – enfermeira
YAHOO como eles mesmos, na reinauguração do Copacabana Café
ZAIRA ZAMBELLI – prostituta amiga de João, no início
ZÉ CARLOS MACHADO – médico que diagnostica um problema no coração de Carlinhos
Lisa (babá de Tita, apaixonada por Dudu)
Tereza (empregada de Aída)
Valdir (marido do casal dono da casa onde Clara vai morar no interior)

– núcleo de ANA (Cássia Kiss), famosa jogadora de vôlei, com muitos títulos. Moderna, decidida, transmite força e segurança. Vive uma vida tranquila ao lado do marido, que ama. Sente-se falha por não conseguir ser mãe, o que leva o casal a decidir pela barriga de aluguel:
o marido ZECA (Victor Fasano), alimenta com a mulher o desejo de ter um filho. Como marido da campeã, de certa forma ficou sempre à sombra dela
os pais de Zeca, RAMIRO (Carlos Kroeber) e MIMI (Ilka Soares)
o casal amigo: CISSA (Carla Daniel), melhor amiga de Ana, jogadora de vôlei como ela,
e DUDU (Paulo César Grande), melhor amigo de Zeca, técnico do time em que Ana e Cissa jogam.

– núcleo de CLARA (Cláudia Abreu), moça um tanto ingênua que se acha muito esperta. Afetiva, sonhadora e audaciosa. De origem humilde, não suporta a vida cheia de privações ao lado do pai de da irmã mais velha, fanáticos religiosos. Quer viver a vida, conhecer o mundo, experimentar outras possibilidades – mesmo mentindo e enganando. Por isso sai de casa e muda-se para a Zona Sul carioca. Passando por dificuldades financeiras, aceita alugar sua barriga para gerar o filho de Ana e Zeca em troca de um bom dinheiro. Ao longo da trama, Zeca desenvolverá fantasias a respeito de Clara e acabará tendo um envolvimento com ela. Clara não contava que a criança que cresce dentro dela fosse modificá-la tanto:
o pai EZEQUIEL (Leonardo Villar), rude, rigoroso em questões morais, apegado à religião. Seco na aparência, esconde um coração terno que não sabe mostrar. Não entende as decisões da filha, com quem vive em conflito
a irmã mais velha RAQUEL (Sura Berditchevsky), religiosa como o pai. Abriu mão da vida social por causa dos afazeres domésticos e para ficar ao lado do pai velho e doente e ajudá-lo a criar Clara
o primo JEREMIAS (Pedro Bellini), segue o tio na religião
a amiga YARA (Lady Francisco), com quem vai morar em uma quitinete em Copacabana. Prostituta, é realista e vive dando conselhos, uma espécie de mãezona.

– núcleo dos vizinhos de Clara no subúrbio:
o ex-namorado JOÃO (Humberto Martins), caminhoneiro apaixonado por ela desde sempre. Rapaz rude e bronco, mas de bom coração, amigo, fiel e romântico. Não se conforma com o fim do namoro, motivado por Clara não aguentar o seu modo de encarar a vida
a mãe de João, DONA AMBROSINA (Sônia Guedes), viúva, vive para o filho
a amiga RITINHA (Denise Fraga), tão “maluquinha” quanto ela, porém menos pretensiosa. Sempre teve uma queda por João. Quando Clara o dispensa, ela parte para cima dele. João acaba casando-se com ela, mais para esquecer Clara. Mas os dois são infelizes nessa união
o pai de Ritinha, SEU GARCEZ (Tácito Rocha), amigo de Ezequiel, tem um fraco por dona Ambrosina
o amigo de João, JONAS (Victor Branco), também caminhoneiro. Ao longo da trama, se envolve com Ritinha
a vizinha DOS ANJOS (Vera Holtz), amiga de Ambrosina e Garcez. Solteirona solitária, sempre quis viver uma grande história, mas seu cotidiano é comum. Adora observar a vida alheia
o namorado de Dos Anjos, CHIQUINHO (Francisco Milani), na verdade se chama SALGADO e é um pilantra que vive de ludibriar mulheres solitárias. Envolve-se ao mesmo tempo com outras damas, usando nomes diferentes, como RAMON e DARTAGNAN
o irmão de Salgado, RICKY (Duda Ribeiro), seu cúmplice.

– núcleo do DR. ÁLVARO BARONE (Adriano Reys), médico competente, ambicioso, vaidoso, comprometido com o sucesso. Passa por cima dos sentimentos dos outros para defender seus interesses. Trata da barriga de aluguel de Clara:
a mulher AÍDA (Renée de Vielmond), bela, charmosa, de família abastada. Fecha os olhos para as traições do marido e leva uma vida entediante
a filha LAURA (Tereza Seiblitz), adora o pai e vive disputando com a mãe que, apesar de suas malcriações, a ama profundamente
a amante LUÍSA (Nicole Puzzi), biomédica que faz parte de sua equipe de trabalho. Passional, acredita que ele deixará a mulher para casar-se com ela. Enlouquece quando se dá conta de que Barone nunca se casará com ela
a amiga de Aída, DINA (Vânia de Brito), sua confidente
os amigos de Laura, SERGINHO (Ricardo Câmara), PAULINHA (Paula Burlamaqui) e CACÁ (Tetê Vasconcellos).

– núcleo do DR. MOLINA (Mário Lago), médico humanista e extremamente ético, luta para implantar um projeto de saúde popular. Solitário, inteligente, apaixonado e equilibrado. Profundo conhecedor da alma humana. Conservador, é contra os métodos do Dr. Barone, com quem trava uma batalha:
a amiga MISS PENÉLOPE BROWN (Beatriz Segall), a quem sempre amou. Orgulhosa, passional, idealista. Cientista especializada em genética, é uma pesquisadora incansável. Acredita nas vantagens da Ciência e, por vezes, entra em choque com o amigo por discordarem de algumas ideias. Esconde um amor mal-resolvido por ele
os jovens médicos, seus pupilos: TADEU (Jairo Mattos), rapaz idealista, também discorda de algumas posições de seu mentor. Apaixona-se por Clara quando a conhece. Namora Laura, porém, ao longo da trama, irá apaixonar-se também por Aída, que corresponderá a esse amor, acirrando a rivalidade com a filha
e DUARTE (Marcelo Saback), amigo e confidente de Tadeu
a menina TININHA (Alessandra Aguiar), garota de rua que ele adota no decorrer da história
o amigo DR. BARROSO (Emiliano Queiróz), médico acomodado. Também amigo do Dr. Barone, prefere não tomar partido deles.

– núcleo de MOEMA (Lúcia Alves), irmã de Ana. Separada, vive brigando com o ex-marido. Mulher divertida, tragicômica, tenta por ordem em sua casa:
o ex-marido PAULO CÉSAR, o PC (Wolf Maya), um tipo meio hippie, irresponsável e mulherengo. Está sempre se envolvendo com mulheres mais jovens. Tem uma relação mal-resolvida com a ex
os filhos PITY (Renato Rabelo), o mais velho, estudante, surfista, meio desligado,
MARIANA (Cynthia Maranhão), adolescente, vive situações típicas dessa fase,
e TATAU (Caio Junqueira), o caçula, menino esperto, cria situações constrangedoras para os outros porque fala demais
a VOVÓ LOLA (Mary Daniel), mãe de Moema e Ana, vai morar com Moema
um dos namorados, FERNANDO (Paulo Leite), um tipo certinho demais, o contraponto de PC. Vai enfrentar a oposição – e a gozação – dos filhos dela
a empregada MARY BLACK (Vanda Alves).

– núcleo de EDITH (Anilza Leoni), mulher ainda bela, ex-vedete, viúva de um senador, viveu a Copacabana dos áureos tempos. Mantem-se com uma casa de shows, o Copacabana Café. No início, Clara trabalha lá como dançarina. Outra das mulheres que foi seduzida por Salgado:
o coreógrafo LULU (Eri Johnson), treina as dançarinas da boate. De dia trabalha como enfermeiro no hospital onde Clara se submete à experiência de barriga de aluguel
as dançarinas: ROSA AIMÉE (Regina Restelli), a mais velha delas, sente que seu tempo está passando, o que a deixa amarga, por não ter crescido na carreira artística. Implica com Clara quando a conhece. Imita a cantora Madonna em seu visual,
CLÔ (Daniella Perez), DRICA (Mariane Egbert) e LENINHA (Vanessa Barum), a mais jovens.

Discussão científica

Glória Perez propôs uma discussão científica e apresentou um excelente filão dramático ao manipular as emoções e conduzir a trama sem jamais deixar cair o interesse, mesmo quando a novela recebeu ordem de espichamento.

O único senão: o horário em que a novela foi veiculada. Tal tema, aliado à qualidade do texto, teria reunido o país às oito da noite ao redor de uma polêmica dramática e científica. (“Memória da Telenovela Brasileira”, Ismael Fernandes)

Novela rejeitada

Em 1985, Glória Perez leu um artigo médico sobre a possibilidade de uma mulher gerar o filho de outra em sua própria barriga, ao separar o útero do óvulo. Na época, tal ideia soava como ficção científica. A novelista foi pesquisar sobre o tema já imaginando os conflitos dramáticos que tal situação poderia causar. Descobriu que tal experiência já era feita em uma clínica de reprodução humana, em São Paulo. Porém, o assunto ainda não era explorado pela mídia.

Munida de uma história com base científica, Glória apresentou uma sinopse à Globo e a novela chegou a ser cotada para substituir Roque Santeiro, na faixa das 20 horas. Porém, a história foi não só rejeitada como também tachada de “maluca”. Desgostosa com a situação, a autora deixou sua ideia de lado e saiu da Globo – foi contratada pela Manchete, onde escreveu a novela Carmem, em 1987.

Em 1989, com Glória de volta à Globo, a sinopse foi desengavetada. No final dos anos 1980, o desenvolvimento de um feto no útero de outra mulher, que não fosse aquele que o gerou, já era uma realidade conhecida.

O primeiro título pensado para a novela foi Novos Tempos. (“Almanaque da TV”, Bia Braune e Rixa)

A emissora inicialmente pensou em veicular a novela às 20 horas. No início de 1989, a sinopse estava em discussão praticamente aprovada para substituir O Salvador da Pátria.
“Tinha tudo pronto. Elenco contratado e cidade cenográfica erguida. O planejamento era iniciar as gravações dentro de vinte dias, no máximo trinta”, revelou Reynaldo Boury, o diretor então escalado para este projeto, a Flávio Ricco e José Armando Vannucci, para o livro “Biografia da Televisão Brasileira”.
Entretanto, veio uma ordem de Boni para mudar tudo, alegando que esta não era uma trama para o horário das oito, mas para às seis. Foi quando ele sugeriu a Boury a adaptação do romance “Tieta do Agreste”, de Jorge Amado, que acabou substituindo O Salvador da Pátria. Barriga de Aluguel só foi estrear no ano seguinte (1990), às 18 horas, agora sob a batuta de Wolf Maya.

Glória Perez pôde enfim levar seu projeto adiante.

Ficção x realidade

Na trama, depois do nascimento da criança, Ana (Cássia Kiss) e Clara (Cláudia Abreu) disputam a maternidade e a questão é levada aos tribunais. Para estabelecer a decisão final sobre quem tinha o direito de ficar com a criança, Glória Perez recorreu à assessoria de três juízes e pediu-lhes que deixassem uma brecha nas sentenças, para justificar, no roteiro, o encaminhamento do processo em três instâncias da Justiça.

Primeiro Clara ganhou a guarda provisória do bebê, depois Ana recorreu e o Superior Tribunal de Justiça reconheceu que ela era a mãe biológica da criança. Marcou-se um terceiro julgamento, porém a novela terminou antes, deixando o telespectador sem a resposta.
Na cena final, as duas mães estavam de mãos dadas com o filho, decididas a encontrar uma solução para a situação, independente da decisão final da Justiça.

Glória Perez explicou o final de sua novela ao livro “Autores, Histórias da Teledramaturgia”, do Projeto Memória Globo:
“Aquela era uma situação para a qual as instituições, as leis, ainda não tinham uma resposta. Por isso decidi deixar em aberto. As duas personagens chegavam à conclusão de que, quer elas quisessem, quer não, aquele filho tinha duas mães. Então elas se uniam, cada uma dava sua mão à criança, e a novela terminava assim.”

A repercussão de Barriga de Aluguel fez o telespectador discutir os direitos das duas mães. A autora criou na novela uma repórter que ia às ruas colher depoimentos do público, que opinava sobre qual das mães deveria ficar com o bebê no final. Também foram entrevistados médicos, psicólogos, religiosos e personalidades populares.

Elenco

Barriga de Aluguel consagrou a atriz Cláudia Abreu. O drama de sua personagem, a mãe de aluguel Clara, era composto por uma gravidez conturbada, vários desencontros amorosos e o apego pela criança gerada em sua barriga.

Também o primeiro trabalho de destaque de Humberto Martins, que viveu o caminhoneiro João, homem simples e rude apaixonado por Clara.

Os personagens Dr. Molina (Mário Lago) e Miss Penélope Brown (Beatriz Segall) de Barriga de Aluguel reapareceram anos depois em outra trama de Glória Perez: O Clone (2001-2002). Desta vez, os médicos entraram em cena para participar de uma discussão ética e científica sobre clonagem humana.

Já em Barriga de Aluguel, a autora trouxe de volta, em uma participação especial, a personagem Sulamita, vivida por Marilu Bueno em sua novela Partido Alto, de 1984. Sulamita surge nos capítulos 71 e 72, na reinauguração do Copacabana Café, onde encontra várias celebridades, entre cantores, artistas e jogadores de futebol.

Primeira novela na Globo dos atores Victor Fasano, Jairo Mattos, Tereza Seiblitz, Marcelo Saback, Renato Rabelo e Daniella Perez (filha da autora Glória Perez).
Primeira vez na televisão da menina Alessandra Aguiar, com 3 anos na época.

Cenografia

As gravações externas foram realizadas na cidade cenográfica em Guaratiba, onde o cenógrafo Luiz Antônio Caligiuri recriou um bairro do subúrbio carioca e projetou 82 ambientes, entre eles o hospital onde se desenvolveram alguns núcleos da novela.

Abertura

A abertura – produzida pela equipe do designer gráfico Hans Donner – fazia uma analogia poética da gestação com o universo. Um cenário estrelado, efeitos de luz e sombra e inteligentes enquadramentos transformavam a barriga de uma gestante em um planeta. O vídeo culminava com uma forte luz surgindo no abrir das pernas e sobre o ventre da moça, fazendo uma elegante associação com o nascer do sol e o ato de “dar a luz”. (André Luiz Sens, blog Televisual)

Sobre a abertura, Hans Donner comentou em seu livro “Hans Donner e seu Universo”: “Utilizamos uma modelo grávida, que deveria posar despida. (…) Em determinado momento, sua menininha – já tinha até nome – remexeu-se, alterando o formato da barriga. A nosso pedido, a mãe deu nela uma ajeitadinha, para que retornasse ao contorno que havíamos gravado anteriormente.”
A modelo em questão era Patrícia Phebo, que havia atuado em uma novela da Globo, Sétimo Sentido, em 1982.

Trilha sonora

As trilhas da novela lançadas comercialmente foram sucessos de vendas. A nacional (com a foto de Cássia Kiss na capa) é a oitava trilha mais vendida entre as novelas do horário das seis da Globo: 272.273 cópias. A internacional (com a foto de Cláudia Abreu) ocupa a nova posição: 245.916 cópias.

Na trilha sonora nacional, além da melosa “Aguenta Coração”, gravada pelo cantor José Augusto, tonou-se um grande sucesso popular a música “Nuvem de Lágrimas”, de Paulo Debétio e Paulinho Rezende, interpretada por Fafá de Belém, tema do personagem de Humberto Martins.

A novela contou com a participação especial do cantor jamaicano Jimmy Cliff, que cantou no Copacabana Café (cenário da trama) a música “Rebel in Me” – que, curiosamente, estava na trilha internacional da novela das oito contemporânea, Rainha da Sucata, e não na trilha de Barriga de Aluguel.

Novela longa

Uma novela longa para os padrões da Globo, Barriga de Aluguel foi espichada por causa do sucesso que vinha fazendo e por causa do atraso da produção seguinte para o horário, Salomé. Dos 189 capítulos inicialmente previstos, a autora escreveu mais 54, totalizando 243. (“Novela, a Obra Aberta e Seus Problemas”, Fábio Costa)

Empatada com a versão original de Selva de Pedra (1972), Barriga de Aluguel é a quarta novela mais longa da emissora, ficando atrás de O Homem que Deve Morrer (1971-1972), com 258 capítulos, Irmãos Coragem (1970-1971), com 328, e A Grande Mentira (1968-1969), com 341.

Repetecos

Barriga de Aluguel foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo entre 05/07 e 05/11/1993.

Reprisada também no Viva (canal de TV por assinatura pertencente ao Grupo Globo), entre 01/12/2011 e 06/11/2012, às 16h30.

A novela foi disponibilizada no Globoplay (plataforma streaming do Grupo Globo) em 08/05/2023.

Trilha sonora nacional

01. AGUENTA CORAÇÃO – José Augusto (tema de abertura e tema de Clara)
02. O AMOR NÃO É UM FILME (JEZEBEL) – Dalto (tema de Zeca)
03. NUVEM DE LÁGRIMAS – Fafá de Belém e Chitãozinho & Xororó (tema de João)
04. VIDA REAL (DEJAME IR) – Djavan (tema de Ana)
05. FEIRA DE ACARI – M.C. Batata (tema de locação: Inhaúma – Zona Norte)
06. MACHUCA E FAZ FELIZ (SONG FOR YOU FAR AWAY) – Biafra (tema de Dudu)
07. COPACABANA – A Caverna (tema do núcleo de Copacabana)
08. JOGUEI TUDO COM VOCÊ – Adriana (tema de Raquel / tema de Dos Anjos)
09. EU ACREDITO – Gal Costa (tema de Luísa)
10. SOBRE O TEMPO – Nenhum de Nós (tema de Tadeu)
11. HORAS PERDIDAS (THREE COINS IN THE FOUNTAIN) – Rosemary (tema de Miss Brown e Molina)
12. SONHO ENCANTADO – Yahoo (tema de Ritinha)
13. SSELL – Julinho Teixeira (tema de Aída)
14. SAMBA POINT – A Caverna (tema de PC e Moema)

Sonoplastia: Sérgio Seixas
Supervisão musical: Walter D’Avilla Filho
Direção musical: Mariozinho Rocha
Produção musical: Renato Ladeira

Trilha sonora internacional

01. CINEMA – Ice MC (tema de locação: Café Copacabana)
02. I’LL NEVER FALL IN LOVE AGAIN – Deacon Blue (tema de Clara, Zeca e Tadeu)
03. GET A LIFE – Soul II Soul (tema de locação: Café Copacabana)
04. LOVE DON’T LIVE HERE ANYMORE – Double Trouble (tema de locação: Rio de Janeiro)
05. NOW THAT YOU’RE GONE – In-Dex
06. SWEET LOVE – Leo Robinson (tema de Dos Anjos)
07. ROCK AND ROLL IS BACK AGAIN IN TOWN – Johnny Jo & The Rockers
08. HEART LIKE A WHEEL – The Human League (tema de locação: Café Copacabana)
09. I DON’T KNOW ANYBODY ELSE – Black Box (tema de locação: Café Copacabana)
10. IF WISHES CAME TRUE – Sweet Sensation (tema de Raquel / tema de Luiza)
11. SENSE OF PURPOSE – Pretenders (tema de locação: bairro de Inhaúma)
12. BEGIN THE BEGUINE – Dionne Warwick (tema de Laura e Tadeu / tema de Aída)
13. LONELY IS THE NIGHT – Air Supply (tema de Ana / tema de Moema)
14. MY BROTHER, MY FRIEND – Eddy Benedict

Gerente de produto: Toninho Paladino
Seleção de repertório: Sérgio Motta

Tema de abertura: AGUENTA CORAÇÃO – José Augusto

Coração, diz pra mim
Por que é que eu fico sempre desse jeito
Coração, não faz assim
Você se apaixona e a dor é no peito

Pra quê que você foi se entregar
Se na verdade eu só queria uma aventura
Por que você não pára de sonhar
É um desejo e nada mais

E agora o que é que eu faço
Pra esquecer tanta doçura
Isso ainda vai virar loucura
Não é justo entrar na minha vida
Não é certo não deixar saida
Não é não!

Agora aguenta coração
Você começou essa paixão
Eu te falei que eu tinha medo
Amar não é nenhum brinquedo
Agora aguenta coração
Você não tem mais salvação
Você agora esquece que você sou eu…

Veja também

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De Corpo e Alma

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