Sinopse

O glamour da época de ouro do Rio Janeiro, uma cidade rica, charmosa, elegante e perigosa no final dos anos 1950. As aventuras e desventuras do detetive particular Zózimo Barbosa (Vladimir Brichta), que frequenta e desvenda esse mundo do luxo, com todas as suas facetas, tão diferente do seu e, por isso mesmo, extremamente fascinante. Ex-policial, ele decide trabalhar sozinho e se especializa em investigar casos extraconjugais. De quebra, acaba sempre se envolvendo com as belas clientes.

No dia a dia das investigações, Zózimo conta com a ajuda da garota de programa Marli (Regiane Alves), do corrupto delegado Paranhos (Aílton Graça) e do malandro e sedutor profissional, que atende pelo nome de Bonitão (José Loreto). Traições forjadas, traídos perigosos, homens e mulheres desconfiados, planos infalíveis, segredos e vingança são alguns dos ingredientes da rotina na vida do quarteto.

Regido por um código de conduta pessoal próprio, Zózimo, descontente com a ineficiência do poder público, largou a carreira na polícia para dedicar-se à investigação particular, no nicho específico dos casos de adultério. Brilhante e compenetrado, leva a sério seu trabalho e está disposto ao que for necessário para solucionar seus casos. Garota de programa, Marli é apaixonada por Zózimo e largaria tudo para dedicar-se inteiramente a ele, que nada quer com ela além de amizade. Fiel até o osso, porém, torna-se uma parceira informal do amado e frequentemente contribui de maneira decisiva em suas aventuras.

Galanteador e abusado, Bonitão vive às custas das moças e madames que seduz em troca de algum sustento. Bom coração, está sempre metido em confusões sem saber como sair delas. Não raro conta com Zózimo ou Marli para lhe tirar de enrascadas, apenas para se meter em outras. Já Paranhos é chefe de polícia e amigo de longa data de Zózimo. É impulsivo, bruto e tende à violência. Pavio curto, é adepto de métodos pouco convencionais para fazer seu trabalho.

Globo – 22h30
estreia: 26 de setembro de 2017

série de Mauro Wilson e Maurício Farias
inspirada nos personagens dos quadrinhos “O Corno que Sabia Demais”, do Wander Antunes
escrita por Márcio Alemão, Nilton Braga e Flávia Bessone
redação final de Mauro Wilson
direção de Daniela Braga e Maria Clara Abreu
direção artística de Maurício Farias

VLADIMIR BRICHTA – Zózimo Barbosa
REGIANE ALVES – Marli
JOSÉ LORETO – Bonitão
AÍLTON GRAÇA – Paranhos
ADRIANA LESSA – Gracinda
MAURÍCIO RIZZO – Freitas
REGINA SAMPAIO – mãe de Bonitão
a menina GABRIELA DIAS – Lurdinha
e
ALICE WEGMAN
ANDRÉA BELTRÃO
BETE COELHO
BRUNO GAGLIASSO
CAIO BLAT
CLÁUDIA ABREU
DANIEL ROCHA
DANILO GRANGHEIA
DÉBORA NASCIMENTO
FABÍULA NASCIMENTO
GABRIEL BRAGA NUNES
GEORGIANA GÓES
GIOVANNA ANTONELLI
ÍSIO GHELMAN
JOSÉ DE ABREU
KLEBBER TOLEDO
LETÍCIA COLIN
MAEVE JENKINGS
MARAT DESCARTES
MARCELO FARIA
MARCO RICCA
MARIANA LIMA
MARIANA XIMENES
MICHEL MELAMED
MIGUEL FALABELLA
OTÁVIO MÜLLER
RITA ELMOR
THELMO FERNANDES
THIAGO LACERDA

Tanto o glamour quanto o submundo do Rio de Janeiro do final dos anos 1950 são retratados com muitas locações de época e um cenário montado num sobrado antigo no centro do Rio. Com cenografia, caracterização, figurino e produção de arte que remontam o clima e os detalhes daquele período. O único cenário fixo da série nos Estúdios Globo foi o escritório de Zózimo (Vladimir Brichta).

“A época de ouro do Rio de Janeiro foi um período muito interessante. A Cidade Maravilhosa era cheia de boates, bares, vivia o auge da era do rádio, os cinemas eram a maior diversão, o futebol começava a se tornar o esporte de maior expressão no Brasil e a política fervia na capital. Um cenário e tanto! Mas pouco se encontra hoje do Rio dessa época que não esteja repleto de interferências modernas. Temos realizado um trabalho minucioso para recriar os espaços na cidade, como eles eram na década de 50. Cenografia, arte, figurino, maquiagem, computação, fotografia, todos os departamentos fizeram uma longa pesquisa para realizarem esse trabalho”, contou o diretor artístico Maurício Farias.

Veja também

  • filhosdapatria

Filhos da Pátria

  • sobpressao

Sob Pressão

  • aformula

A Fórmula

  • vaderetro

Vade Retro