Sinopse

Kátia (Alinne Moraes) é uma jovem mística que tem a rotina sacudida após resolver ajustar contas com a própria vida, já que acredita que o mundo acabará em 21/12/12. Elas quer aproveitar o fim do mundo para resolver tudo que não conseguiu ao longo da vida. Com uma lista na mão dos maiores erros da sua vida, Kátia vai tentar consertar um por um. A lista é longa e contempla desde ideias de vingança até outras, mais românticas ou sexuais.

O destino de Kátia, que trabalha em um departamento pessoal, acaba se cruzando com o de Ernani (Danton Mello), técnico de contabilidade certinho e cético. Ele marca suas férias para o dia 22 de dezembro de 2012, ou seja, um dia depois do mundo acabar, e Kátia tenta alertá-lo sobre o engano. Claro que a moça vai usar todas as suas armas e teorias para convencê-lo de que o fim está próximo.

A dupla se junta para tirar o atraso de suas vidinhas chatas quase por imposição da moça. Ernani acha tudo uma grande palhaçada, mas não deve ser muito difícil se deixar convencer por uma funcionária de recursos humanos tão linda como Kátia. Os dois embarcam então na missão, cada um tem uma lista de coisas para fazer até a data final: ela quer começar estourando o cartão de crédito em um restaurante chiquérrimo e ele, praticando um esporte radical.

E esse é só o começo de uma lista cheia de desejos, provocações e sentimentos que essas duas pessoas completamente diferentes e igualmente solitárias vão realizar juntas.

Globo – 23h
de 1º de novembro 20 de dezembro de 2012
8 episódios

de Fernanda Young e Alexandre Machado
direção geral José Alvarenga Jr.

ALINNE MORAES – Kátia
DANTON MELLO – Ernani
NELSON FREITAS
O universo já conhecido da dupla Fernanda Young e Alexandre Machado voltou à tona em Como Aproveitar o Fim do Mundo, mas, desta vez, sem muita “ins-piração”, a não ser o já visto em trabalhos anteriores, como Os Normais, Os Aspones, O Sistema e Separação?!. Até algumas piadas eram as mesmas, já usadas anteriormente. Mudou-se apenas a ambientação, uma fábula sobre o fim do mundo.

A série contou com oito episódios, sendo o último exibido à meia-noite do dia 20 de dezembro, véspera do “apocalipse” – de acordo com uma profecia maia que previa o fim dos tempos para o dia 21 de dezembro de 2012.

Como Aproveitar o Fim do Mundo foi, ao mesmo tempo, uma comédia e uma tragédia, por trazer um casal vivendo intensamente seus sentimentos e vontades, mas tendo em vista o fim iminente.
“Esse assunto é muito recorrente na História da humanidade. É muito falado na internet. As pessoas realmente acreditam que pode acontecer”, explicou José Alvarenga Jr., diretor do programa.

Para Alexandre Machado, o foco não era falar sobre as teorias de fim de mundo e, sim, como duas pessoas encaram esse fato, com a melancolia e a graça que ele traz.
“A história gira em torno dos dois, são diferentes mundos que encontram, juntos, uma maneira de lidar com isso”, disse ele.
“Os personagens tomaram o rumo deles. Eram dois opostos que acabaram gostando um do outro, mas isso é triste porque é uma história com final marcado.”

Como Aproveitar o Fim do Mundo (exibida às quintas-feiras, após A Grande Família), estreou juntamente com outra série: Subúrbia, apresentada na sequência. As duas ocuparam o espaço deixado pela novela Gabriela e o programa Amor e Sexo.

A novela O Fim do Mundo, de Dias Gomes (1996), trazia uma temática semelhante à de Como Aproveitar o Fim do Mundo.

Veja também

  • deussalveorei

Deus Salve o Rei

  • apocalipse

Apocalipse

  • ooutrolado

O Outro Lado do Paraíso

  • tempodeamar

Tempo de Amar