Sinopse

Otávio e Charlote são primos que tiveram um romance na adolescência que não deu certo. Os dois se odeiam e não alimentavam o menor laço parentesco há anos. Charlô (como gosta de ser chamada) trata Otávio por Bimbo, apelido que ele detesta. E este revida chamando-a de Cumbuca, o que sempre leva os primos a terríveis brigas.

Charlô nunca se casou, levou uma vida de viagens e aventuras emocionantes. Enquanto participava de um safári na África, recebeu um chamado para voltar ao Brasil. O tio Enrico, recém-falecido, a incluira em seu testamento. Charlô está para receber um grande patrimônio, uma mansão em estilo vitoriano nos arredores de São Paulo e uma conceituada loja de departamentos situada num shopping da capital. Só que o tio exigia que tudo que ganhou só seria realmente seu se compartilhasse, com direitos iguais, com o detestado primo Otávio. O falecido milionário sabia das diferenças entre os sobrinhos, e temendo pelos seus bens após a sua morte, deixa no testamento uma cláusula que exige que os dois primos permaneçam juntos no comando dos negócios.

Os atritos entre os primos, tanto em casa como no escritório, tornam essa convivência impossível. Charlô faz a Otávio uma proposta: um dos herdeiros deverá abrir mão da sua parte em nome do outro, numa arriscada aposta de cem dias, período que Charlô e sua equipe têm para elevar o lucro das lojas Charlô’s em uma porcentagem estipulada. Caso contrário ela perde tudo. Está declarada a guerra!

Do lado de Otávio está Felipe, filho adotivo de Charlô. Os dois formam uma dupla ardilosa e trapaceira, capaz de tudo para impedir o objetivo dela. Charlô conta com o apoio de Vânia, seu braço direito na loja, e Roberta, viúva do empresário Vitório Leoni, que deixou a mulher sozinha no comando da fábrica do casal – a Ravello Sports -, fornecedora de peças de roupas para as lojas Charlô’s. Mas Vitório estava envolvido em negócios escusos com Otávio e mantinha uma relação extra-conjugal com a perigosa Verusca, sua secretária. Roberta, inexperiente, não desconfia de nada e mantém Verusca na gerência de sua fábrica. Mas esta não tem nenhum escrúpulo e se alia a Otávio no seu objetivo de fazer falir a loja da viúva e encontrar um diamante deixado por Vitório.

As mulheres unem suas forças e montam uma equipe que trabalha a todo o vapor para cumprir o aumento das vendas no prazo de cem dias. É inclusive estabelecida uma regra que impede as mulheres de se envolverem com homens durante esse período, para não se tornarem presas fáceis em suas mãos. Para fortalecer sua equipe, Charlô também manda vir da filial de Belo Horizonte a imbatível Leda, uma feminista vigorosa que vem administrar a loja nesse período tumultuado de guerra.

O clima de discórdia entre machistas e feministas tem ainda a presença maquiavélica de Carolina, sobrinha de Roberta, que se faz passar por amiga da tia e de Charlô, mas que na verdade é aliada de Otávio. Para tirar proveito dessa situação, Carolina envolve-se amorosamente com Felipe, fazendo-o romper com Vânia, com quem Felipe mantinha um caso secreto. Mas Vânia descobre as intenções de Carolina e luta para desmascará-la perante Charlô e Roberta.

Enquanto isso, Juliana, filha de Felipe, rompe seu namoro com Fábio, ao apaixonar-se por Nando, o motorista da família, disputando o rapaz com a irmã Analú, uma garota maluca que faz de tudo para conquistá-lo (inclusive o sequestra, levando-o para uma ilha deserta). Mas Nando ama de verdade Juliana. É quando Roberta descobre-se também apaixonada por Nando e, apesar da diferença de idade, luta para conquistá-lo.

Otávio e Felipe estão sempre rondando o staff das mulheres, com seduções das mais baratas e abusando das sabotagens. Assim, eles derrotam as mulheres. Mas Charlô, sabendo que fora vítima de muitas mentiras e trapaças, leva a disputa aos tribunais. Entretanto Otávio desaparece misteriosamente e entra em cena Dominguinhos, um primo português de Charlô e que ela julgava ser Otávio, devido à semelhança entre os dois. Dominguinhos se apaixona pela prima, mas, rejeitado, volta a Portugal. Com o regresso de Otávio logo em seguida, Charlô deu como certas as suas expectativas de que eles eram a mesma pessoa. Para surpresa de ambos, ao final, aparecem Dominguinhos e a sua prima e esposa Altamiranda, reclamando a parte da herança a que tinham direito. Novas brigas acontecem e os quatros, por fim, destroem a mansão deixada pelo tio falecido.

Globo – 19h
de 6 de junho de 1983
a 7 de janeiro de 1984
185 capítulos

novela de Sílvio de Abreu
colaboração de Carlos Lombardi
direção de Jorge Fernando e Guel Arraes
supervisão de Paulo Ubiratan

Novela anterior no horário
Final Feliz

Novela posterior
Transas e Caretas

FERNANDA MONTENEGRO – Charlô (Cumbuca – Charlote de Alcântara Pereira Barreto) / Altamiranda
PAULO AUTRAN – Otávio (Bimbo – Otávio de Alcântara Rodrigues e Silva) / Dominguinhos
TARCÍSIO MEIRA – Felipe de Alcântara Pereira Barreto
GLÓRIA MENEZES – Roberta Leoni
LUCÉLIA SANTOS – Carolina Carneiro
MÁRIO GOMES – Nando (Orlando Cardoso)
MAITÊ PROENÇA – Juliana de Alcântara Pereira Barreto
MARIA ZILDA – Vânia Trabucco
ARY FONTOURA – Dino (Dinorá Carneiro)
YARA AMARAL – Nieta (Antonieta Carneiro)
HERSON CAPRI – Fábio Marino
JOSÉ MAYER – Ulisses da Silva
EDSON CELULARI – Zenon da Silva
CRISTINA PEREIRA – Frô (Afrodite da Silva)
HÉLIO SOUTO – Nenê Gomalina
SÔNIA CLARA – Verusca
MARILU BUENO – Olívia
DIOGO VILELA – Kiko
ÂNGELA FIGUEIREDO – Analú
HELENA RAMOS – Lucilene
LEINA KRESPI – Dona Semíramis
TEREZINHA SODRÉ – Leda
PAULO CÉSAR GRANDE – Ronaldo
ADA CHASELIOV – Manuela
WILSON GREY – Ismael
LYS BELTRÃO – Dalete
FERNANDO JOSÉ – Montanha Duncrezio
BETH WAIMBERG – Divina
KIKA BORJA – Heleninha
a menina
TATIANA ISSA – Cissa
e
ALCIONE MAZZEO – Arlene (amiga de Juliana)
ANTÔNIO VIANA – do corpo de diretores da Ravello
ARACY BALABANIAN – Greta (ex-mulher de Felipe)
BEATRIZ LYRA – Gertrudes (mulher de Oscar)
BERTA LORAN – Souza (da dupla Souza & Souza, os contadores que apuraram o resultado da aposta)
CAMILO BEVILACQUA – Wanderley (dono da agência de publicidade Salivas)
CARLOS ACCIOLY – do corpo de diretores da Ravello
CARLOS KROEBER – Moisés (amigo de Vitório e Otávio, de quem Vitório tinha comprado o diamante)
CARLOS VEREZA – Rodrigo Ramirez (contratava lutadores de boxe)
CARLOS ZARA – Vitório Leoni (marido de Roberta, morre no primeiro capítulo)
CATALINA BONAKI – velhinha chefe de uma quadrilha que assalta Roberta e Nando no Rio de Janeiro
CHAGUINHA – Agenor (operário da Ravello, conivente com as sabotagens de Verusca)
CHICO TENREIRO – padre perdido na selva com uma criança, salvo por Charlô
CLÁUDIO GAYA – Dr. Fernando (advogado de Roberta)
ELIEZER MOTTA – Luigi (alfaiate de Otávio)
EVA WILMA – Beth (ex-mulher de Felipe)
FELIPE CARONE – Vitorino Pimenta (contratava lutadores de boxe)
FLÁVIO SÃO TIAGO – investigador
FRANCISCO DANTAS – juiz que fez o julgamento de Carolina, pela sabotagem do desfile
HENRIQUETA BRIEBA – Berenice Vasconcelos (mãe de Manuela)
ILVA NIÑO – mulher cujo filho Charlô salvou de se afogar num pântano nos primeiros capítulos
IRENE RAVACHE – Bárbara (ex-mulher de Felipe)
ÍRIS BUZZI – decoradora que organiza a festa em homenagem a Roberta
IVAN CORREIA – funcionário da Charlo´s
JACQUELINE LAURENCE – Mireille (francesa com quem Charlô queria celebrar um contrato de parceria)
JAYME PERIARD – funcionário da Charlo´s
JORGE FERNANDO – guarda do zoológico / segurança da bienal / porteiro do heliporto
JOSÉ REIS – do corpo de diretores da Ravello
JOSÉ STEIMBERG – Fritz (prepara o jantar com violinos que Felipe oferece a Roberta no seu apartamento)
LÍLIAN LEMMERTZ – Walkíria (ex-amante de Zenon, que lhe deu um fora)
MANFREDO COLASSANTI – Antero Vasconcelos (pai de Manuela)
MÁRCIA COUTO – funcionária da Charlo´s
MARCO MIRANDA – contador da Charlô’s
MARCUS ALVISI – bandido responsável pelo rapto de Nando
MÁRIO LAGO – juiz que fez o julgamento do recurso que Charlô interpôs depois de perder a aposta
MARISA BELÉM – funcionária da Charlo´s
MELISSE MAIA – funcionária da Charlo´s
MILTON CARNEIRO – Souza (da dupla Souza & Souza, os contadores que apuraram o resultado da aposta)
MOACYR PRINNA – do corpo de diretores da Ravello
NÉLIA PAULA – Ludmila Petrovna (professora de balé que ajuda Nando a desfilar e lhe dá aulas de etiqueta)
NELSON DANTAS – advogado de Felipe no julgamento
NICA BONFIM – Lucila (falsa motorista contratada por Charlô para a vaga de Nando quando ele é demitido)
NILDO PARENTE – tabelião que lê o testamento de Tio Enrico e lavra os acordos entre Charlô e Otávio
OSWALDO LOUREIRO – Joca (ex-namorado de Charlô que ela reencontra na selva, no primeiro capítulo)
PATRÍCIA LOBO – funcionária da Charlo´s
REGINA CASÉ – Carlotinha Bimbati (amiga fofoqueira de Frô citada durante toda a novela mas que apareceu apenas no último capítulo)
REGINA DUARTE – Alma (terceira mulher do Bigode Preto, enviada de Otávio para irritar e amedrontar Charlô, enquanto ele estava desaparecido)
RENATA SORRAH – Blanche (primeira mulher do Bigode Preto, enviada de Otávio para irritar e amedrontar Charlô, enquanto ele estava desaparecido)
RENÉE DE VIELMOND – Dolores (ex-mulher de Felipe)
ROBERTO MARCONI – funcionário da Ravello
ROSITA TOMAZ LOPES – Florisa Verute (advogada de Charlô e Roberta quando são processadas pelo desfile sabotado)
RÚBEM JOSÉ DO BEM – funcionário da Charlo´s
SUELY FRANCO – Alessandra do Lago (segunda mulher do Bigode Preto, enviada de Otávio para irritar e amedrontar Charlô, enquanto ele estava desaparecido)
SUSANA VIEIRA – Marlene (ex-mulher de Felipe)
TÂNIA SCHER – Marivalda (contratada por Nenê para beijar Nando na praia)
VERA GIMENEZ – Natália (uma namorada de Felipe)
WALDIR SANTANNA – delegado de polícia
Ana Luiza (amiga de Juliana)
Giocondo (amigo de Otávio que ele contratou para celebrar um falso contrato de exclusividade com Roberta)
Oscar Moreira de Setúbal – banqueiro a quem Roberta queria pedir um empréstimo
Rose (sócia de Wanderley)

– núcleo de CHARLÔ (Fernanda Montenegro), a CUMBUCA, e de OTÁVIO (Paulo Autran), o BIMBO, primos que se odeiam, herdeiros da fortuna do tio Enrico de Alcântara, pela qual passam a disputar, numa verdadeira guerra. São donos da Charlô’s, uma famosa loja de departamentos. Acabam apaixonados:
o filho adotivo de Charlô, FELIPE (Tarcísio Meira), teve cinco casamentos fracassados e vive num apartamento sempre bagunçado. Instável, egoísta, trapalhão, infantil e mimado. É aliado de Otávio em suas armações;
as filhas de Felipe: JULIANA (Maitê Proença), a mais velha, moça romântica,
e ANALÚ (Ângela Figueiredo), a mais nova, garota desmiolada;
e empregada OLÍVIA (Marilu Bueno), a fiel escudeira de Charlô, que tem que lidar diariamente com as brigas de Charlô e Otávio;
o motorista NANDO (Mário Gomes), tipo bonitão mas atrapalhado. A princípio, apaixonado por Juliana, com quem acaba se casando, mas o casamento fracassa. É alvo das investidas de Analu, perdidamente apaixonada por ele;
o segurança da mansão ISMAEL (Wilson Grey);
os primos portugueses DOMINGUINHOS (Paulo Autran) e ALTAMIRANDA (Fernanda Montenegro), fisicamente idênticos a Otávio e Charlô, vêm ao Brasil, na parte final da trama, reclamar suas partes na herança.

– núcleo de ROBERTA LEONI (Glória Menezes), amiga de Charlô. Dona da Ravello Sports, confecção que fornece roupas para a Charlô´s. Fica do lado da amiga contra as armações de Otávio e Felipe, de quem se torna inimiga mortal. Apaixona-se por Nando:
o marido VITÓRIO LEONI (Carlos Zara, participação), que só aparece no primeiro capítulo, quando morre, e no último, ardendo nas chamas do inferno!
o filho KIKO (Diogo Vilela), rapaz nerd, um aprendiz de cientista maluco, noivo de Analu no início, por quem continua apaixonado;
a secretária da Ravello VERUSCA (Sônia Clara), mulher ardilosa, tinha um caso com Vitório, informante e sabotadora paga por Otávio;
a empregada, DIVINA (Beth Waimberg).

– núcleo de CAROLINA (Lucélia Santos), sobrinha interesseira de Roberta. Vive na vila e sonha em ficar rica e ter uma vida melhor. Vai trabalhar na Charlô’s e une-se a Otávio e Felipe contra Charlô e a própria tia. Acaba tendo um caso com Felipe:
a mãe NIETA (Yara Amaral), irmã de Roberta, de quem tem inveja por Roberta ser uma mulher bem sucedida, enquanto ela é pobre;
o pai DINORÁ, o DINO (Ary Fontoura), contador na Ravello, homem submisso à Nieta, que sempre escondeu um amor platônico por Roberta;
o tio NENÊ GOMALINA (Hélio Souto), irmão de Nieta e Roberta, um boa vida, vigarista que já esteve preso. É o protegido de Nieta, que o enche de mimos. Aliado de Verusca em suas armações;
a amiga LUCILENE (Helena Ramos), moça sozinha no mundo que vem do interior para morar na casa de Nieta. Muito bonita, mas ingênua, não percebe as segundas intenções dos homens ao seu redor.

– núcleo de ULISSES (José Mayer), morador da vila, vizinho de Dino e Nieta, o melhor amigo de Nando. Lutador de boxe e carregador na Charlô’s, apaixona-se por Lucilene, com quem acaba se casando:
a tia SEMÍRAMIS (Leina Krespi), dona de casa solitária que vive com seus três sobrinhos. Tem uma quedinha por Nenê. Aluga um quarto para Nando;
o irmão ZENON (Edson Celulari), rapaz mau caráter por quem Carolina já fora apaixonada, mas a abandonou ao sumir pelo mundo. De volta à casa da tia depois de anos, tenta conquistar Charlô, por interesse, mas acaba se envolvendo com Olívia.
a irmã AFRODITE, a FRÔ (Cristina Pereira), feia, mas se acha irresistivelmente bela. Trabalha na lanchonete da Charlô’s e seu passatempo preferido é a fofoca;
o seu treinador MONTANHA DUNCREZIO (Fernando José).

– núcleo de FÁBIO (Herson Capri), um famoso fotógrafo de moda. Amigo de Felipe, tem um caso com Juliana no início, o que deixa Felipe furioso quando descobre:
a mulher neurótica MANUELA (Ada Chaseliov), depois que descobre que ele tem uma amante, faz um escândalo durante um desfile, sai dirigindo bêbada e tem um acidente. Todos a julgam morta, mas reaparece mais tarde e acaba se reconciliando com Fábio;
a filha pequena CISSA (Tatiana Issa);
a secretária HELENINHA (Kika Borja).

– núcleo da loja Charlô’s:
VÂNIA TRABUCCO (Maria Zilda), amiga de Charlô e Juliana. Mulher sensual, atraente e livre. No início, tem um caso secreto com Felipe, que a chama de “Belas Pernas”. Mas acaba por ter uma relação caliente com Ulisses;
LEDA (Terezinha Sodré), feminista convicta e uma gerente durona (apenas na aparência);
RONALDO (Paulo César Grande), ex-noivo de Juliana. Vive às turras com Leda, que tenta seduzir. Mas fica com Frô no final;
DALETE (Lys Beltrão), trabalha com Frô como atendente na lanchonete.

Deliciosa comédia de Sílvio de Abreu, com direito a sequências de pastelão – como a famosa cena do café da manhã entre Fernanda Montenegro e Paulo Autran. Com esta novela, Silvio firmou seu estilo de comédia escrachada, perpetuada em outros trabalhos, em que a inspiração vinha das chanchadas nacionais e dos clássicos do cinema americano (especialmente das comédias dos anos 1930).

Com direção de Jorge Fernando e Guel Arraes, Guerra dos Sexos revolucionou o humor na TV brasileira e serviu de embrião para programas como Armação Ilimitada (1985) e o TV Pirata (1988).

Era visível a harmonia entre autor, direção, elenco e produção. Silvio de Abreu conduziu a novela sem perder o fôlego numa cadência de situações impagáveis e empolgantes.

Guerra dos Sexos foi o grande sucesso do ano de 1983. A novela recebeu diversos prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA): melhor novela do ano, melhor texto (Silvio de Abreu), melhor direção (Jorge Fernando e Guel Arraes), melhores atores (Paulo Autran e Mário Gomes, juntamente com Stênio Garcia, pela minissérie Bandidos da Falange) e melhores atrizes (Fernanda Montenegro e Yara Amaral).
A novela também foi premiada com o Troféu Imprensa: melhor novela, ator (Paulo Autran) e atriz (Fernanda Montenegro).

Silvio de Abreu comentou em entrevista:
Guerra dos Sexos não era uma comédia elegante, era uma chanchada, um pastelão, que se tornou importante na televisão numa época em que o importante era fazer novela política, com grandes sagas históricas. Na medida em que você coloca atores da grandeza de um Paulo Autran e uma Fernanda Montenegro levando torta na cara, levar torta na cara passa a ser uma coisa importante e possível na telenovela, mesmo que, a princípio, isso espante todo mundo.
A trama da novela me veio da discussão sobre machismo e feminismo, com aquelas posições radicais e ridículas. Eu quis mostrar exatamente o ridículo da coisa. A novela era mais a favor do feminismo porque, na ocasião, era a parte mais fraca. Mas ela propunha um entendimento, já que todos têm que conviver para a sobrevivência da humanidade.”

A narrativa da novela subvertia a linguagem tradicional ao colocar os personagens interagindo com o telespectador, olhando para a câmera, dialogando com o público.

O destaque no elenco ficou por conta dos antagonistas vividos por Fernanda Montenegro e Paulo Autran – “pela primeira vez juntos”, como anunciava a abertura.
Também Tarcísio Meira e Glória Menezes (Felipe e Roberta), contracenando como inimigos, e não como casal romântico como o público estava acostumado a ver. O Felipe de Tarcísio Meira era um tipo infantil, bobalhão, e, pela primeira vez em uma novela, o público via o ator em um papel cômico.

O tom de comédia e cinismo era geral. A personagem Nieta, de Yara Amaral, achava Felipe muito parecido com aquele galã de novelas… o Tarcísio Meira!

Nieta era uma noveleira de plantão. A personagem fez referências a vários folhetins no decorrer da trama, como à estreia, na época, de Eu Prometo, de Janete Clair. Nessa cena, Otávio visita Nieta e ela o convida a assistir à novela. Pergunta se ele gosta das tramas da Janete Clair e ele responde que até se lembrava de um personagem italiano que costumava ter um saco de gelo na cabeça e que tomava banho de touca. Nieta lembra logo: “é o Baldaracci de Pai Herói!”, interpretado pelo próprio Paulo Autran.
Numa de suas armações, Nieta busca inspiração num plano arquitetado por Renata Dumont, a personagem vilã de Tereza Rachel na novela das oito da época, Louco Amor. Querendo separar Roberta de Nando (Mário Gomes), Nieta põe uma mulher a fingir que está se afogando na praia, para que Nando faça respiração boca-a-boca, enquanto fotos comprometedoras eram tiradas. Mas o rolo de filme fica estragado e nenhuma foto é aproveitada. Não surtindo o efeito esperado, Nieta exclama: “mas deu certo com a Renata Dumont!”
A estreia de Champagne também é publicitada por Nieta: “novela de Cassiano Gabus Mendes, autor de novelas de grande sucesso, muito gostosas, para fazer a gente morrer de rir!”
Em outra ocasião, Nieta assiste televisão e é possível ouvir a música de abertura de Plumas e Paetês, novela que estava sendo reprisada no Vale a Pena Ver de Novo na ocasião.
Jogo da Vida, novela anterior de Silvio de Abreu, também é citada, ainda que indiretamente. Numa cena com Nando, Charlô lhe diz que conheceu um padeiro, seu Vieira, cujo filho era bonito, bem parecido com ele. Ela referia-se ao personagem Jerônimo, interpretado pelo próprio Mário Gomes em Jogo da Vida. Seu Vieira era o personagem de Gianfrancesco Guarnieri naquela novela.

Guerra dos Sexos foi pontuada por referências e homenagens. No capítulo final, Silvio de Abreu homenageou explicitamente Carlos Manga, diretor de várias das chanchadas da Atlântida, antiga companhia cinematográfica brasileira.

O clima de Guerra dos Sexos era assumidamente inspirado nos grandes momentos do cinema americano. Tal inspiração era percebida não só nas cenas ou citações, mas também na trilha incidental. Eram ouvidas, com bastante frequência, temas musicais de filmes como Um Corpo que Cai, Psicose, A Pantera Cor-de-Rosa, E o Vento Levou…, Caçadores da Arca Perdida, entre outros clássicos.
Charlô organiza, no decorrer da história, uma festa hollywoodiana em que vários personagens se fantasiam de personalidades famosas do cinema, como Rodolfo Valentino (Otávio), Theda Bara (Charlô), Doris Day (Roberta), O Gordo (Olívia/Marilu Bueno) e o Magro (Ismael/Wilson Grey), Elvis Presley (Kiko/Diogo Vilela), etc.

Gravada em São Paulo, Guerra dos Sexos tinha o então recém-inaugurado Shopping Eldorado como o cenário onde ficava a loja Charlô´s. O encerramento da novela apresentou um espetáculo de dança no shopping com a participação de todo o elenco.

Por causa de um enfarte de Paulo Autran, o seu personagem, Otávio, ficou sumido por um tempo. O regresso do ator à novela fez aparecer um novo personagem: Dominguinhos, um primo português de Charlô, idêntico a Otávio. No último capítulo foi a vez de Fernanda Montenegro (a Charlô) representar uma portuguesa: a prima Altamiranda, mulher de Dominguinhos.

A censura impôs mudanças em personagens, diálogos e cenas consideradas imorais. Silvio de Abreu ia frequentemente a Brasília discutir os cortes com os censores. Logo no início, era com o romance entre Juliana e Fábio (Maitê Proença e Herson Capri), que era casado com Manuela (Ada Chaseliov). A solução que o autor deu foi fazer com que Juliana tivesse um romance secreto e que este só fosse descoberto quando a novela estivesse no fim, de maneira a que não fosse explícito qualquer contato entre os dois amantes.
Outra personagem abordada pela censura foi Vânia (Maria Zilda), pelo fato de ser emancipada demais. A censura não via com bons olhos uma mulher que quisesse transar sem casar. Com o decorrer da novela, o autor foi conseguindo impor o seu ponto de vista.
Um personagem com quem, curiosamente, a censura não acertava era Kiko (Diogo Vilela), pois não era um bom exemplo para os jovens o fato de ele explodir bombas.
Outra ocorrência curiosa aconteceu no capítulo 64, quando Frô (Cristina Pereira) vai parar num cabaré, o Perú Vermelho. Todas as falas em que era referido o nome do cabaré foram cortadas. Mas, numa cena com Frô, aparece escrito num cartaz, atrás dela: Cabaré Perú Vermelho.

Frô, a feiosa funcionária da lanchonete que se achava irresistível, passou a novela inteira citando uma amiga, Carlotinha Bimbati, muito fofoqueira. A personagem finalmente apareceu no último capítulo, numa participação especial de Regina Casé. Em 1998, em sua novela Torre de Babel, Silvio de Abreu ressuscitou Carlotinha Bimbati numa nova participação, dessa vez interpretada por Nair Bello.

Aproveitando o gancho da novela, a Globo produziu, em 1984, um programa de auditório – o game show Guerra dos Sexos – que opunha casais famosos num jogo de perguntas e respostas. O programa foi comandado por Osmar Santos e apresentado aos domingos à tarde naquele ano.

Primeira novela de José Mayer e Ângela Figueiredo. Também da então menina Tatiana Issa. E estreia de Paulo César Grande na Globo.

Em 2012, Silvio de Abreu reescreveu Guerra dos Sexos (novamente com a direção de Jorge Fernando), com novo elenco e alguns ajustes, para modernizar a trama. Nesta nova versão, os protagonistas foram vividos por Tony Ramos (Otávio), Irene Ravache (Charlô), Glória Pires (Roberta) e Edson Celulari (Felipe).

A novela foi reprisada de 02/01 a 02/06/1989, na faixa vespertina Sessão Aventura, às 16h20.

Trilha Sonora Nacional
guerrat1
01. ADIVINHE O QUE? – Lulu Santos (tema de Nando)
02. DANÇAR COM VOCÊ – Agnaldo Timóteo (tema de Nenê Gomalina)
03. BOBAGENS MEU FILHO, BOBAGENS – Caetano Veloso (tema de Fábio)
04. ANJO – Roupa Nova (tema de Juliana)
05. PAIXÃO – Fafá de Belém
06. SÓ AS ESTRELAS – Sandra Sá (tema de Nando e Juliana)
07. GUERRA DOS SEXOS – The Fevers (tema de abertura)
08. VIVA – Kleiton & Kledir (tema de locação: São Paulo)
09. CAMPO DE FORÇA – Sérgio Sá
10. LUA CHEIA – Raul Seixas (tema de Carolina)
11. EU TE ARRASO – Sandra Pêra (tema de Vânia)
12. CARTÃO POSTAL – Olívia Hime (tema de Roberta)
13. É A VIDA QUE DIZ – Zizi Possi
14. ENSAIOS DE AMOR – Emílio Santiago

Trilha Sonora Internacional
guerrat2
01. TRUE – Spandau Ballet
02. STOP IN THE NAME OF LOVE – The Hollies
03. HOLD ME TILL THE MORNIN’ COMES – Paul Anka (tema de Juliana)
04. SO MANY MEN SO LITTLE TIME – Miquel Brown
05. STRAIGHT FROM THE HEART – Bryan Addams (tema de Nando e Juliana e tema de Felipe e Carolina)
06. NOBODY’S DIARY – Yazoo
07. TEARDROPS ON MY PILLOW – Chris Joker Band (tema romântico geral: Roberta, Nando, Juliana e Fábio)
08. BABY JANE – Rod Stewart
09. IN YOUR EYES – George Benson
10. ALWAYS SOMETHING THERE TO REMIND – Naked Eyes
11. BAND OF GOLD – Sylvester
12. WORDS – F. R. David (tema de Vânia e Ulisses)
13. POR… – Emmanuel (tema de Roberta)
14. JUNGLE QUEEN – Robert Sacchi

e ainda: 40 GRADOS – Los Maneros (tema de Vânia e Ulisses)

Sonoplastia: Jenny Tausz
Pesquisa de repertório: Arnaldo Schneider e Ezequiel Neves
Direção musical: Guto Graça Mello

Tema de Abertura: GUERRA DOS SEXOS – The Fevers
Cheguei pra conquistar o mundo
Você seduz e vai bem fundo

A vida é assim
E nunca é demais
O que mamãe falou
Não vale mais nada
Não vale nada!

Pega, brinca
Leva que é de graça
Fica linda
Que o amor não passa
Vem com tudo em cima
Que eu vou com você
Com você…

Você é feita de feitiço
Joguei e vou pagar por isso

A vida é assim
E nunca é demais
O que mamãe falou
Não vale mais nada
Não vale nada!…

Veja também

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Jogo da Vida

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Guerra dos Sexos (2012)