Sinopse

O realismo fantástico está presente no universo do protagonista, Gabriel (Caio Paduan), um jovem com muita sensibilidade e que vai compartilhar com outros personagens o seu fascínio pelo desconhecido ou inexplicável. Gabriel tem um blog famoso, o “Além da Intuição”, onde publica suas análises e conclusões sobre supostos casos paranormais. Quando o diário virtual se torna interativo e passa a receber casos misteriosos enviados por internautas, Gabriel começa a investigá-los. A consequência disso é que, quanto mais ele se dedica aos assuntos dessa natureza, mais aguçados ficam seu pressentimento e sua intuição. O jovem passa, então, a vivenciar diversas coincidências e situações incompreensíveis. Em muitas delas, está o enigmático número 1046.

De mudança para o Rio de Janeiro, onde vai estudar História, Gabriel (Caio Paduan) encontra vaga no apartamento de Babi (Marcella Rica) e Cristal (Thaís Melchior). Coincidentemente, ele se instala no mesmo quarto em que morou Alexia (Bia Arantes), uma estudante de Belas Artes. A menina abandonou o apartamento em uma das crises pela morte do antigo namorado, Douglas (Pierre Baitelli), em um acidente de carro. A jovem encontra uma nova motivação ao se dedicar a um trabalho voluntário em uma ONG na Comunidade dos Anjos, onde dará aulas de desenho e fotografia.

Alexia conhecerá e se apaixonará pelo gerente da ONG, Moisés (Alejandro Claveaux), que vive na Dos Anjos. Motivada por este sentimento e pelo encantamento com a rotina na comunidade, ela vai morar com Moisés. Alexia conhecerá Dieguinho (Pedro Bernardo) e Jefferson (Douglas Sampaio). Eles são filhos de Aparecida (Edvana Carvalho), doméstica que trabalha na casa de Betão (Lucas Cordeiro), rapaz de classe média que terá um embate com Gabriel (Caio Paduan). Um grande amigo de Betão é Ziggy (Felipe Haiut), estudante de Webdesign que se aproxima de Gabriel através do blog “Além da Intuição”. Ele namora a preconceituosa Natália (Carla Salle). Os dois enfrentam alguns problemas no relacionamento, especialmente por ela não aceitar a profissão escolhida por Ziggy e por conta das amizades do rapaz que, segundo Natália, não passam de “mauricinhos fúteis”.

Globo – 17h45
de 29 de agosto de 2011
a 10 de agosto de 2012

de Ingrid Zavarezzi
escrita por Ingrid Zavarezzi, Ana Maria Moretzsohn e Lúcio Manfredi
supervisão de texto de Ricardo Linhares
colaboração de Vinicius Vianna, Laura Rissin, Guilherme Vasconcelos, Cristiane Dantas e Renata Dias Gomes
direção de Mário Márcio Bandarra e Ajax Camacho
direção geral de Mário Márcio Bandarra
núcleo José Alvarenga Jr.

CAIO PADUAN – Gabriel
BEATRIZ ARANTES – Aléxia
THAIS MELCHIOR – Cristal
ALEJANDRO CLAVEAUX – Moisés
MARCELLA RICA – Babi
LUCAS CORDEIRO – Betão
KADU MOLITERNO – Nelson
VIRGINIA CAVENDISH – Helena
LETÍCIA SPILLER – Laura
DANTON MELLO – Fabiano
HELENA FERNANDES – Carmem
MAURÍCIO DESTRI – Kiko Freitas
VALENTINA SEABRA – Maria Meira
GIL COELHO – Guido
JULIANA LOHMANN – Débora
GIOVANA FERRER – Michele
ANDERSON MULLER – Ademir
SORAYA RAVENLE – Sandra
PEDRO TERGOLINA – Felipe
FELIPE HAIUT – Ziggy
CARLA SALLE – Natália
ANTÔNIO SERGONI – Bernardo
BELLA CAMERO – Isabela
THIAGO DE LOS REYES – Tomás
BERNARDO VELASCO – Nando
DOUGLAS SAMPAIO – Jefferson
PEDRO BERNARDO – Dieguinho
JONATHAN AZEVEDO – Fôjo
EDVANA CARVALHO – Aparecida
REGINA SAMPAIO – Beatriz
MAÍRA CHARKEN – Verinha
JACQUELINE FERNANDEZ – Charlene
GIULIO LOPES – Vinícius
MIGUEL ARRAES – Ígor
LIMA JÚNIOR – Bertoni
e
ODILON WAGNER – Juarez
PIERRE BAITELLI – Douglas
PLÍNIO SOARES – Mestre
Malhação Conectados trouxe uma variedade de cenários bem maior do que nas temporadas anteriores e colocou na história temas como o realismo fantástico e a utilização muito forte da Internet e interatividade. A Internet trabalhou a favor do encontro entre os personagens, aproximando-os e intensificando laços, unindo e complementando as relações da vida offline.

A nova temporada manteve a essência rebelde, intensa e descontraída da juventude atemporal que protagoniza Malhação há mais de 16 anos. Somada a isso, uma boa dose de fantasia foi a principal novidade.
“A nova temporada tem os valores que foram trabalhados durante toda a vida da série, mas ganhará elementos que vão proporcionar algo fantasioso e estimular o lado sonhador do adolescente. Esta história tem uma carga de imaginação muito forte”, adiantou o diretor de núcleo José Alvarenga Jr. na época do lançamento.

A Globo estreou a fase Conectados de Malhação com grande alarde. Trouxe Ingrid Zavarezzi da TV a cabo para roteirizar e lançou a temporada de 2011 prometendo tramas sobrenaturais repletas de mistério e suspense. Mas de nada adiantou apelar para o sobrenatural. À medida que a audiência foi caindo, os temas paranormais foram sumindo da história. Desta forma, os dramas e relacionamentos amorosos ganharam força, novos personagens entraram na trama e outros saíram.

Por conta da baixa audiência, a Globo providenciou novos autores para auxiliar Zavarezzi. Enquanto Ana Maria Moretzsohn veio em seu socorro, Ricardo Linhares passou a supervisionar o texto. As tramas de suspense saíram, o romance ganhou mais destaque, mas o ibope continuou baixo. Na segunda-feira de Carnaval (20/02/2012), Malhação registrou a pior audiência desde a estreia da primeira temporada: marcou 9 pontos enquanto a novela das seis, A Vida da Gente alcançou 16 pontos (neste dia, a trama das sete, Aquele Beijo, deu 19, e a das nove, Fina Estampa, 27).
Malhação só viu a audiência subir em suas derradeiras semanas.

Apesar de Ingrid Zavarezzi ter inicialmente apresentado algo novo, de ter tirado Malhação dos já saturados conflitos adolescentes e inserido à trama mistério, sobrenatural e ficção científica (temas tão familiares aos jovens), a rejeição do público foi imensa, o que chega a ser um contrassenso, já que há muito reclama-se do “mais do mesmo” que caiu Malhação.
A autora teve que se limitar ao tradicional e transformou sua história misteriosa num desfile de clichês, com direito ao batido golpe da barriga. Assim, vimos a heroína Cristal (Thaís Melchior) transformar-se de uma hora para outra numa vilã sem qualquer escrúpulo.

A Comunidade dos Anjos era uma favela fictícia que foi cenário da trama, que tinha ainda universidade, escola, um brechó e um posto de gasolina onde funcionavam uma loja de conveniência e uma locadora.

Além da paranormalidade, outro assunto abordado foi a Internet. O termo “conectados” chegou a ser cogitado como uma espécie de subtítulo e envolveu toda a trama. Além do blog mantido por Gabriel (Caio Paduan), havia ainda um outro site, desenvolvido pelos jovens da favela para divulgar as notícias da comunidade. Situação parecida com a do jovem Rene Silva, que ficou famoso à época da ocupação do Complexo do Alemão (em 2011) dando notícias em tempo real.

Os blogs da trama – Além da Intuição e Nós Online – existiam também no “mundo real”, assim como os perfis dos personagens nas redes sociais. O expediente já havia sido usado pela autora Ingrid Zavarezzi no especial Tal Pai, Tal Filho, na Globo, e na série Beijo Me Liga, no Multishow.
Os internautas podiam acessar os blogs para acompanhar, respectivamente, os casos paranormais aos quais Gabriel se dedicava e as notícias da comunidade Dos Anjos. Além disso, 13 personagens da história tinham perfis em uma rede social. Sempre que um deles publicava algo em sua página durante a série, os telespectadores podiam ver as atualizações em tempo real na internet.

Esta foi a primeira temporada da Malhação a ser transmitida em HD (alta definição).

Trilha Sonora

O CD não foi lançado comercialmente, porém as músicas foram divulgadas no site da novela como parte integrante da trilha

TODOS – Marcelo D2 e Macaco (tema de abertura)
A PELEJA DO DIABO COM A FLOR – Neto Lobo e a Cacimba
BOM MALANDRO – Simoninha
DE REPENTE – Skank
DOWN EM MIM – Barão Vermelho e Cazuza
GIVE ME LOVE – Nego Joe
NENHUM MOTIVO EXPLICA A GUERRA – Afroreggae
ÔÔ – Marcelo Camelo
QUERO SÓ VOCÊ – Afroreggae
VARRENDO A LUA – Roberta Campos
CERTAS COISAS – Lulu Santos
BABY WHERE ARE YOU – Lu Alone
FROZEN IN SLOW MOTION – Brett Dennen
ANGELS – T.N.A
DON’T WANNA GO HOME – Val Emmich
COMEBACK KID – Brett Dennen
ainda (tocou na novela mas não constou no site)
AI’NT NO UPSIDE – Carry Out

Tema de Abertura: TODOS – Macaco e Marcelo D2

Macaco, Barcelona! Marcelo D2, Rio de Janeiro!
Todos!

Para os que dizem tudo o que sentem [todos!]
Aqueles que não sacam eu disse [todos!]
Levante sua voz, o mundo ouvirá [todos!]
Só depende da gente para melhorar pra [todos!]
Não importa sua cor, religião, vamos nós [todos!]
Não vim pra dividir, eu vim para somar pra [todos!]
Porque se repartir, vai ficar ruim pra [todos!]
Rio de Janeiro [todos!, todos!]

Acaba vira e vinho precisaremos de [todos!]
É um de cada vez, é hora de uni-los [todos!]
Nao quero ouro dos tolos, quero ouro pra [todos!]
Nao sou jogado a jogos porque os jogos são bons [todos!]
Que todos são os elos da corrente [todos!]
E juntos chegaremos lá na frente [todos!]
De fato vou sentir dentro da gente [todos!]
Simbora, eu disse [Todos!]
Simbora, eu disse [todos!]

Todos! para los que dicen todo lo que sienten
Todos! los que navegan a contracorriente
Todos! paso firme camiliminando entre la gente
Todos! mala bala va ritmo sobre pendiente
Todos! vamonos del oxido de frente
Todos! ritmo que nunca caen en accidente
Todos! bitirididop no es lo mismo que junto
Todos! de de de ti depende
Tototototo totototo todos!

Llevola pa’ yá que se levanten todos!
Que que te pateen que que sienten todos!
Que le levanta la voz vota cuoto todos!
De aquí no vende dependen todos!
Ya no importa de donde vengan todos!
Discriminación ya no sienten todos!
Improvisando peres van van todos! Todos, todos, todos!

Oye un murmullo viene es la gente contracorriente
Porque suena diferente mundo libre lleva ley
Oye un murmullo viene es la gente contracorriente
Porque suena diferente mundo zurdo lleva ley
Tototototo todos!

De una vez a la vez unamos todos!
Embriagueémonos con el son de todos!
Siempre amamantando a los mandos todos!
Ia pacata cual si una vava vain todos!
Y anda la mascara sese quitatan todos!
La frivolidad que ten sacarsen todos!
Vena coca ven mieto sepe pen todos!
Todos, todos!

Totototo todos!
Palame palame pra palante, todos!
Comuni comunimrimicante, todos!
Prero mira como suena la gente, todos!
Pronto empieza pronto pronto acaba, todos!
Tirenme lo malo lo ves, comuni como lo ves, todos!
Deten deten detente, todos!
Para los que luchan sin armas de frente todos!
Dede dedede de ti depende

Oye un murmullo viene es la gente contracorriente
Porque suena diferente mundo libre lleva ley
Oye un murmullo viene es la gente contracorriente
Porque suena diferente mundo zurdo lleva ley

Querebante pum ti ca (yeah)
Io sequi bamba (yeah)

Oye un murmullo viene es la gente contracorriente
Porque suena diferente mundo libre lleva ley
Oye un murmullo viene es la gente contracorriente
Porque suena diferente mundo zurdo lleva ley

Levanta la mano quien no quiera compartir
Levanta la mano quien no se disponga a rendir
Levanta la mano quien se quiera unir verapara papapa
Levanta la mano ya

Oye un murmullo viene es la gente contracorriente
Porque suena diferente mundo libre lleva ley
Oye un murmullo viene es la gente contracorriente
Porque suena diferente mundo zurdo lleva ley
Querebante pum ti ca (yeah) io sequi bamba (yeah)…

Veja também

  • malhacao2010_logo

Malhação 2010/2011

  • malhacao2012_logo

Malhação 2012

  • malhacao2013_logo

Malhação 2013

  • malhacao2014_logo

Malhação Sonhos (2014)