Sinopse

As escolas Leal Brazil e Dom Fernão são duas instituições públicas localizadas no subúrbio de uma grande cidade brasileira separadas por um mar de diferenças capazes de definir o futuro de seus alunos. Enquanto a Leal Brazil é nacionalmente renomada, com amplos recursos financeiros, a Dom Fernão dispõe de pouco investimento e apoio. As diferenças entre os colégios são históricas e se refletem em uma rixa entre alunos que atravessa gerações. Os estudantes do Leal Brazil são vistos como “a elite”, já os do Dom Fernão são taxados de “ignorantes”.

Rodrigo (Nicolas Prattes) ainda precisa aprender a lidar com a perda do irmão, João (João Vithor Oliveira), algum tempo após o acidente que o vitimou. A tragédia e a culpa fizeram despertar o lado rebelde e questionador. Especialmente perante o pai, Miguel (Marcelo Airoldi), que sequer fala sobre a perda do filho. Rodrigo, agora, o confronta e os dois discutem com frequência. Miguel se surpreende, mas reage com o autoritarismo que lhe é característico. E mesmo contra a vontade do pai, Rodrigo acaba se aproximando de Ciça (Julia Konrad Viezzer), a ex do irmão. Longe da família e sozinha após a morte prematura de João, a cantora vê em Rodrigo um protetor e um ombro amigo, enquanto tenta retomar a carreira musical.

Começa um novo ano letivo no Leal Brazil e é hora de retomar os estudos. Luciana (Marina Moschen) e Luan (Vitor Novello) são novos alunos. O casal estudou a vida inteira no colégio Dom Fernão e, depois de algumas tentativas, finalmente conseguiu ser aprovado no exame de admissão do Leal Brazil. Uma aproximação entre os mundos distintos das duas escolas, improvável, mas não impossível.

O sonho de Luciana (Marina Moschen) sempre foi se formar no colégio Leal Brazil. Ela recebeu o apoio dos pais, o garçom Jorge (Eduardo Galvão) e a professora Sueli (Inez Viana), em todas as suas escolhas e reconhece o empenho deles. A moça tem orgulho da familia e faz questão de manter os laços com os antigos amigos. O namorado, Luan (Vitor Novello), também é aprovado na escola de ponta e comemora a oportundade de conhecer gente nova e descolada. Apesar de criado com todas as regalias, Luan tem vergonha de sua origem e fará o possível para escondê-la dos novos colegas do Leal Brazil, tentando inclusive esbanjar dinheiro que não tem. É criado com toda adoração pela mãe, Vanda (Solange Couto), e é protegido das enrascadas que se envolve pelo irmão mais velho, Uodson (Lucas Lucco), um rapaz um tanto atrapalhado e de bom coração. Uodson trabalha de “faz-tudo” num hostel, onde conheceu Ciça (Julia Konrad Viezzer) e se apaixonou por ela. A cantora não liga para o rapaz e o trata até com rispidez, mas Uodson não se importa e está sempre à disposição.

Luciana (Marina Moschen) e Rodrigo (Nicolas Prattes) são jovens de personalidades fortes que defendem suas opíniões com unhas e dentes. Eles se encontrarão em lados opostos de vários debates que vão fervilhar pelo Leal Brazil. Apesar de muitas opiniões contrárias, cada vez mais Luciana e Rodrigo vão se descobrir atraídos um pelo outro. Alina (Pamela Tomé), que a esta altura já foi dispensada por Rodrigo, não deixa a situação por menos e aproveita para fazer ciúmes no casal com Luan (Vitor Novello). Afinal, ela já percebeu que o rapaz está mais ansioso por novas amizades do que por manter o relacionamento com Luciana intacto.

Globo – 17h45 / 18h
de 17 de agosto de 2015
a 2 de agosto de 2016

de Emanuel Jacobina
escrita com Rodrigo Salomão, Carla Faour e Dino Cantelli
colaboração de Anna Lee e Giovana Moraes
direção de João Boltshauser, Bruno Martins, Mariana Richard, Felipe Louzada e Adriano Melo
direção geral de Leonardo Nogueira

NICOLAS PRATTES – Rodrigo Alcântara
MARINA MOSCHEN – Luciana Almeida
FELIPE TITTO – Samurai (Victor)
JÚLIA KONRAD VIEZNER – Cissa (Ana Cecília Montes)
VANESSA GERBELLI – Ana Alcântara
LUCAS LUCCO – Uódson Souza
PAMELA TOMÉ – Alina Machado
MURILO ROSA – Rubem Andrade
JULIANA KNUST – Bia (Maria Beatriz Pereira)
EDUARDO GALVÃO – Jorge Almeida
INEZ VIANA – Sueli Almeida
MARCELO AIROLDI – Miguel Alcântara
LETÍCIA BIRKEUHER – Monique Machado
SOLANGE COUTO – Vanda Souza
GUILHERME LEICAM – Tito
AMANDA DE GODÓI – Nanda (Fernanda Tetel)
FRANCISCO VITTI – Filipe Tinoco
THALES CAVALCANTI – Henrique Torres
MANUELA LLERENA – Camila Magalhães
VITOR NOVELLO – Luan Souza
LARA COUTINHO – Thainá Bentes
BRENNO LEONE – Roger Veiga
MARCELA FETTER – Flávia
MARCOS FROTA – Menelau
ANDRÉ GONÇALVES – Nilton Chagas
LÍVIAN ARAGÃO – Júlia Porto
GABRIEL KAUFMANN – Arthur Campelo
GIULIA COSTA – Lívia Alcântara
LARYSSA AYRES – Jéssica Ramos
ENZO ROMANI – Pedro Torres
MAICON RODRIGUES – Beto (Humberto Praça)
NEGO DO BOREL – Cleyton
CYNTHIA SENEK – Krica
BRUNO MONTALEONE – Glauco Farias
PAULO HEBROM – BB (Bernardo Barbosa)
MARI OLIVEIRA – Vera
JOANA CARDOSO – Rafaela Loyola
FLÁVIO BAURAQUI – Samuel Almeida
BETO NASCI – Átila
DAVID PINHEIRO – Idelfonso Beltrão
JÚLIA RUIZ – Diana
GABRIEL BORGONGINO – Gabriel Moraes
MARIANA CONSTANTINI – Eneida Carneiro
FABIANNA DE MELO E SOUZA – Milena Gonçalves
THIERRY TREMOUROUX – Valter Dubois
as crianças
KIRIA MALHEIROS – Marina Pereira Chagas
VITOR FIGUEIREDO – Max Pereira Chagas
e
ADRIANO PETERMANN – padre que realiza casamento de Uódson e Alina
ADRIANO SABÓIA – pai de Filipe
ALDO PERROTA – escrivão
BETO SIMAS – mestre de capoeira
BIA MONTEZ – Tia Marilu
BRUNO HOFFMAN – Valentim (primo de Alina)
CAIO RODRIGUES LIMA – da gangue de pitboys que briga com os meninos do colégio
CAMILA MEURER – Gisela
CARLOS VIEIRA – Josias (sócio de Miguel)
CHICO MELLO – bandido que persegue Pedro
CLÁUDIA NETTO – Florinda Leão Pereira
CRISTHINA LAGO – Piedade (dá aulas de dança para Uódson)
DUDA MAMBERTI – Sávio Chaves (pai de aluno numa reunião)
GABRIEL MANDERGAN – Jonas
GUSTAVO OTTONI – Romeu (marido de Suzana)
JACK BARRAQUERO – bêbado na boate
JOANNA KANNENBERG – Daniela
JOÃO VELHO – Marcos (diretor da agência onde Ana trabalha)
JOÃO VITHOR OLIVEIRA – João Alcântara (irmão de Rodrigo, morre no início)
JUENES VIEIRA – da gangue de pitboys que briga com os meninos do colégio
JULIANA XAVIER – Selminha (prima de Uódson)
KARINE MELLO – Márcia (mãe de Camila)
LETÍCIA SABATELLA – Maria Loyola (ex-namorada de Rúbem, mãe de Rafaela)
LÍLIAN VALESKA – Hilza (mãe de Tito e Pedro)
LUCAS COSECHEN – Guará
LUCAS DOMSO – treinador
MARINA WILSON – Martinha
MARCELLA VALENTE – Carmem
MARCOS FRANÇA – Luís (pai de Camila)
PAULO GIARDINI – pediatra do bebê de Cissa
RENATA DOMINGUEZ – Suzana (ricaça com quem Tito tem um caso num iate em que trabalha)
RODRIGO CANDELOT – médico de Cissa
RONALDO REIS – Reinaldo
SOFIA STARLING – Rita (amiga de Cissa)
TARCIANA SAAD – Marisa (tia de Camila)
VINÍCIUS OLIVO – Wagner (primo de Alina)
VINÍCIUS WESTER – Klaus (primo de Alina)
WILLEAN REIS – Mário
YANNA SANDERBERG- Carla (amiga de Nanda)

Com o subtítulo Seu Lugar no Mundo, essa temporada de Malhação marcou o vigésimo ano da série.

“O conceito de Seu Lugar no Mundo surgiu exatamente da questão da busca da identidade. Mais do que o adulto, o jovem está em busca da sua relação com os amigos, do seu posicionamento diante da família, daquilo que considera equivocado ou genial no comportamento dos pais, daquilo que considera importante dentro da escola, dos lugares que ele gosta de frequentar e dos que ele vai conquistar ao longo da vida”, explicou o autor, Emanuel Jacobina.

Foram quatro dias de filmagem das cenas iniciais em Arraial do Cabo, no litoral do estado do Rio de Janeiro.
O elenco recebeu uma preparação especial voltada às cenas de escalada. Para encararem os 30 metros do paredão à beira-mar na região da Ponta do Fucinho, os atores João Vithor Oliveira e Nicolas Prattes passaram por um mês de aulas do esporte.
Para trazer mais realidade e captar cada expressão dos atores de perto, os takes contaram com imagens aéreas feitas por um drone que chegou a 500 metros de altura. Nos dois dias seguintes, foram gravadas cenas de trilha e praia.

Essa temporada contou com a maior cidade cenográfica já construída para a série ao longo dos vinte anos: 4.200 m². No espaço, estavam os colégios Leal Brazil e Dom Fernão, o hostel, as casas de Vanda (Solange Couto) e Sueli (Inez Viana), a lanchonete, a loja de bicicleta, a pista de skate, entre outros. A cenografia também optou por criar elementos de comércio de bairro, como carrocinha de cachorro-quente, churrasquinho, etc.

As equipes de cenografia e produção de arte também tiveram a missão de reproduzir escolas públicas de estruturas opostas para habitarem o mesmo subúrbio numa grande capital brasileira. O Leal Brazil, pintado nas cores cinza com elementos azul e ocre, tinham salas modernas, com paredes de vidro e multifuncionais. Já o Dom Fernão tinha uma aparência de mal conservado e pintura nas cores branco e vermelho desagastadas. Uma equipe especializada em envelhecimento de cenário criou infiltrações, mofo e telhas velhas.
Houve também no cenário uma distinção clara entre as ruas das escolas: a do Leal Brazil era mais bem organizada; a do Dom Fernão tinha instalações mais precárias, vazamento, muito fio e ferrugem. Um beco repleto de grafite unia as duas ruas e servia como ponto de encontro.
O uniforme feminino do Leal Brazil era composto por saia de prega, meia 3/4, camisa e sapato boneca. O masculino era calça social e sapato. Já no Dom Fernão, os alunos usavam apenas blusa cinza e calça jeans.

A área de responsabilidade social apresentou o autor Emanoel Jacobina ao trabalho da Unaids, o programa das Nações Unidas de combate a Aids. Deste encontro, nasceu a decisão de incluir na história da novela um casal no qual o garoto, Henrique (Thales Cavalcanti), é HIV positivo (já nasceu com o vírus) e sua namorada, Camila (Manuela Llerena), não é infectada. Um vídeo incentivando a testagem dos jovens foi veiculado e uma websérie, “Eu Só Quero Amar”, foi criada para divulgar o tema.

Alguns personagens de Seu Lugar no Mundo continuaram na temporada seguinte de Malhação, Pro Dia Nascer Feliz, escrita pelo mesmo autor, Emanuel Jacobina: Krica (Cynthia Senek), Arthur (Gabriel Kaufmann), Jéssica (Laryssa Ayres), Nanda (Amanda de Godói) e Cleyton (Nego do Borel).

Trilha Sonora Volume 1
malhacao2015t
01. HEY MUNDO! – Thiaguinho (tema de Uodson)
02. NÃO ME DEIXE SOZINHO – Mc Nego do Borel (tema de Uodson e Alina)
03. TIRA ONDA – NX Zero (tema de Rodrigo)
04. CITY OF ANGELS – Kathryn Dean (tema de Ciça)
05. CANTADA – Luan Santana (tema de Rodrigo e Luciana)
06. SCRATCH MY BACK – Áurea (tema de Uodson e Alina)
07. ESQUECIMENTO – Skank (tema de Rúbem e Bia)
08. O QUE VOCÊ TEM – Fly
09. LONG DRIVE – Jason Mraz (tema de Camila e Henrique)
10. VIDA INTEIRA (MEU LUGAR) – Raimundos (tema de abertura)
11. HOLLOW MOON (BAD WOLF) – Awolnation
12. COMO ERA BOM – Cachorro Grande
13. LENS – Alanis Morissette (tema de Rodrigo e Luciana)
14. SETE VIDAS – Pitty (tema de Flávia)
15. TANTO FAZ – Projota
16. NEVER WANTED YOUR LOVE – She & Him (tema de locação)
17. IN MY WAY – Johnny Glövez (tema de Beto e Lívia)
18. MOTIVOS – Marcus Vinile (tema de Nanda e Filipe)

Trilha Sonora Volume 2
malhacao2015t2
01. NO WAY NO – Magic! (tema de Luan e Luciana)
02. UM DIA LINDO II – O Rappa (tema de locação)
03. QUERENDO TE ENCONTRAR – Onze:20 (tema de Pedro e Luciana)
04. LIKE I´M GONNA LOSE YOU – Meghan Trainor featuring John Legend (tema de Jéssica e Luan)
05. LOST KITTEN – Metric (tema de locação)
06. BLÁ BLÁ BLÁ – Anitta (tema de Nanda)
07. I BELIEVE – Soja featuring Michael Franti and Nahko (tema de locação)
08. BUDAPEST – George Ezra
09. HOLDING ON – Disclosure featuring Gregory Porter
10. ICARUS – Fresno
11. PRA SEMPRE – CPM 22 (tema de João e Rodrigo)
12. EU SOU DE LÁ – Dois Africanos
13. GERONIMO – Sheppard (tema de locação)
14. NÃO É PROIBIDO – Marisa Monte (tema de Max, Marina e Rafaela)
15. YOU´RE THE SUNSHINE OF MY LIFE – Macy Gray
16. VOU DESAFIAR VOCE – Sapão
17. AMOR PELA METADE – Zeca Pagodinho
18. QUANOD VOCÊ OLHA PRA ELA – Gal Costa
19. ROENDO AS UNHAS – Ney Matogrosso

Tema de Abertura: VIDA INTEIRA (MEU LUGAR) – Raimundos

O meu lugar é
Carrinho, lixa e rolimã
Tem skate até de manhã
Um estilo em cada andar

O meu lugar tem
Amigos ao meu redor
Esperança da volta melhor
E vitória pra comemorar

O meu lugar tem
Seus tombos e isso faz jus
Tentar de novo com sinal da cruz
O casca dura já foi se jogar

O meu lugar ser
Primeiro só Deus vai saber
Onde tudo pode acontecer
Madureira, Madureira

[?] e Raimundos que vão
Se encontrar [Madureira]
O samba com rock que
Vai levantar [Madureira]
Capaz de gritar e os moleque no ar
Madureira, Madureira…

Veja também