Sinopse

O mundo superlativo de Brau (Lázaro Ramos), um mega astro que se muda para uma super casa e, por causa de sua rotina incomum, se envolve em confusões com a nova vizinhança. Brasileiro de extremo talento, Brau conquistou fama internacional com sua música – uma mistura de gêneros que vai de ritmos africanos ao pop. Adorado pelo público e reverenciado por outros artistas, Mister Brau está no auge. Ao seu lado, Michele (Taís Araújo). Linda e antenada às tendências, ela dita moda e as regras na relação e na carreira do marido de quem também é empresária e bailarina.

Brau e Michele levam para o seu novo endereço, um luxuoso condomínio na Barra da Tijuca, as festas e a alegria da música que todo mundo adora, menos seus vizinhos, Andrea (Fernanda de Freitas) e Henrique (George Sauma), que não vão ter mais um minuto de sossego. Apesar do dinheiro que têm de sobra, Mister Brau e Michele valorizam também o que não tem preço: a amizade. Ele se mantém fiel a Lima (Luis Miranda), seu parceiro desde o início de sua carreira, e Michele se apoia em Gomes (Kiko Mascarenhas), seu assessor pessoal, para tomar qualquer decisão.

Henrique, advogado competente e atento à capacidade de seu novo vizinho para se meter em encrencas, acaba prestando a ele seus serviços, transformando a inconveniente vizinhança em uma ótima fonte de renda. Para o desespero de sua esposa Andrea, típica dondoca carregada de preconceitos, que faz de tudo para se livrar dos incômodos vizinhos.

Globo – 22h45
de 22 de setembro de 2015
a 12 de junho de 2018
54 episódios

série de Jorge Furtado
escrita por Jorge Furtado, Adriana Falcão, Lázaro Ramos e Patrícia Pedrosa
roteiro final de Adriana Falcão
direção de Maurício Farias (1ª temporada), Fabricio Mamberti (1ª temporada), Calvito Leal (1ª temporada), Flávia Lacerda, Patricia Pedrosa e Ricardo Spencer
direção artística de Maurício Farias

LÁZARO RAMOS – Mister Brau (Bráulio Pederneiras) / Priscila
TAÍS ARAÚJO – Michele (Michele Maria Pederneiras)
GEORGE SAUMA – Henrique Toledo de Menezes
FERNANDA DE FREITAS – Andrea Toledo de Menezes
LUÍS MIRANDA – Lima
KIKO MASCARENHAS – Gomes
DANIEL DANTAS – Antônio Carlos
GUTA STRESSER – Maria Augusta
CLÁUDIA MISSURA – Catarina
MARCELO FLORES – Tenente Marques
GUTA STRESSER – Maria Augusta
LELLEZINHA – Yasmim
CACAU PROTÁSIO – Carmo

as crianças
LEONARDO LIMA – Egídio
BRUNNA OLIVEIRA – Lia
SÉRGIO RUFINO – Carlito

e
FERNANDA MONTENEGRO – Dona Rosita (Eugênia de La Esperanza Álvares Gomes da Silva)

Inspiração

Sobre a inspiração para criar Mister Brau, comentou o roteirista Jorge Furtado na época de lançamento:
“Soube que o Jorge Ben, de quem sou muito fã, tinha uma casa num condomínio na Disney e achei engraçado alguém como ele comprar uma casa lá. Fiquei pensando na vida que esses grandes artistas levam, em como seria ser vizinho do Jorge Ben, do Tim Maia, do Sérgio Sampaio ou do Raul Seixas, meus ídolos, e comecei a pensar no Mister Brau. Percebi que, apesar da música ser a grande arte brasileira, são bem raros os personagens músicos na nossa dramaturgia.”

“Eu tomei muito cuidado para não parecer que Brau e Michele (Lázaro Ramos e Taís Araújo) são dois jecas que ganharam fama e enriqueceram da noite para o dia. Eles são dois artistas muito preparados e de muito talento que foram crescendo na carreira. (…) O conflito todo vem da adequação da rotina de um artista que gosta de ouvir som alto, de festas, que está acordando quando todos estão indo dormir, à rotina dos seus vizinhos. Há também o conflito entre personagem com uma forte identidade brasileira, negros, músicos, de origem pobre, convivendo com a elite que sonha com Miami.”

Lançamento

Para o lançamento da série, o personagem Mister Brau ganhou site oficial, perfis nas redes sociais e declarações de grandes nomes da música brasileira, como Ivete Sangalo, Nelson Motta, Carlinhos Brown e Lulu Santos, chancelando seu talento em filmes veiculado na programação da Globo.

Mister Brau participou também de programas como Domingão do Faustão e Fantástico, para mostrar seu trabalho ao grande público. Todas as ações foram desenhadas com o objetivo de apresentar os detalhes da vida e da trajetória de sucesso de Brau, passagens tão incríveis que merecem ser contadas em um programa de televisão. A ideia ficou clara na conclusão dos músicos, fãs de Mister Brau, que encerravam os filmes com a frase “Hey, Mister Brau. Sua vida dava um programa de televisão!”.

No site de Mister Brau (o personagem) – dentro do Gshow -, os fãs do astro e de sua mulher Michele puderam acompanhar a carreira e os novos projetos do casal, a agenda de shows e clipes, como “Meu Nome é Brau”, um dos sucessos do cantor, lançado com exclusividade no Fantástico, assim como os bastidores da gravação. A seção Rádio Brau apresentava músicas que influenciaram a obra do músico. Na lista, estavam de Tim Maia a Raul Seixas e de James Brown a Cartola. Já Biografia trazia a trajetória do cantor desde a infância no subúrbio carioca até a vida glamorosa em uma mansão na Barra da Tijuca. Na seção Fotos, ensaios irreverentes e autênticos da dupla. Em Cards foi possível baixar imagens com frases e tiradas do cantor, como ‘Keep Calm e fique Brau’ e #TeamBrau Também depoimentos de amigos e fãs famosos do astro.

Trilha sonora

A trilha musical envolveu uma turma de compositores: o coletivo criativo “Braudinos”. O grupo desenvolveu 17 músicas, entre canções e jingles, compostas especialmente para a série. Foram três meses entre composição e gravação.

Lázaro Ramos fez uma preparação vocal especial para atenuar o sotaque baiano e dar uma voz universal a Mister Brau. Somados ao trabalho do ator, recursos tecnológicos como samples, efeitos, reverbe e deley foram utilizados para criar uma estética vocal internacionalizada, mas sem perder a brasilidade.

Cenografia e locações

O estilo alegre e inovador de Mister Brau e Michele se refletia também na mansão que servia de lar ao casal na série. Para levar a personalidade marcante dos personagens ao principal cenário da trama, as equipes de cenografia e produção de arte trabalharam na busca por um espaço que mostrasse a essência musical e a história de vida de duas pessoas que ascenderam socialmente e evoluíram, mas sem abandonarem suas raízes.

A cenógrafa Lu Nicolino pautou o seu processo de pesquisa a partir dos traços psicológicos do casal. Para traduzir a inquietude de Brau em relação à vida, assim como a atitude decidida de Michele, Lu e sua equipe buscaram referências em motivos afro-brasileiros, formas geométricas, grafite e arte urbana e de rua, sempre com um olhar contemporâneo.
“Percebemos que o Brau é uma pessoa de composição, ele gosta de inventar. A própria música dele não é linear, é customizada. Por isso, para ele, escolhemos uma referência mais gráfica, algo que conta com a intervenção dele. Michele é diferente, gosta de coisas mais bacanas e estampas mais legais. Nossa missão era juntar essas pessoas embaixo do mesmo teto”, explicou a cenógrafa.

Assim como na ficção, a locação da luxuosa casa dos Brau também ficava no bairro da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O local, que ocupava um lote inteiro do condomínio onde estava inserido, contava com dois andares extensos, subdivididos em cômodos espaçosos, além de um quintal com piscina e jardim. Para dar vida à mansão, o produtor de arte Luiz Pereira garimpou objetos e obras de arte em diferentes estados do Brasil, garantindo uma riqueza ainda maior aos detalhes que compunham o cenário.

Figurinos e caracterizações

Para o casal protagonista, artistas criativos e com influências múltiplas na arte e na vida, o figurino assinado por Antonio Medeiros e a caracterização de Érica Monteiro foram criados para dar a dimensão de um ecletismo que mescla o ancestral, o étnico e a moda contemporânea europeia resultando em um estilo único.

O figurino dos Brau, seja nos shows ou no dia a dia , fazia uma conjunção de vários signos: estampas afros, cortes étnicos orientais ressignificados e até mesmo uniformes de exército retrôs. Michele se vestia com exuberância, com muita cor, muitos acessórios, maxi brincos, colares enormes, mas tudo harmoniosamente.

Repetecos

Em 21/12/2016, foi lançado, exclusivamente no Globoplay, um episódio especial de Natal, o EspeciBrau, em que o casal Brau apresentou 25 videoclipes das melhores músicas de Mister Brau e mais 2 videoclipes das músicas solo de Michele Brau.

Em 09/04/2017, foi lançado o programa especial Os Brau, apresentado pelo casal Brau com convidados especiais, como Maiara & Maraisa, Marília Mendonça, Cláudia Leitte, Karol Conka, Pablo, Buchecha, Liniker e os Caramelows, Iza entre outros.

Em uma compilação de episódios, a série teve uma versão em filme exibida na faixa Sessão da Tarde, em abril de 2018, uma semana antes da estreia da 4ª temporada. Protagonizado por Taís Araújo e Lázaro Ramos, a trama contava a história de um cantor em ascensão, o Mr. Brau. Com a ajuda de sua esposa, Michele atuando como coreógrafa e empresária, o cantor alcançava o sucesso meteórico.

Em fevereiro de 2017, o casal Brau fez uma aparição na novela Rock Story, promovendo a terceira temporada da série na novela das sete, com uma visita ao personagem Gui Santiago (Vladimir Brichta), nos estúdios da Som Discos. Na cena, Brau e Gui cantaram “Jacaré Réptil do Ano” e o personagem de Lázaro Ramos teve um ataque de ciúmes da mulher, ficando no ar a insinuação de que Michele (Taís Araújo) já o havia traído com o roqueiro, durante “um certo carnaval na Bahia”.


01. O CANTO DA RAÇA – Mister Brau, Lima & Gomes
02. CONEXÃO 6G
03. EU SOU BRAU
04. PERDÃO MICHELE (remix show)
05. AMOR E AVENTURA
06. AMOR E AVENTURA (espanhol)
07. BRAUDAID
08. PERDÃO MICHELE
09. VENEZUELA

Tema de abertura (da 1ª à 3ª temporada): MEU NOME É BRAU – Lázaro Ramos

Do mundo inteiro eu vim
Eu me encontrei em mim
Sou animado sim
Eu sou assim
Au, au, au
Sou Mister Brau
Au, au, au
Meu nome é Brau

Vim do Planeta virtual, eu vim
Eu vim de Tóquio, vim do Senegal
Vim do agreste, do litoral
Sou a geleia transcontinental

Sou uma ilha cercada de mata
Eu sou o semba, o samba e a sonata
Sou cordilheira, cruzei o sertão
Sou curumim, sou guri pancadão

Vim pra mexer
Pra misturar
Pra confundir
Pra levantar

Vim de você
Vim pra você
Eu vim pra ser
um mash-up total!

Tema de abertura (4ª temporada): MEU NOME É BRAU E EU SOU MICHELE BRAU – Lázaro Ramos e Taís Araújo

Veja também

  • docedemae_logo

Doce de Mãe

  • nadaseracomoantes

Nada Será Como Antes

  • sobpressao

Sob Pressão