Sinopse

A história é construída do ponto de vista da jovem Clarissa, seu mundo interior emocionado e inquieto, oposto à monotonia e à decadência no mundo exterior. Professora em Jacarecanga, vive com a família que, de origem rica, está em declínio. Em meio à monotonia da cidadezinha do interior gaúcho e da tristeza pela dissolução de sua família, a jovem sonha com um acontecimento extraordinário, que acontecerá por meio de sua aproximação crescente com um primo, Vasco, de aspecto selvagem.

Pelas lembranças de Clarissa, outros personagens são apresentados: João de Deus, estancieiro arruinado; Jovino e Amâncio, em dificuldades financeiras, dominados pelo vício; Dona Zezé, uma velhinha que vive voltada para o passado; Cleonice e Pio, noivos há doze anos; Seu Leocádio, o velhote dos mistérios, dono do único telescópio que existe na cidade, charadista, poeta, músico e entendido em almanaques; e finalmente Vasco, rapaz esquivo, agressivo e misterioso, que desperta Clarissa para o amor.

Amor este marcado pelas tristes reminiscências de um passado próximo, em que se desenrolou o trágico amor de Zulmira e Álvaro.

Cultura – 19h30
de 30 de agosto a 24 de setembro de 1982

de Mário Prata
baseada no romance homônimo de Érico Veríssimo

Telerromance anterior no horário
Iaiá Garcia

DJENANE MACHADO – Clarissa / Zulmira
FAUSTO ROCHA JR. – Vasco / Álvaro
SERAFIM GONZALEZ
RENATO BORGHI
IRENE STEFÂNIA
HÉLIO CÍCERO
LUIZ SERRA
TÁCITO ROCHA
MARIA CÉLIA CAMARGO
JOSÉ LEWGOY
MARIA LUIZA CASTELLI
SILVIA BORGES
MARIA HELENA STEINER
PATRÍCIA ESCOBAR
VICENTE BACCARO
ALCEU NUNES
CARLOS CAMBRAIA
CUBEROS NETO
ALEXANDRA CORRÊA
ROSALY PAPADOPOUL
CARLOS MORENO
EUDÓXIA ACUÑA
EUDES CARVALHO
SANDRA SARGENTELLI

Última produção da série Telerromance, da TV Cultura, que adaptou 17 obras literárias para a televisão, entre 1981 e 1982.

Novamente Mário Prata adaptava uma obra de Érico Veríssimo como telerromance – no ano anterior foi ao ar O Resto É Silêncio. O autor também havia escrito O Vento do Mar Aberto, o primeiro telerromance da série.

A adaptação mesclava, em uma mesma narrativa, duas épocas da história: 1910 e 1935.

A exemplo de Iaiá Garcia, a TV Cultura mais uma vez promoveu um concurso literário incentivando os estudantes a compararem a obra escrita com a adaptação para televisão.

Veja também

  • picnicclassec_logo

O Pátio das Donzelas

  • picnicclassec_logo

Nem Rebeldes, Nem Fiéis

  • troncodoipe_foto

O Tronco do Ipê

  • seuqueque_logo

Seu Quequé