Sinopse

Uma história policial que se passa no interior de Pernambuco sobre dois gêmeos em que um assume o lugar do outro.

Tupi (Rio) – 21h
de setembro a dezembro de 1964
(no Rio de Janeiro)
de 16 de junho a 17 de agosto de 1965
(em São Paulo)
42 capítulos

novela de Janete Clair
direção de Fábio Sabag

JARDEL FILHO
MÁRCIA DE WINDSOR
ÁTILA IÓRIO
SUZANA NEGRI
ZILKA SALABERRY
LOURDES MAYER
DARY REIS
VERA GERTEL
GRAÇA MELLO
IRACEMA DE ALENCAR
DILÉIA COELHO
Primeira novela escrita por Janete Clair para a televisão.

Produzida pela TV Tupi do Rio de Janeiro, não era uma novela diária e nem tinha alcance nacional, sendo exibida somente às segundas, quartas e sextas-feiras, apenas para o público carioca (a Tupi de São Paulo produzia suas próprias histórias).

Janete Clair já imprimia cores nacionais nessa trama policial e ousou ambientá-la em Pernambuco, longe dos grandes centros culturais do País.

A autora teve que concorrer com duas outras sinopses pela chance de ter sua novela produzida pela Tupi carioca, mas contou de imediato com o aval de Fábio Sabag – designado pela emissora para conduzir a história – e ganhou a disputa.

Na realidade, a trama era uma adaptação de Inocente Pecadora, uma das radionovelas escritas por Janete para a Rádio Nacional, a partir de 1956.

O Acusador foi a primeira novela da Tupi exibida com o recurso do videotape. Mas ainda não era possível editar cenas e capítulos, gravados de forma direta, na seqüência em que iam ao ar. Revelou Fábio Sabag:
“Era um trabalho árduo pois tínhamos que gravar um bloco inteiro e Janete precisava criar as cenas com o encadeamento. Como o Jardel Filho fazia um papel duplo, se ele estivesse em cena como um dos personagens, ela tinha que escrever uma cena intermediária para que desse tempo de ele se trocar e aparecer na cena seguinte como o outro irmão. No começo, somente um deles aparecia, o outro só entrou no decorrer da história. Mas depois, quando os dois já estavam na trama, as dificuldades foram aumentando. Para se ter uma idéia, o Jardel trabalhava com ponto eletrônico, pois tinha muito texto para decorar.”

Com a pouca repercussão de O Acusador, a Tupi optou temporariamente por voltar a exibir programas de variedades no horário ocupado pela novela.

Primeira novela do ator Jardel Filho.

fonte: o livro Nossa Senhora das Oito, de Mauro Ferreira e Cleodon Coelho.

Veja também

  • tupi60

Estrada do Pecado

  • paixaoproibida_anuncio

Paixão Proibida

  • sangueeareia_logo

Sangue e Areia