Sinopse

600 anos a.C., aproximadamente. Após o governo de vários reis que se afastaram de Deus, Jerusalém encontra-se mergulhada na idolatria. O povo de Deus está prestes a perder tudo que Moisés e Josué conquistaram. A Babilônia impõe sua força sobre toda a região da Mesopotâmia. Após derrotar os egípcios, Nabucodonosor (Heitor Martinez) assume o trono do vasto império. Durante seu reinado, ele transforma a cidade em joia do mundo antigo, construindo para sua esposa, a Rainha Amitis (Adriana Garambone), os lendários Jardins Suspensos.

Zac (Igor Rickli) e Asher (Dudu Azevedo) são hebreus nascidos com as mesmas oportunidades. A grande amizade deles é abalada pelo amor que ambos sentem pela companheira de infância, a bela Joana (Milena Toscano). Ao contrário dos rapazes, ela acredita nas profecias de Jeremias (Vitor Hugo) e empenha-se para que o povo hebreu se volte novamente para Deus.

Nabucodonosor invade Jerusalém, destrói o Templo de Salomão, e escraviza milhares de hebreus, dando início ao Cativeiro da Babilônia, que se estenderá por setenta anos. Zac e Asher estão entre os cativos, e veem seu mundo ser destruído. Atribuladas por separações, encontros e desencontros, suas trajetórias serão marcadas por ciúmes, culpas, mágoas, perigos, vinganças, lutas, sacrifícios e, sobretudo, intensa disputa pelo amor de Joana, que abalará a forte amizade deles.

A saga dos dois amigos conta com a participação de grandes profetas da Bíblia, como Jeremias (Vitor Hugo), Ezequiel (Licurgo) e, principalmente, de Daniel (Gabriel Gracindo). Profeta e homem extraordinário, Daniel é levado para a corte babilônica. Após interpretar um sonho do Rei Nabucodonosor, torna-se Governador da capital. Ele enfrentará diversos inimigos na tumultuada corte e viverá conhecidas passagens bíblicas como a Fornalha Ardente, o Banquete de Belsazar e a Cova dos Leões, entre outras.

Asher e Zac são personagens e testemunhas desse momento histórico e bíblico. É no fascinante mundo antigo que segue o curso de suas vidas, e que tomarão decisões, arcando com as consequências de seus atos, conquistando ou não seus objetivos. Qual deles será jogado no lugar de tormentos e qual será levado a um lugar de paz após a morte? O que importa mesmo são as escolhas que cada um fará ao longo da vida.

Record – 20h30
estreia: 13 de março de 2017

novela de Paula Richard
escrita com Joaquim Assis, Camilo Pellegrini, Cristianne Fridman, Vânia Matos e Rodrigo Ribeiro
colaboração de Cristiane Cardoso
direção de Edgard Miranda, Régis Faria, Hamsa Wood, Ajax Camacho e Rogério Passos
direção geral de Edgard Miranda

Novela anterior no horário
A Terra Prometida

IGOR RICKLI – Zac
DUDU AZEVEDO – Asher
MILENA TOSCANO – Joana
GABRIEL GRACINDO – Daniel
TAMMY DI CALAFIORI – Lia
ZÉCARLOS MACHADO – Fassur
SAULO MENEGHETTI – Oziel
OSMAR SILVEIRA – Rei Joaquim
ROBERTHA PORTELLA – Edissa
VERA ZIMERMANN – Neusta
HENRI PAGNOCELLI – Chaim
DENISE DEL VECCHIO – Elga
ROGER GOBETH – Absalom
GUSTAVO LEÃO – Rabe-Sáris
ANDERSON MÜLLER – Tamir
RENATO RABELLO – Shamir
GISELLE BATISTA – Samira
MICHELLE BATISTA – Talita
RAPHAEL MONTAGNER – Nicolau
LUCINHA LINS – Zelfa
MARIZA MARCHETTI – Malca
PAULO FIGUEIREDO – Sacerdote Zadoque
MARCOS BREDA – Rabino Ravina
CLÁUDIA MAURO – Ilana
FERNANDO SAMPAIO – Matias
BRUNA PAZINATO – Rebeca
GRAZIELA SCHIMMIT – Dana
THEO SALOMÃO – Benjamim
ANDRÉ LUIZ MIRANDA – Ebede-Meleque
GUSTAVO RODRIGUES – Ananias / Sadraque
SACHA BALI – Misael / Mesaque
NIKOLAS ANTUNES – Azarias / Abednego
JULIANA KELLING – Dalila
PAULA JUBÉ – Raquel
KAREN MARINHO – Naomí
VICTOR HUGO – Jeremias
GUILHERME LOPES – Baruque
LICURGO – Ezequiel
LEONARDO MEDEIROS – Rei Eliaquim
JANDIR FERRARI – Rei Zedequias
ERNESTO PICCOLO – Uriel
DEDINA BERNADELLI – Diná
TIAGO MARQUES – Abel
PERFEITO FORTUNA – Aicão
BERNARDO MESQUITA – Micáias
RONNY KRIWAT – Gedalias
CHRISTIAN VILLEGAS – Zuriel
YCARO TAVARES – Hassube
JORGE PONTUAL – falso profeta Hananias
CLARA GARCIA – Marta
GUSTAVO FALCÃO – Efraim

Babilônia
HEITOR MARTINEZ – Nabucodonosor
ADRIANA GARAMBONE – Amitis
KAYKY BRITO – Evil-Merodaque
GABRIELA MOREYRA – Shamiran
STEFANY BRITO – Nitócris
FRAN FISCHER – Namnu
PÉROLA FARIA – Kassaia
AISHA JAMBO – Gadise
ÂNGELO PAES LEME – Nebuzaradã
CHRISTINE FERNANDES – Sammu-Ramat
CÉSAR PEZZUOLI – Zabaia
AUGUSTO GARCIA – Nabonido
CÁSSIO SCAPIN – Sumo-sacerdote Beroso
SAULO RODRIGUES – Aspenaz
EDUARDO MELLO – Lior
FELIPE CARDOSO – Arioque
RAFAEL ALMEIDA – Hurzabum
CÁSSIA LINHARES – Shag-Shag
ANA ZETTEL – Darice
RICARDO MARTINS – Larsa
JOÃO BARRETO – Belsazar
Dario
Gaspar
Aramis
Labash-Marduk
e
ED OLIVEIRA – Rato (escravo na mina de cobre que briga com Ascher)

O Rico e Lázaro é inspirada na história bíblica, contada por Jesus aos seus discípulos, sobre dois homens que foram amigos no passado e que se separaram. Um deles viveu na miséria e o outro ficou muito rico. Os dois morrerem no mesmo dia, e um foi para o inferno e o outro para o céu.

Cada capítulo da novela custa R$ 800 mil à Record. Esse valor engloba a folha salarial de 97 atores e custos de confecção de 8 mil figurinos, de gravação em tecnologia 4K, da equipe de computação gráfica e do desenvolvimento de mais de 40 cenários. Alguns deles contam até com canais fluviais navegáveis.

Segundo a autora, Paula Richard, em sua primeira novela na Record, a ideia inicial era de que O Rico e Lázaro fosse apenas uma minissérie, mas o vasto universo da história bíblica fez com que o projeto crescesse.
“Quando comecei a pesquisar a história do reino da Babilônia, vi que era um universo muito rico. Os profetas, os reis, tudo parecia uma novela já pronta. De 80 capítulos [que seriam da minissérie], transformamos em 150”, contou em entrevista no lançamento da novela.
Para tentar equilibrar a violência e o sofrimento da trama, Paula Richard criou outros personagens que não estão nas histórias bíblicas. Há romances mais leves e toques de humor

A produção investe fortemente em efeitos especiais, caracterização e treinamento dos atores. Os efeitos especiais multiplicam os figurantes de dezenas para milhares, e os atores recebem cuidados para que seus ataques e seus ferimentos pareçam realistas. A equipe de efeitos especiais desenvolveu uma coleção só de próteses de machucados, cortes profundos e manchas de sangue para que os atores possam usar nas sequências de guerra.
Para perfurar, degolar e matar guerreiros de povos inimigos, o ator Heitor Martinez (Nabucodonosor na trama) teve treinamento com um professor de espada durante um mês, assim como vários atores do elenco.

Veja também

  • escrava_mae

Escrava Mãe

  • dezmandamentos_logo

Os Dez Mandamentos

  • sansaoedalila_logo

Sansão e Dalila