Sinopse

Vila de Santo Amaro, São Paulo, 1910. Dona Ana, uma viúva, vive em sua fazenda com seis filhas – todas marias. Um dia, a professora Dona Eudóxia lhe diz que suas filhas jamais arrumaram um pretendente para casar. Inconformada, Dona Ana parte em buca de um marido para cada uma delas. Em menos de um ano, casa todas elas e, por ironia do destino, acaba se casando também.

Maria da Glória, a filha mais velha, tem vinte anos. Vaidosa e irriquieta, une-se a Justino de Freitas, um belo rapaz, com fama de namorador. A terna Maria Aparecida conquista o romântico professor Ígor. Maria Inês, a intelectual, acaba apaixonando-se pelo caipira Tonico. A chorona Maria das Dores torna-se esposa do médico da família, o Dr. Prado, que a conhece em uma de suas consultas. Maria de Lurdes, independente e decidida como a mãe, enamora-se de um oficial da infantaria, o militar Norberto Simões. A caçula Maria da Graça, marota como ela só, encontra o amor ao lado de Gustavo, um jovem muito rico e alegre.

Tia Mariquinha é a tia que protege e encobre as travessuras das meninas. Outros personagens surgem ao longo da trama, como Carla, ex-noiva de Ígor, Dona Naná, uma velha fofoqueira, e Seu Artur, o farmacêutico.

Tupi – 18h30
de 21 de setembro a 13 de novembro de 1964

novela de Lúcia Lambertini
direção de Henrique Martins

Novela anterior no horário
O Segredo de Laura

MARIA LUIZA CASTELLI – Dona Ana
ANA ROSA – Maria da Glória
SÉRGIO GALVÃO – Justino de Freitas
IRENITA DUARTE – Maria Aparecida
ROLANDO BOLDRIN – Ígor
VERA CAMPOS – Maria Inês
ARNALDO VAICER – Tonico
LISA NEGRI – Maria das Dores
AMILTON FERNANDES – Dr. Paulo
RITA CLEÓS – Maria de Lurdes
ELK ALVES – Norberto Simões
DÉBORA DUARTE – Maria da Graça
PAULO PEREIRA – Gustavo
LÚCIA LAMBERTINI – Tia Mariquinha
NÉA SIMÕES – Dona Eudóxia
GEÓRGIA GOMIDE – Carla
DÁLIA MARCONDES – Dona Naná
OSVALDO BARROS – Seu Artur
NORAH FONTES – Margarida
JOÃO MONTEIRO – Pai

Quem Casa com Maria? foi a primeira telenovela brasileira exposta à análise da Censura do Regime Militar, que se instaurara no país em 1964. Foi liberada para todas as idades e horários.

Não foi à toa que a TV Tupi escalou a autora Lúcia Lambertini, sempre dedicada à programação infantil, para substituir O Segredo de Laura, que inaugurara o horário das 18h30 sem grande repercussão.

Porém, Quem Casa com Maria? acabou não tendo o resultado esperado e a emissora resolveu optar pelo enlatado americano para preencher o horário.

Por sua atuação na novela, Geórgia Gomide foi premiada com o Troféu Imprensa de melhor atriz de 1964.

Primeira novela dirigida por Henrique Martins.

Veja também

  • tupi60

O Segredo de Laura

  • tupi60

Quem Casa com Maria?

  • almacigana

Alma Cigana

  • tupi60

A Gata