Sinopse

Paulo e Eduardo (João Gabriel D´Aleluia e Xande Valois) encontram a jovem Anita (Thainá Duarte) morta à margem de um lago. Acusados do crime, os garotos percebem que há um mistério envolvendo figuras importantes da cidade, como o prefeito Adriano Marques Torres (Murilo Benício), a primeira-dama Isabel (Débora Falabella), o empresário Geraldo Bastos (Gabriel Braga Nunes) e sua esposa Adalgisa (Mariana Ximenes), além do marido da vítima, o dentista Francisco (Renato Borghi). Todos mantinham relações obscuras com Anita.

Francisco é coagido pelos poderosos da cidade de São Miguel a assumir a culpa pelo homicídio. É preciso evitar escândalos e abafar o assunto antes que ele chegue na capital e levante suspeitas indesejáveis. O bispo Dom Tadeu (Jonas Bloch) ainda tenta interceder a favor dele, mas é em vão. Quando Francisco se entrega, os meninos Paulo e Eduardo são liberados e a situação é aparentemente resolvida. Uma dúvida, no entanto, paira no ar: como aquele homem, tão velho e frágil, teria conseguido sozinho matar a jovem?

Durante a investigação, os garotos cruzam com Ubiratan (Antonio Fagundes), também interessado em saber o que realmente aconteceu com Anita. Misterioso e introspectivo, o homem, que esconde de todos a verdadeira razão por viver em São Miguel, inicialmente rejeita qualquer aproximação com os meninos, mas, vencido pela insistência, aceita ajudá-los. Eles nem imaginam o perigo que correm quando decidem vasculhar histórias e segredos que as pessoas mais poderosas da cidade fariam de tudo para manter esquecidos.

Adriano está claramente envolvido com o crime. Já Isabel, por mais que tente cumprir o papel de esposa ideal, está longe de ser feliz. Sente falta de liberdade, mas sem coragem de arriscar a estabilidade da família construída com Adriano. Cecília (Marcela Fetter), a filha mais velha, é noiva de Edson (Gabriel Falcão), mas ama Renato (Enzo Romani), jogador de futebol, um tipo que usa seu charme para melhorar de vida. Cecília sabe que os pais nunca aceitariam Renato, negro e pobre. Por isso, mantém o romance em segredo.

O empresário Geraldo Bastos, pai de Edson, tem como maior troféu o casamento com Adalgisa, ex-miss Distrito Federal, uma vitória pela qual ele sempre se vangloria. Tanto Geraldo quanto a mulher são considerados modernos para a sociedade de São Miguel. Um casal que provoca inveja por onde passa. Dentro de casa, no entanto, eles mantêm uma relação de respeito, mas sem qualquer paixão. Cada um, a seu modo, vive dentro de uma bolha de solidão. Adalgisa afoga as frustrações e desejos reprimidos na bebida.

Ao longo da trama, outros crimes acontecem. Paulo, Eduardo e Ubiratan precisam esclarecê-los para não se tornarem as próximas vítimas. Eles acabam se envolvendo em uma trama que ameaça o jogo político e social de São Miguel. Para os garotos, elucidar a morte de Anita será um terrível caminho sem volta de amadurecimento e chegada à vida adulta.

Globo – 23h
de 15 a 30 de abril de 2019
10 capítulos

minissérie de Ricardo Linhares
baseada no livro homônimo de Edney Silvestre
direção artística de Carlos Manga Jr.

MILTON GONÇALVES – Paulo Roberto
JOÃO GABRIEL D´ALELUIA – Paulo Roberto
XANDE VALOIS – Eduardo
ANTÔNIO FAGUNDES – Ubiratan Duarte
THAINÁ DUARTE – Anita
MURILO BENÍCIO – Adriano Marques Torres
DÉBORA FALABELLA – Isabel
GABRIEL BRAGA NUNES – Geraldo Bastos
MARIANA XIMENES – Adalgisa
RENATO BORGHI – Francisco Andrade
JONAS BLOCH – Dom Tadeu
LIDI LISBOA – Irmã Maria Rosa
MARCELA FETTER – Cecília
ENZO ROMANI – Renato
GABRIEL FALCÃO – Edson
PAULO ROCHA – Joel
EIKE DUARTE – Antônio
BETTY FARIA – Hanna Wizoreck
ANTÔNIO GRASSI – Delegado Gabino
JÚLIA SVACINNA – Vera Lúcia
VITOR THIRÉ – Danilo
MARCOS BREDA – Padre Basílio da Gama
LEONARDO MACHADO – Rodolfo
MARTHA NOWILL – Rosângela
BETH BERARDO – Celeste
MARJORIE GERARDI – Shirley

e
ALEXANDRA MARTINS – Irmã Sara (trabalha com Irmã Maria Rosa no orfanato)
ANA ABBOTT – Mirtes (secretária de Adriano na prefeitura)
ANA KHUNBACH
BERNARDO BIBANCOS – Rui Campos (fotógrafo do jornal que veio a São Miguel com Cassiano)
CAMILA AVANCINI – Diva (empregada de Adalgisa)
CAMILO LÉLIS – Amauri (farmacêutico que vende morfina para Geraldo e depois avisa Adriano)
CARLOS MAGNO RIBEIRO
DANDARA ALBUQUERQUE
DAYSE BELICO
DUDA ESPINOZA
EDGARD VASCONCELOS
FRANCISCO TORRES
GIL HERNANDEZ – policial de Gabino
JOÃO ACAIABE – Sinval (colega de Ubiratan no asilo São Simão)
JOÃO CAMPOS – encontra Anita ferida e amarrada e é assassinado por Jader
LANA RHODES – Letícia (sobrinha de Dom Tadeu, chega a São Miguel para trabalhar como instrutora de tênis)
LORENA CASTANHEIRA
MARCOS NAUER
PAULO BELLEI – principal fotógrafo no aniversário de Adriano
PAULO CÉZAR REZENDE
PIERRE BAITELLI – Cassiano (repórter que ameaça investigar a morte de Anita e acaba assassinado em um atentado)
RAFAEL SIEG – policial de Gabino
RICARDO SILVA
RUTH DE SOUZA – Madalena dos Santos (trabalhou para a família Marques Torres)
SUZANA NASCIMENTO – Irmã Creuza (trabalha no asilo São Simão, onde Ubiratan mora)
TAIRONE VALE – Jader (capanga)

Thriller psicológico

O autor Ricardo Linhares assim definiu a minissérie, na época de seu lançamento:
“Eu uso a estrutura de thriller psicológico para abordar os dramas dos personagens, as frustrações, os segredos e os desejos reprimidos daquela sociedade. Uma sociedade controlada pelo patriarcado branco, que ditava a hipocrisia do jogo de aparências. São Miguel é um microcosmo do Brasil, das relações de poder e opressão. A discriminação, a intolerância com comportamentos que desafiam as regras e o racismo são questões atuais, cujas raízes estão no passado.”

A minissérie Se Eu Fechar os Olhos Agora foi baseada no livro homônimo de Edney Silvestre, vencedor do prêmio Jabuti de melhor romance de 2010. Ricardo Linhares explicou as mudanças que fez na transposição da história do livro para a minissérie:
“A Adalgisa (Mariana Ximenes) e o Cassiano (Pierre Baitelli), que é o repórter que tenta investigar a morte da Anita (Thainá Duarte), não existiam no livro. E alguns personagens que eram apenas citados, como é o caso do Geraldo (Gabriel Braga Nunes), eu aumentei o papel, criei um núcleo familiar e conflitos novos. Na minissérie, o Geraldo tem uma ambição política que não existia no livro. Eu tive uma base excelente da história e tive toda liberdade dada pelo Edney de me inspirar no livro para criar situações novas como, por exemplo, o que leva o Ubiratan à cidade de São Miguel.”

O diretor artístico Carlos Manga Jr. explicou que a minissérie era um thriller psicológico: “Optamos por conduzir a narrativa de uma maneira em que as coisas não são mostradas, são sugeridas. Assim, não entregamos tudo de uma vez ao público.”

Elenco

No elenco, os destaques foram Antônio Fagundes (o enigmático Ubiratan), Mariana Ximenes (Adalgisa) e os garotos João Gabriel D’Aleluia e Xande Valois, como Paulo Roberto e Eduardo, os meninos que investigam o assassinato da trama.

Mariana Ximenes viveu um de seus melhores momentos na televisão, em uma personagem de várias camadas, irônica, espirituosa com uma ponta de melancolia, cheia de ótimas frases de efeito: “Só as viúvas sabem onde estão seus maridos” foi uma delas.

Locações, cenografia e produção de arte

Em Se Eu Fechar os Olhos Agora, a fictícia São Miguel ficava no interior do estado do Rio de Janeiro. Porém, foi na pequena cidade de Catas Altas, em Minas Gerais, que a produção da minissérie encontrou o lugar perfeito para ambientar a história.
“Catas Altas parece uma cidade cenográfica de verdade, com uma igreja no centro da praça, mostrando os três mundos: político, civil e religioso. A igreja vê todas as casas e a vida em volta vê a igreja. As pessoas se vigiam e desconfiam dos segredos umas das outras”, descreveu Carlos Manga Jr.

As gravações em Catas Altas duraram três meses e envolveram cerca de 100 profissionais. As equipes de cenografia e produção de arte se uniram na tarefa de fazer as intervenções necessárias na cidade, sem afetar a arquitetura original.

No centro, onde estava localizada a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, 30 fachadas foram alteradas com letreiros, totens e toldos, fora as locações nos arredores da cidade, como o Santuário do Caraça e a Chapada do Canga.
A equipe seguiu com gravações no Rio de Janeiro por mais dois meses, em estúdio e em locações como o Alto da Boa Vista e Santa Tereza, onde foram gravadas cenas da família Marques Torres e do bordel de Hanna (Betty Faria).

Figurinos e caracterizações

Os trabalhos de criação de figurinos e de caracterização acompanharam o conceito da minissérie: ninguém era o que aparentava. Os personagens começaram com cores mais vivas e, aos poucos, as paletas foram ficando esmaecidas, à medida em que eles se esforçavam para esconder seus segredos. A figurista Karla Monteiro investiu em tons de dourado para a personagem Anita (Thainá Duarte). Já a caracterizadora Lucila Robirosa optou por uma maquiagem forte, com lábios vermelhos para contrastar com as roupas e os cabelos tingidos de loiro.

Na família Marques Torres, o prefeito Adriano (Murilo Benício) só vestia terno preto, com cortes impecáveis, enquanto a primeira-dama Isabel (Débora Falabella) usava tons de rosa e azul. Nesse núcleo, a caracterização seguiu uma linha mais sóbria. Apenas Adalgisa (Mariana Ximenes) apareceu com roupas de cores mais fortes, como vermelho e turquesa.

E mais

A minissérie foi primeiro disponibilizada no Now (plataforma on demand da Net e Claro) no segundo semestre de 2018, para somente em abril de 2019 estrear na TV aberta. O Now comprou o produto da TV aberta e pagou pela exclusividade de exibição.


01. Anita (featuring Guilherme Rios)
02. Tracking
03. Mémoire (featuring Bianca Cavalcante)
04. Dominatrice (featuring Marcos Romera)
05. Adalgisa (featuring Marcos Romera)
06. Incêndio
07. Noir Fleurs (featuring Guilherme Rios)
08. Les Yeux
09. Soin (featuring Guilherme Rios)
10. Vale Das Sombras (featuring Guilherme Rios)
11. Seven (featuring Marcos Romera)
12. Jornalista (featuring Guilherme Rios)
13. Alone (featuring Guilherme Rios)
14. Secret Garden (featuring Guilherme Rios)
15. Lune Noir (featuring Marcos Romera)
16. Discordance (featuring Bianca Cavalcante)
17. Era Uma Vez (featuring Guilherme Rios)
18. Loin (featuring Bianca Cavalcante)
19. Chien (featuring Marcos Romera)
20. Cold Blood
21. Loneville (featuring Guilherme Rios)
22. Amour Étrange (featuring Marcos Romera)
23. Vieillir (featuring Marcos Romera)

Música original de Eduardo Queiroz

Veja também

  • insensatocoracao

Insensato Coração

  • saramandaia13_logo

Saramandaia (2013)

  • babilonia_logo

Babilônia