site1

Em 1999, não existiam sites de relacionamento (Orkut, Facebook, Twitter e afins) e o conceito de “rede social” não era amplamente conhecido. O Google e os blogs haviam sido recém-criados. Nem todas as pessoas possuíam e-mail. A internet ainda engatinhava no Brasil, era restrita, e só viria a se popularizar na década seguinte.

Não havia portais sobre televisão. As próprias emissoras não possuíam sites especiais dedicados aos seus programas: não existiam os sites das novelas, por exemplo. A TV Globo nem havia disponibilizado os primeiros frutos de seu Projeto Memória (em livros ou na internet). Existiam poucos sites dedicados ao assunto “telenovela”. O melhor deles era sobre o novelista Gilberto Braga, criado pelo português Hugo Costa.

No ano de 2000, com meus conhecimentos em Informática (sou formado em Administração de Empresas, mas foram 18 anos atuando com Tecnologia de Informação), lancei o Telenovela.hpg.com.br (tomando como base o Gilberto Braga On Line). Era um site relativamente simples e bem modesto. Pelo menos em minha cabeça, já que a intenção era apenas disponibilizar na rede minhas anotações de mais de vinte anos pesquisando elencos de novelas.

telenovela_hpgTelenovela.hpg (imagem maior acima) foi a primeira versão do Teledramaturgia. A princípio, havia apenas informações básicas de novelas da Globo, tendo como principal fonte o livro “Memória da Telenovela Brasileira“, de Ismael Fernandes. Aos poucos, fui alimentando o site com mais informações: demais emissoras, seriados, minisséries, trilhas sonoras, etc.

E, assim, o Teledramaturgia foi crescendo, se encorpando. Em 2003, registrei o domínio. O reconhecimento pela dedicação também veio aos poucos. Desde e-mails de internautas – agradecidos ou sugerindo novas informações, ou pedindo outras – até entrevistas para jornais e TV e citações como referência bibliográfica em publicações do gênero. Foi este reconhecimento que me possibilitou, em 2007, lançar o livro Almanaque da Telenovela Brasileira (Panda Books), um “filho” do site Teledramaturgia.

Hoje, mais de vinte anos depois, relembro essa trajetória com prazer. Orgulho-me de ter sido um dos pioneiros do tema na internet e de o Teledramaturgia ser celebrado como “o site mais completo do gênero” ou “uma referência”. É este reconhecimento e retorno que me faz levar adiante esse trabalho, muitas vezes árduo e ingrato, sem retorno financeiro, mas extremamente compensador pelo simples fato de me ser prazeroso.

Teledramaturgia não tem patrocínio algum e não possui aqueles anúncios chatos que poluem e atrapalham a leitura. Porém, gasto com domínio, servidor e manutenção, um dinheiro que sai de meu bolso. Se você quiser ajudar a manter o Teledramaturgia no ar, ou mesmo me agradar por eu disponibilizar esse conteúdo de qualidade, aceito a transferência de qualquer valor via PIX, pela chave de meu email: [email protected]

Sugestões, críticas ou elogios são bem-vindos. Entre em contato pelo e-mail [email protected]

Nilson Xavier

site2

Agradecimentos:

Aladim Miguel (Arquivo Lucélia Santos/RJ), Carlos Laert, Diego Erlacher, Edgar Jamarim, Edinaldo Cordeiro Pinto Jr., Eduardo Gudião, Fabiano Sousa, Fábio Costa, Gesner Avancini, Hugo Costa, Izaías Correia, Jailton Gomes, João Costa, João Lima Jr., João Marcos Dornelas, Leonardo Ferrão Brasil, Michele Camarda, Nuno Sobral, Paulo Marcos Dezoti, Raphael Machado, Ricardo Santos de Almeida, Silvio Pozatto, Wagner Azevedo, Walter S. F. Júnior e Watson Hermann.

site3