Sinopse

Sabrina é uma jovem de classe média que esconde da família dois segredos. O primeiro é a compulsão por roubar, decorrente da falta de afeto por parte dos pais, Hilda e Fred. Alheio a tudo que não se resume a festas e acontecimentos sociais, o casal ignora que a filha é cleptomaníaca.

O outro segredo de Sabrina é que ela leva uma vida dupla. Sem que ninguém saiba, aluga um quarto na pensão de Lola, no subúrbio, fingindo ser uma pessoa modesta que ganha a vida vendendo produtos de beleza. Assim, ela divide seu tempo entre a casa dos pais e a pensão.

Lola é uma espanhola que se mete na vida de seus hóspedes, como Léo, que se envolve com Sabrina. Apesar de ter ficado cego aos 14 anos, Léo é um rapaz bem humorado que aproveita a vida ao máximo. Ele divide-se entre o amor de Sabrina e Shana, filha de Lola, uma jovem de temperamento forte que luta para progredir na vida.

Também a história de Luciana, uma moça pobre e misteriosa, outra hóspede da pensão. Ela rompe o noivado com Rogério, um viúvo abastado, para juntar-se ao seu verdadeiro amor, Alex, irmão de Sabrina. Porém, descobre que Alex casou-se com outra mulher, a ciumenta e possessiva Adelita.

Enquanto encontros e desencontros amorosos se sucedem, vários personagens recebem cartas apaixonadas, porém anônimas, que causam desconforto, intrigas e confusão. Mas quem as remete? E por quê?

Globo – 19h
de 6 de março a 2 de setembro de 1978
151 capítulos

novela de Cassiano Gabus Mendes
direção de Régis Cardoso

Novela anterior no horário
Sem Lenço Sem Documento

Novela posterior
Pecado Rasgado

LUIS GUSTAVO – Léo (Leopoldo Felipe da Silva)
MARIA CLÁUDIA – Shana
WANDA STEFÂNIA – Sabrina
SUSANA VIEIRA – Luciana
DENIS CARVALHO – Alex
ESTER GÓES – Adelita
MAURO MENDONÇA – Rogério
ILKA SOARES – Helena
MARIA DELLA COSTA – Ana Paula
HÉLIO SOUTO – Pedro
ELIZÂNGELA – Ritinha
FAUSTO ROCHA JR. – Jorge
KITO JUNQUEIRA – Joca
HELOÍSA MILET – Mônica
REYNALDO GONZAGA – Wagner
EVA TODOR – Lola
LUÍS PICCINI – Deodato
RICARDO BLAT – Tuta
TEREZINHA SODRÉ – Alice
OSMAR PRADO – Edu
CÉLIA BIAR – Laura
FERNANDO JOSÉ – Fred
ROSITA TOMAZ LOPES – Hilda
NORMA GERALDY – Ester
DINORAH MARZULLO – Carmela
BRANDÃO FILHO – Totó
ANA MARIA SAGRES – Florinda

as crianças
LUÍS CARLOS NIÑO – Zito
GLÁUCIA SOUZA – Maria Angélica

e
CHRIS COUTO – Tutila (funcionária da butique de Helena)
CLODOVIL HERNANDES como ele mesmo, no desfile de moda organizado por Helena e Hilda
DALMA CALLADO como ela mesma, modelo no desfile organizado por Helena e Hilda
ÍSIS DE OLIVEIRA como ela mesma, modelo no desfile organizado por Helena e Hilda
LAURA SUAREZ – Magda (mãe de Léo que o procura)
LEILA CRAVO – Elisa
LEINA KRESPI – Marta (amiga de Magda)
LÍDIA YÓRIO – Chiquinha (empregada de Helena)
LÚCIA ALVES – paquera de Léo
LYDIA DUARTE como ela mesma, modelo no desfile organizado por Helena e Hilda
MARIA HELENA VELASCO – cliente de Sabrina
MIRIAN PIRES – Madame Juju (representante de uma marca de produtos de beleza para a qual Sabrina trabalha, no início)
RAPHAEL BEZERRA – Dr. Noronha (médico de Adelita)
VELUMA como ela mesma, modelo no desfile organizado por Helena e Hilda
WÁLTER CRUZ – Luiz (namorado de Tutila)
Ingrid

– núcleo da pensão da espanhola LOLA (Eva Todor), mulher alegre e despachada, intromete-se na vida dos hóspedes:
o marido DEODATO (Luís Puccini), homem idoso, aposentado, vive dedicado à mulher e ajuda a cuidar da pensão
a filha SHANA (Maria Cláudia), jovem bela e de temperamento forte, luta para progredir na vida. Trabalha numa butique
os hóspedes:
LÉO (Luis Gustavo), cego desde os 14 anos, é um rapaz bem-humorado, que aproveita a vida ao máximo. Apaixonado por Shana, tem que lidar com o gênio explosivo dela
LUCIANA (Susana Vieira), moça misteriosa, de origem humilde, vai morar na pensão depois de romper um noivado com um homem muito rico
ALICE (Terezinha Sodré), alegre e engraçada, divide o quarto com Luciana. Trabalha num supermercado e gosta de ler livros para Léo nos dias de folga
TUTA (Ricardo Blat), auxiliar de tratador de cavalos no Jóquei Clube. É tímido e gago, tem dificuldades para se comunicar com as pessoas. Interessa-se por Alice
EDU (Osmar Prado), metido a conquistador, dá em cima de Shana e de Alice
TOTÓ (Brandão Filho), senhor que toca contrabaixo numa churrascaria à noite e vive discutindo com Lola por causa de sua vida boêmia
a cozinheira FLORINDA (Ana Maria Sagres), tivera um caso velado com Deodato, passa a aceitar a corte de Totó
o filho de Florinda, o garoto ZITO (Luís Carlos Niño), estuda à noite e ajuda Léo a vender enciclopédias.

– núcleo de SABRINA (Wanda Stefânia), jovem rica, leva uma vida dupla dividindo-se entre a casa dos pais e a pensão de Lola, onde aluga um quarto e finge ser uma moça modesta a procura de emprego. É cleptomaníaca e tenta suprir sua carência afetiva furtando pequenos objetos. Apaixona-se por Léo, que divide-se entre ela e Shana:
os pais FRED (Fernando José), enriqueceu com uma gráfica e, depois de muito trabalhar, passou a responsabilidade aos filhos para aproveitar a vida ao lado da mulher, frequentando festas e eventos sociais,
e HILDA (Rosita Tomaz Lopes), sua maior preocupação são os eventos sociais. Ignora a vida dupla da filha e sua compulsão por roubo
os irmãos ALEX (Denis Carvalho), assume o comando da gráfica de seu pai. Descobre os conflitos da irmã e tenta alertar os pais. Apaixonado por Luciana, acaba casando-se com outra mulher. Luciana, sem saber, desfaz um compromisso pensando que Alex está livre, mas chega tarde demais
e WAGNER (Reynaldo Gonzaga), trabalha com o irmão na gráfica
a cunhada ADELITA (Ester Góes) que casa-se com Alex, apesar de ele ainda amar Luciana
a amiga LAURA (Célia Biar), sua confidente, trabalha vendendo cosméticos.

– núcleo de ROGÉRIO (Mauro Mendonça), homem rico, viúvo e proprietário de uma indústria metalúrgica. Apaixonado por Luciana, com quem marca casamento, mas ela desiste em cima da hora:
o filho JOCA (Kito Junqueira), a princípio implica com Luciana, mas depois descobre-se apaixonado por ela. Mas também implica com as outras mulheres que se aproximam do pai.

– núcleo de HELENA (Ilka Soares), dona da butique onde Shana trabalha. Viúva, bonita e vaidosa, provoca os homens com seu charme. A princípio interessa-se por Wagner, que namorava sua filha. Mas passa a lutar pelo amor de Rogério quando ele é abandonado por Luciana:
a filha MÔNICA (Heloísa Milet), garota mimada que namora Wagner no início. Descobre-se ao final que ela era a autora das cartas anônimas que atormentavam vários personagens
a mãe ESTER (Norma Geraldy), gosta de dizer sempre a verdade, doa a quem doer
a funcionária da butique TUTILA (Chris Couto).

– núcleo de ANA PAULA (Maria Della Costa), apaixonada por Rogério desde o início, sonha em casar-se com ele, apesar da hostilidade de Joca, que implica com ela. Passa a disputar Rogério com Helena:
o irmão JORGE (Fausto Rocha Jr.), nutre uma paixão não correspondida por Sabrina.

– núcleo do mecânico PEDRO (Hélio Souto), sem muita instrução, é meio grosseirão. Amigo de Edu, com quem tenta uma sociedade. Apaixona-se por Ana Paula. A princípio ela o usa para fazer ciúmes em Rogério, mas depois descobre-se apaixonada por ele:
a irmã RITA (Elizângela), que ele vigia demasiadamente, podando sua liberdade. A princípio namorada de Joca, depois interessa-se por Jorge
a tia CARMELA (Dinorah Marzullo)
a menina MARIA ANGÉLICA (Gláucia de Souza), agregada da família.

– núcleo de MAGDA (Laura Suarez), mãe de Léo que o procura:
os amigos que a ajudam a localizar Léo, LUIZ (Wálter Cruz), namorado de Tutila,
e MARTA (Leina Krespi).

Repetição de fórmula

A essência de Te Contei? era a mesma de Locomotivas, do mesmo autor (Cassiano Gabus Mendes) e diretor (Régis Cardoso), exibida no mesmo horário (às sete da noite), no ano anterior (1977), e elenco com vários atores em comum.

Não conseguiu repetir o sucesso e repercussão, apesar da mesma fórmula. Ainda assim, o triângulo amoroso formado por Shana, Léo e Sabrina (Maria Cláudia, Luis Gustavo e Wanda Stefânia) deu um saboroso toque romântico à trama.

O primeiro título pensado para a novela foi Cata Caça. Ainda bem que não vingou!

Abordagens

Por meio do personagem Léo, Cassiano Gabus Mendes tratou da questão da deficiência visual com leveza e bom humor, aproveitando o talento de Luis Gustavo. Léo, que havia perdido a visão no início da adolescência, era um sujeito de bem com a vida e carismático. O autor não teve a pretensão de fazer merchandising social, tanto que, ao final, após uma cirurgia, Léo não voltou a enxergar.

A problemática da cleptomania também foi apresentada, com a personagem Sabrina (Wanda Stefânia), que praticava pequenos furtos mesmo sendo de família abastada. Novamente, o autor não discutiu a doença, que serviu à novela apenas como entrecho folhetinesco.

A história não passava de encontros e desencontros amorosos. Porém, um mistério mobilizou a audiência: quem era o autor das cartas amorosas anônimas que, durante a novela, remeteu correspondências para vários personagens, causando intrigas e confusão? Ao final, descobriu-se que era Mônica (Heloísa Milet). A moça começou enviando cartas para a mãe, Helena (Ilka Soares), pois tinha ciúmes e inveja de sua beleza e charme. Mônica gostou da brincadeira e passou a enviar cartas a todos que conhecia.
O título Te Contei? cabe como uma alusão às fofocas e intrigas geradas pelas tais cartas.

Elenco

Vários atores do elenco de Te Contei? estiveram nas duas últimas novelas de Cassiano Gabus Mendes, dirigidas por Régis Cardoso.
Em comum com o elenco de Locomotivas, estavam em Te Contei?: Ilka Soares, Denis Carvalho, Hélio Souto, Elizângela, Eva Todor, Teresinha Sodré, Célia Biar, Lídia Iório e Mírian Pires (que fez uma participação no início de Te Contei?).
Outra parte do elenco foi vista em Anjo Mau: Ilka Soares, Susana Vieira, Luis Gustavo, Reynaldo Gonzaga, Osmar Prado e Rosita Tomaz Lopes.
Ilka Soares é o único nome nas três novelas.

Luis Gustavo apresentou um bom trabalho como o cego Léo, seu primeiro protagonista na Globo. O filme Perfume de Mulher (1974), em que o italiano Vittorio Gassman vivia um cego, foi recomendado pela Globo ao ator, como referência.

Denis Carvalho somou as funções de ator e diretor em Te Contei?.

Estreia na Globo das atrizes Ester Góes e Wanda Stefânia (egressa das novelas da TV Tupi).
Te Contei? ainda marcou a estreia em novelas da veterana atriz Norma Geraldy, então com 70 anos.

Participação especial do costureiro Clodovil Hernandes, que mostrou a sua coleção para o inverno de 1978 em um desfile comandado na trama pelas personagens Helena (Ilka Soares), dona de uma butique, e Hilda (Rosita Tomaz Lopes), uma socialite. A sequência foi gravada no salão de festas do hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. (Revista Contigo, nº 250)
Entre as manequins que desfilaram os modelitos estavam Ísis de Oliveira, Veluma, Dalma Callado e Lydia Duarte (filha de Ilka Soares e do cineasta Anselmo Duarte).

Trama semelhante à da concorrência

Na trama da novela, a personagem de Eva Todor, a espanhola Lola, era proprietária de uma pensão, um núcleo importante com vários personagens. Quando Te Contei? estreou, a concorrente Tupi já exibia, no mesmo horário, a novela João Brasileiro, o Bom Baiano, de Geraldo Vietri, centrada na pensão da italiana Dona Pina, vivida por Nair Bello.

Cassiano Gabus Mendes alegou à revista Melodias ter apresentado sua sinopse à Globo três meses antes da estreia da novela concorrente.

Locações

A produção escolheu a Barra da Tijuca e a Gávea, no Rio de Janeiro, para gravar as cenas externas. (Site Memória Globo)

Abertura e trilha sonora

A abertura original mostrava um grupo de telefonistas atendendo e transferindo ligações e pessoas falando ao telefone – daí o título da novela -, enquanto uma moça de biquíni passeava pela praia, com ênfase nas imagens da parte inferior de seu corpo – daí o logotipo, com o ponto de interrogação duplicado formando um bumbum com biquíni.

Ao transferir as ligações, as telefonistas enfiavam os plugues nos buracos do aparelho, alternando com imagens do quadril da moça, de frente e de trás. Um olhar mais atento concluiria que a abertura tem duplo sentido e gosto um tanto duvidoso.

Semanas após a estreia, a maliciosa abertura foi censurada e substituída por outra (a partir do capítulo 20, no dia 28/03/1978), em que a mesma moça chamava a atenção de todos ao passear pela movimentada praia de Ipanema, no Rio de Janeiro – dessa vez, sem closes na parte de baixo de seu biquíni.

A bela da abertura era a modelo Lenilda Leonardi, que ganhou notoriedade, a capa da trilha internacional da novela e as páginas das revistas.

Rita Lee e o marido Roberto de Carvalho compuseram especialmente para a novela o tema musical da abertura, que acabou gravado pela cantora Sônia Burnier porque Rita, na época, já estava no ar cantando a abertura de O Pulo do Gato (às 22 horas). A divertida e debochada música marcou a novela com versos como “Você se lembra daquela sirigaita que tentou roubar o meu marido? Te contei, não? O marido dela agora está comigo!”

A Censura Federal, que vetou a abertura original por causa de closes em um bumbum feminino, curiosamente deixou passar sem restrições essa música, que fala de infidelidade conjugal e sexo livre, temas considerados impróprios para as novelas desse período: “Os motéis agora estão super lotados e a garotada anda a todo vapor. Te contei, não? Hoje em dia é pouco papo e muito amor!” (“Teletema, a História da Música Popular Brasileira Através da Teledramaturgia”, Guilherme Bryan e Vincent Villari)

Em 2006, a Som Livre relançou a trilha sonora nacional de Te Contei?, em CD, na coleção “Master Trilhas”, 26 trilhas nacionais de novelas e séries da década de 1970 nunca lançadas em CD.

A trilha internacional de Te Contei? (com a foto de Lenilda Leonardi na capa) é a sexta mais vendida entre as trilhas de novelas das sete da Globo, com 623.970 cópias (entre LPs e K7s).

Peça de teatro

Te Contei? rendeu uma peça de teatro. Elmo Francfort narrou em seu livro “Gabus Mendes, Grandes Mestres do Rádio e Televisão”:

“Em 15 de setembro [de 1978], treze dias após o término da novela, Cassiano lançou em Vitória [ES] a peça Agora Eu Conto, dirigida por Régis Cardoso. Já tinham marcado a turnê para o circuito Norte-Nordeste e depois, para 1979, na região sul brasileira. A peça tinha no elenco Luis Gustavo, Maria Della Costa e Maria Cláudia.”
Luis Gustavo complementou: “Quando eu acabei de fazer o cego Léo de Te Contei?, ele escreveu uma peça de teatro contando o que Te Contei? não contou. Era muito engraçada. Aí eu saí viajando com parte do elenco pelo Brasil, ganhamos um dinheirinho!”

Reprise

Te Contei? foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo, de 11/05 a 06/11/1981.

Trilha sonora nacional

01. SÓ VOCÊ (POR VOCÊ, SEM VOCÊ) – Lady Zu (tema de Sabrina)
02. CARA DE PAU – Ana e Ângela (tema de Léo)
03. LONGAS CONVERSAS – Hermes Aquino (tema de Rogério)
04. BLACK CÔCO – Painel de Controle (tema de Léo)
05. PENA EU NÃO SABER – Renato Terra (tema de Wagner)
06. TE CONTEI? – Sônia Burnier (tema de abertura)
07. FOI ASSIM – Fafá de Belém (tema de Ana Paula e Pedro)
08. SOLIDÃO – Rosemary (tema de Adelita e Alex)
09. DE MIM PRA VOCÊ – Secos & Molhados (tema de Rita)
10. AGARRE SEU HOMEM – Sílvio César (tema de Shana)
11. NÃO CONSIGO – Impacto (tema de Sabrina e Léo)
12. DESENCONTRO – Vanusa (tema de Luciana e Alex)

Sonoplastia: Nestor de Almeida
Direção musical: Otávio Augusto
Direção de produção: Guto Graça Mello
Pesquisa de repertório: Arnaldo Schneider e João Mello
Assistente de produção: Yara Vidal

Trilha sonora internacional

01. DANCE A LITTLE BIT CLOSER – Charo
02. HOW DEEP IS YOUR LOVE – Bee Gees (tema de Léo e Sabrina)
03. EVERYBODY DANCE – Chic
04. SELF PITY – Lucifer (tema de Ana Paula)
05. RUN AWAY – Loleata Holloway
06. WHEN I LOOKED AT YOUR FACE – Jodie Foster (tema de Helena e Wagner)
07. SURPRISE – Manchester (tema de Sabrina e Jorge)
08. EASY TO LOVE – Leo Sayer (tema de Rita)
09. JUST THE WAY YOU ARE – Billy Joel (tema de Adelita e Alex)
10. IT’S A HEARTACHE – Bonnie Tyler (tema de Luciana)
11. EL AMOR ENTRE TU Y YO – Nydia Caro (tema de Shana)
12. KEEP DOIN’IT – Showdown
13. LOVING YOU SEEMED TO BE SO MAGIC – Atlantic Boys (tema de Rogério)
14. REVOIR – Art Sullivan

Trilha sonora complementar: compacto com uma musica exclusiva internacional de Te Contei?

conteicd2
01. WE´RE ALL ALONE – Rita Coolidge (da novela O Astro)
02. SAD SONGS – Alessi Brothers (da novela Locomotivas)
03. IN YOUR EYES – Gallagher and Lyle (da novela Te Contei?)
04. THERE´S ALWAYS A GOODBYE – Randy Richards (da novela O Pulo do Gato)

Ainda
MY ANGEL’S SMILE – Ramsey Lewis (tema da vinheta de “estamos apresentando”)
MOST WANTED THEME – Lalo Schifrin (tema da vinheta de “voltamos a apresentar”)

Tema de abertura: TE CONTEI? – Sônia Burnier

Você se lembra daquela sirigaita
Que tentou roubar o meu marido
Te contei, não?
O marido dela agora está comigo!

Você se lembra da nossa empregada
Que mamãe tratava como uma filha
Te contei, não?
O meu irmão já aumentou a família

Te contei, te contei, te contei?
Depois não diga que eu não te contei!
Te contei, te contei, te contei?
Mas não conte que eu te contei!

Os motéis agora estão super lotados
E a garotada anda a todo vapor
Te contei, não?
Hoje em dia é pouco papo e muito amor

Te contei, te contei, te contei?
Depois não diga que eu não te contei!
Te contei, te contei, te contei?
Mas não conte que eu te contei!…

Veja também

  • anjomau76

Anjo Mau (1976)

  • locomotivas

Locomotivas

  • marron-glace-logo

Marron Glacé

  • plumasepaetes_logo

Plumas e Paetês