Os ossos do barão (1997)













Novela anterior: Dona Anja

Reedição da mesma novela que Jorge Andrade escrevera para a TV Globo em 1973, com tramas e personagens de outra novela do autor: Ninho da Serpente (Bandeirantes, 1982). Na primeira versão, Paulo Gracindo e Lima Duarte viveram os personagens centrais, agora interpretados por Leonardo Villar e Juca de Oliveira. O próprio Leonardo Villar já havia participado da novela original, vivendo o personagem Miguel.

Os Ossos do Barão foi uma adaptação que o autor fez de duas peças teatrais suas: A Escada e O Ossos do Barão. Da primeira, Jorge tirou os conflitos de pais e filhos, ante a hierarquia familiar e o dilema de colocarem os progenitores, Antenor (Leonardo Villar) e Melica (Cleyde Yáconis), num asilo para velhos. Da segunda, ele desenvolveu as investidas de Egisto Ghirotto (Juca de Oliveira) em sua veemente necessidade de possuir um título de nobreza.

A diferença entre os originais e a adaptação foi o tempo da trama. As duas novelas originais se passavam na atualidade em que foram produzidas, enquanto essa versão foi centrada no início dos anos 50.

Última grande produção do SBT na tentativa de estabelecer seu núcleo de dramaturgia, inciada em 1994 com Éramos Seis.

Thales Pan Chacon faleceu um mês após o término da novela, onde interpretava o advogado Otávio. O ator morreu em 02/10/1997, aos 41 anos, de parada respiratória em decorrência de complicações relacionadas ao vírus da Aids.

Veja também:
Os Ossos do Barão (1973)
Ninho da Serpente
Éramos Seis (1994)
As Pupilas do Senhor Reitor (1995)
Sangue do Meu Sangue (1995)

 




   


© Teledramaturgia - 2010.
site idealizado e mantido por
Nilson Xavier
3dGarage