SILVIO DE ABREU

Silvio de Abreu nasceu em São Paulo em 20 de dezembro de 1942. Formado em cenografia pela Escola de Arte Dramática de São Paulo, iniciou na carreira artística como ator (fez um curso de aperfeiçoamento no Actor Studio) atuando em teatro (Tchin-Tchin, ao lado de Cleyde Yáconis e Stênio Garcia), telenovela (A Muralha, Os Estranhos, A Próxima Atração) e cinema (A Super Fêmea, com Vera Fischer). Foi assistente de direção de Carlos Manga no filme O Marginal; fez a pesquisa do documentário Assim Era a Atlântida, chegando à direção (A Árvore dos Sexos, Mulher Objeto).

Sua estréia como autor de telenovelas aconteceu na TV Tupi em 1977, dividindo com Rúbens Ewald Filho a autoria da adaptação de Éramos Seis. Após esse bom trabalho, os dois foram contratados pela Rede Globo, onde Silvio estreou em 1978 com Pecado Rasgado. Depois de substituir, com muita eficácia, Cassiano Gabus Mendes em Plumas e Paetês, Silvio de Abreu pôde mostrar seu talento escrevendo Jogo da Vida, em 1981, a partir de um argumento de Janete Clair.

O autor se consagraria em 1983 com Guerra dos Sexos, um grande sucesso onde o humor desbragado e a comédia pastelão predominavam. Seguiram-se outros êxitos nessa linha, e em 1990 Silvio de Abreu estreava no horário das 20 horas com Rainha da Sucata. Provou saber conduzir como ninguém uma boa trama no horário nobre, com A Próxima Vítima, Torre de Babel e Belíssima.


Éramos seis (1977)
éramos seis (1977)
Pecado rasgado
pecado rasgado
Plumas e paetês
plumas e paetês
Jogo da vida
jogo da vida
Guerra dos sexos
guerra dos sexos
Vereda tropical
vereda tropical
Cambalacho
cambalacho
Sassaricando
sassaricando
Rainha da sucata
rainha da sucata
Boca do lixo
boca do lixo
Deus nos acuda
deus nos acuda
A próxima vítima
a próxima vítima
Anjo mau (1997)
anjo mau (1997)
Torre de Babel
torre de babel
As filhas da mãe
as filhas da mãe
Da cor do pecado
da cor do pecado
Belíssima
belíssima
Eterna magia
eterna magia
Beleza pura
beleza pura
Passione
passione
Guerra dos sexos (2012)
guerra dos sexos (2012)


© Teledramaturgia - 2010.
site idealizado e mantido por
Nilson Xavier
3dGarage