Dona Xepa















Novela anterior no horário: À Sombra dos Laranjais
Novela posterior: Sinhazinha Flô

Foi a melhor audiência para as 18 horas até então, designando eficazmente Gilberto Braga para o horário das 20 horas, em que iria escrever Dancin' Days no ano seguinte.

Diferentemente das novelas antecessoras no horário, que eram de época, Dona Xepa era baseada numa obra contemporênea.

A novela consagrou a atriz Yara Côrtes, que interpretou a personagem-título.

Nívea Maria, no papel da ambiciosa e pouco escrupulosa Rosália, deixava de lado as suas personagens cândidas.

Outro destaque da novela foi Ana Lúcia Torre, encarnando Glorita.

O diretor Herval Rossano já vivera Edson, o filho de Xepa, no cinema em 1959. No filme de Darcy Evangelista, a protagonista era vivida por Alda Garrido.

As cenas externas foram gravadas no Mercado de São Cristóvão, na Estrada Velha da Tijuca e no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Os planos gerais do movimento da feira foram feitos na praça General Osório, em Ipanema.

Dona Xepa foi vendida para cerca de 10 países. Em 1981 obteve grande audiência em Portugal, fazendo inclusive com que o então primeiro-ministro Mário Soares esperasse o fim da trama para anunciar novas medidas econômicas naquele país.

Em 1990 Gilberto Braga participou do argumento de uma nova versão de Dona Xepa para a TV. Era a novela Lua Cheia de Amor, escrita por Ana Maria Moretzsohn, Ricardo Linhares e Maria Carmem Barbosa. Nessa novela aproveitou-se a idéia original de Dona Xepa. A feirante Xepa virou a camelô Genu, vivida por Marília Pêra.

Dona Xepa foi a primeira novela reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo, de 05/05 a 14/11/1980. Antes já existiam reprises, mas não como conhecemos hoje, pelo título de Vale a Pena Ver de Novo.
Reapresentada também num compacto de uma hora e meia em 28/01/1980, como atração do Festival 15 Anos (apresentação de Yara Côrtes).

Veja também:
Escrava Isaura
Dancin´ Days
Lua Cheia de Amor

 




   


© Teledramaturgia - 2010.
site idealizado e mantido por
Nilson Xavier
3dGarage