Sinopse

Clara é mãe de Carol e Léo, e vai se envolver com Miguel, que é um homem recém-separado e muito ligado à filha Júlia. A aproximação entre os dois é o ponto de partida desta crônica de costumes. Além dos filhos, Clara convive com os seus ex-maridos Fred e Paulo, com a ex-enteada Bia, a irmã Nanda e a empregada e babá Salete.

No universo de Miguel, além da filha, estão a ex-mulher Ruth, o sócio e cunhado Otávio e a irmã Lorena. A arquiteta e o engenheiro terão de conviver, ainda, com os dramas pessoais dos clientes Teodoro e Ingrid: ele com quatro filhos de relacionamentos anteriores e nenhum desejo de se tornar pai novamente; e ela anos mais jovens e decidida a ter o primeiro filho.

Globo – 23h15
de 17 de abril a 3 de julho de 2009
12 episódios

escrito por Lícia Manzo, Carlos Gregório, Duba Elia, Fernando Rebello, Flávia Lins e Silva e Maria Camargo
redação final de Lícia Manzo
supervisão de texto de Maria Adelaide Amaral
direção de Flávia Lacerda, Natalia Grimberg e Allan Fiterman
direção geral de Denise Saraceni
núcleo Denise Saraceni

MARCO RICCA – Miguel
JÚLIA LEMMERTZ – Clara
GUILHERME FONTES – Paulo
MARCELO SPECKTOR – Fred
ARIETA CORRÊA – Ruth
MARIA EDUARDA – Nanda (Fernanda Viana)
ANALU PRESTES – Salete
PAULA BRAUN – Lorena
CRISTINA MONTEIRO – Ingrid
MÁRIO CARDOSO – Teodoro
LUIZ SERRA – Augusto
MIRIAM MEHLER – Helena
GUSTAVO TRESTINI – Otávio
as crianças
POLIANA ALEIXO – Júlia
DANIELA PIEPSZYK – Carol
MATHEUS GABRIEL – Léo
MARINA RUY BARBOSA – Bia
01. Clara, Miguel e mais uma reconstrução (17/04/2009)
Clara descobre que está sendo traída por Paulo e se separa pela segunda vez. Embora romântica, Clara tem uma vida muito atribulada e resolve não se envolver com mais ninguém. Ela muda de planos ao conhecer Miguel em uma obra. Divorciado de Ruth, ele só quer se dedicar à filha, Júlia, e viver relacionamentos leves, sem grandes compromissos.
Clara e Miguel se encantam mutuamente, mas o cotidiano e as bagagens de cada um interferem muito na possível relação. Uma simples ida ao cinema se torna uma tarefa árdua. Clara não pode ir porque seu filho Léo quebra o dedo quando ela está prestes a sair de casa. Já Miguel, que é um pai muito presente, se vê envolvido em um problema de Júlia e sua mãe, Ruth: quem levará e apanhará a jovem na balada daquela noite.
Quando, enfim, Clara e Miguel conseguem fazer um programa a dois, são surpreendidos por Júlia. O inesperado encontro vai deixar à adolescente ainda mais confusa, já que ela vive em conflito com a mãe voluntariosa e não vê a hora de se mudar para a casa do pai.
com Antônio dos Santos (pedreiro), Genésio Machado (pedreiro), Karen Coelho (balconista da loja), Olívia Araújo (balconista da loja), Rosane Mulholland (Nina).

02. desejos e mentiras (24/04/2009)
Clara e Miguel enfrentam uma verdadeira saga para conseguirem passar um fim-de-semana juntos. Enquanto ela diz para os filhos que vai trabalhar em São Paulo, ele diz para a filha Júlia que vai para Correias.
Contudo, quando enfim conseguem namorar em casa, Clara recebe a inesperada visita do ex-marido Paulo e do filho Léo. Escondido na cozinha, Miguel é surpreendido com um telefonema da filha, que diz estar indo ao encontro dele em Correias para comemorar o aniversário da mãe dela, a Ruth.
com André Falcão (pedreiro), Antônio dos Santos (pedreiro), Claudinho Cunha (pedreiro), Genésio Machado (pedreiro), Marcelo Valle (Arthur).

03. engarrafamentos (01/05/2009)
Tentando organizar suas vidas e assumir o relacionamento para seus filhos, Clara e Miguel decidem viajar no final de semana para apresentá-los.
As coisas começam a complicar quando a filha de Clara recebe uma ligação de seu pai avisando que está chegando à cidade para uma reunião de trabalho. As filhas de Clara apresentam certa relutância em se relacionar com Miguel e seus filhos. E Júlia, filha de Miguel, fica triste por este distanciamento, dificultando ainda mais o final de semana planejado.
com Ana Maria Mangeth (Marilene).

04. ensina-me a namorar (08/05/2009)
Clara descobre por Ingrid que há um desmoronamento na obra. Na sua casa, a situação também se complica quando sua empregada e fiel escudeira Salete tem que se ausentar por uma semana. Cansada e sobrecarregada, Clara termina com Miguel.
Ingrid esconde a gravidez do seu namorado, Teodoro, já que ele tem quatro filhos e não quer, de forma alguma, ser pai novamente. Clara liga para Miguel e uma outra mulher atende o telefone. Entre muitos desencontros eles acabam se esbarrando numa boate e ficam juntos.
com Cíntia Rosa (Bianca), Erlene Melo, Gilberto Simões (Carlos), Rosane Mulholland (Nina), Tracy Segal.

05. toma que o filho é meu (15/05/2009)
Fred é parado numa blitz de trânsito com a filha Carol no seu carro. Como ele está com cocaína, os dois vão parar na delegacia. Ao ser surpreendida com a notícia de que seu ex-marido expôs a filha a tal situação, Clara fica desesperada. A arquiteta vai até a delegacia com a irmã, a advogada Nanda. Carol, porém, acredita na inocência do pai e briga com as duas dizendo que elas querem distanciá-la de Fred. Situação complicada…
Dias depois, Carol mente para Clara. Diz que vai à casa de uma amiga, mas, na verdade, vai sozinha de ônibus a São Paulo encontrar Fred. Ao chegar lá, Carol é recepcionada por Karen e a sua irmã de consideração, Bia. O pai, no entanto, só chega de madrugada e a trata secamente, o que a deixa arrasada. Preocupada com o comportamento agressivo e instável de Fred e com o casamento por um fio, Karen (Viviane Pasmanter), atual esposa dele, se aproxima de Clara para pedir ajuda. Tudo indica que o problema de Fred é mesmo a cocaína. Será?
Enquanto isso, Miguel vai à casa de Ruth e é surpreendido pela presença do novo namorado dela, o espanhol Perillo (Pablo Bellini). Por não saber muito sobre Perillo, Miguel fica preocupado com a segurança da filha, discute com Ruth e exige que Júlia more com ele. Afinal de contas, Ruth conheceu Perillo pela internet e já o pôs dentro de casa sozinho com sua filha.
com Antônio Mendel, Pablo Bellini (Perillo), Vivianne Pasmanter (Karen).

06. por mm fio (22/05/2009)
Clara terá uma surpresa ao receber os pais, Dona Helena e Seu Augusto, em sua casa para comemorar os 41 anos de casamento deles. Nanda não aparece para ir ao encontro de um novo affair: um homem casado. Chateada com ausência da irmã, Clara discute com Nanda e é surpreendida com a informação de que a mãe delas, Dona Helena, também tem um caso extraconjugal há anos.
Muito decepcionada, Clara não se contém e exige que a mãe ou conte a verdade ou se separe do pai. Ingrid e Teodoro também estão em crise, ele não aceita a gravidez dela. Em São Paulo, Karen e Fred se separam e geram um clima de insegurança nas adolescentes Carol e Bia, que cresceram juntas e se consideram irmãs. As mães dizem que nada irá mudar a relação delas e Bia vem passar uns dias no Rio, na casa de Clara. Para confirmar o receio de Miguel, Perillo (Pablo Bellini), namorado de Ruth, gasta milhares no cartão dela e some, levando tudo o que comprou. Miguel cancela o cartão da ex-mulher.
com Pablo Bellini (Perillo).

07. turbulência na casa de Clara (29/05/2009)
A casa de Clara ficará superlotada! De São Paulo vem Bia, para ficar distante do processo de separação dos pais, Karen e Fred. Já a empregada Salete não tem quem cuide de seu filho, Carlito, e pede para que ele fique por lá durante uma semana. E ainda há o pai dela, o recém- separado Seu Augusto, que durante os 41 anos de casamento com Dona Helena foi altamente dependente da esposa. Exausta, Clara manda Léo temporariamente para a casa de Paulo contra a vontade de ambos.
Além disso, Clara conhece o novo namorado de sua mãe, Geraldo (Emílio Pitta), e não sabe como lidar com a situação. Ela vai passar por um questionamento, pois, separada duas vezes e num terceiro relacionamento, sempre submete seus filhos à situação semelhante. Já Miguel passa a ter novas preocupações com a filha, Júlia. Por causa da inconstância e imaturidade da mãe, Ruth, a menina fica anêmica e passa a ter problemas no colégio. É quando Miguel pensa em colocá-la na terapia.
com Betina Vianny (psicóloga de Júlia), Emílio Pitta (Geraldo), Silvia Lourenço (Bárbara), Yago Machado.

08. sogras e lagartos (05/06/2009)
Dona Aurélia (Suely Franco), mãe de Miguel, vai tumultuar a relação de Júlia com Clara. Já Clara, vai reencontrar a ex-sogra, Esther (Yoná Magalhães), mãe de Fred. Elas se gostam muito e vão se reaproximar por causa da internação dele. Esther sugere que elas deixem os rótulos de lado e retomem a velha amizade.
Nasce o novo irmão de Léo, mas Carol não quer conhecê-lo, pois diz que o bebê não é nada dela. Paulo sai de casa, pois fica sufocado com a presença da sogra Irany (Ada Chaseliov) que vem ajudar Bárbara depois do parto.
Carol vai visitar o pai na clínica, mas ele reage secamente. Ela fica triste e é consolada pela avó Esther. A menina fica cada vez mais rebelde e vai a uma festa sem autorização de Clara. Lá, ela fica pela primeira vez com um menino. Clara e Miguel flagram Nanda com o secreto caso, Otávio, que é cunhado e sócio de Miguel.
com Ada Chaseliov (Irany), Almir Martins, Maria Luisa Costa Alves, Matheus Malafaia, Norma Blum (Dona Luci), Silvia Lourenço (Bárbara), Suely Franco (Dona Aurélia), Yoná Magalhães (Esther).

09. duas irmãs (12/06/2009)
Clara briga com Nanda por causa do relacionamento dela com Otávio, que além de sócio, é cunhado de Miguel. Enfurecida, Clara diz que Nanda nunca quis nada sério com ninguém e que este caso vai atrapalhar o namoro dela com o engenheiro. Mas a advogada, pela primeira vez na vida, se apaixona.
Otávio, que durante 15 anos viveu um casamento feliz ao lado de Lorena, no qual optaram por não ter filhos, conta a verdade para a mulher. Arrasado, ele diz que foi a primeira vez que teve um caso extraconjugal e pede para ela não mandá-lo embora, mas Lorena surpreende pedindo que ele vá viver essa nova história.
Júlia conhece Letícia (Irene Ravache), a ceramista com quem a mãe está trabalhando e se encanta com a artista. Ao perceber que a relação entre elas será muito próxima, a menina passa a rejeitar Ruth e pede para ir viver com o pai. Miguel vai até a casa de Ruth saber porque Júlia não quer mais morar com ela. Teodoro resolve aceitar a gravidez de Ingrid. Eles reatam, mas ela perde o bebê.
com Daniel Carvalho, Irene Ravache (Letícia).

10. intimidade (19/06/2009)
Clara e Miguel resolvem passar o fim de semana juntos, com todos os filhos. A ideia é que ele cozinhe o prato preferido de cada um e para isso todos vão juntos ao supermercado. Lá, Júlia avista a mãe com Letícia, mas mal fala com elas. A menina é repreendida pelo pai. Ruth fica deprimida por causa do distanciamento da filha e Letícia sugere algumas alternativas para reaproximá-las.
Carol e Júlia finalmente começam a se entender, mas a amizade das duas ficará abalada por causa de um MP4. Júlia pega o aparelho de Carol sem pedir emprestado na intenção de levar para o colégio, exibir para as amigas e devolver. Mas ela perde o objeto, o que gera uma série de mal entendidos. Acusada de roubo, Júlia fica triste e vai para a casa da mãe. Lá é recebida por Letícia e elas voltam a conversar.
com Anna Rita Cerqueira (amiga de Júlia), Hilton Castro, Irene Ravache (Letícia), Larissa Pereira, Patrícia Selonk, Yoná Magalhães (Esther).

11. evasões (26/06/2009)
Carol vai morar com o pai, que acaba de sair da clínica. Júlia também vai morar com a mãe e com Letícia. A mudança da menina faz Miguel repensar a relação com Clara, já que não conseguem criar uma estrutura familiar para a menina. Ingrid descobre que o marido fez uma vasectomia sem consultá-la. A atitude é a gota d’água para a relação dos dois e eles se separam de vez. Miguel faz um jantar para pedir a mão de Clara, mas, durante o encontro, ela fala das dificuldades que as mulheres da família dela têm com o matrimônio, ele desanima e desiste do pedido. Desiludido, ele resolve ir para São Paulo em busca de um novo emprego. Ele não consegue retornar a tempo de conseguir fazer a viagem com Clara.

12. vende-se (03/07/2009)
Clara fica radiante ao conhecer Rodrigo, filho de Paulo. Julia pergunta ao pai se ela e Leo vão ter um irmão. Miguel e Clara estão em crise. Clara fica tensa com o teste de gravidez. Miguel fica preocupado com as dívidas.
Clara e Miguel conseguem unir as duas famílias, e a vida fica muito mais fácil.
com Anna Rita Cerqueira (amiga de Júlia), Emiliano Queiroz (senhor da praça), Irene Ravache (Letícia), Vivianne Pasmanter (Karen).

Seriado exibido às sextas-feiras, após o Globo Repórter.

O programa retratava a situação da família brasileira contemporânea. O envolvimento da arquiteta Clara (Júlia Lemmertz) com o engenheiro Miguel (Marco Ricca) era o pano de fundo para contar a história.

Lícia Manzo, que até então só havia feito trabalhos de colaboradora na Rede Globo, estreava como autora principal deste seriado. Para dar auxílio a ela, foi convocada Maria Adelaide Amaral para fazer a supervisão de texto.

A cada episódio, além do elenco fixo, ainda haviam no programa participações especiais, como Vivianne Pasmanter, Suely Franco e Yoná Magalhães.

Depois de seus 12 episódios apresentados, o seriado foi substituído por Decamerão, a Comédia do Sexo, no mesmo dia e horário.

Tema de Abertura: TUDO NOVO DE NOVO – Moska

Vamos começar
Colocando um ponto final
Pelo menos já é um sinal
De que tudo na vida tem fim

Vamos acordar
Hoje tem um sol diferente no céu
Gargalhando no seu carrossel
Gritando nada é tão triste assim

É tudo novo de novo
Vamos nos jogar onde já caímos
Tudo novo de novo
Vamos mergulhar do alto onde subimos

Vamos celebrar
Nossa própria maneira de ser
Essa luz que acabou de nascer
Quando aquela de trás apagou

E vamos terminar
Inventando uma nova canção
Nem que seja uma outra versão
Pra tentar entender que acabou

Mas é tudo novo de novo
Vamos nos jogar onde já caímos
Tudo novo de novo
Vamos mergulhar do alto onde subimos…

Veja também

  • tresirmas_logo

Três Irmãs

  • vidadagente_logo

A Vida da Gente

  • setevidas_logo

Sete Vidas