Sinopse

Kubanacan é uma pequena ilha paradisíaca no Caribe. Duas cidades dividem as atrações desse lugar: La Bendita, a capital desenvolvida, e Santiago, uma pequena colônia de pescadores situada em plena costa caribenha. Um lugar maravilhoso, cheio de mistérios e paixões à flor da pele. Mas os kubanaquenses não cansam de enfrentar problemas bastante familiares, como corrupção, empreguismo, falta de vergonha.

Na primeira metade do século XX, os militares ditaram as regras na república de Kubanacan. Mas em 1948, os ventos da democracia trouxeram o Professor Rubio Montenegro para a Casa Amarilla, sede do poder. Entretanto, em pouco tempo a agitação tomou conta das ruas, e um novo golpe militar começou a ser arquitetado.

É quando surge a figura pitoresca do General Carlos Camacho, amante da primeira-dama Mercedes, uma figura muito querida pelos kubanaquenses. O General aproveita a confusão generalizada e o carisma de Mercedes para comandar uma rebelião palaciana em 1951, tornando-se o novo ditador da ilha. A noite do golpe também marca a morte inexplicável do Professor Rubio.

Enquanto as coisas fervem em La Bendita, no outro lado da ilha, em Santiago, vive a bela Marisol, uma mulher que sempre sonhou com o brilho da capital. Marisol está casada com Enrico, até que um homem ferido e sem memória aparece em Santiago. Os pescadores acolhem o rapaz e lhe dão o nome de Esteban, que acaba derrotando Enrico e conquistando o amor de Marisol. Ele adora a vida na colônia, tem um filho com Marisol, e desiste de lembrar seu passado, pois tudo leva a crer que era um homem violento e perigoso. Mas Marisol, a princípio encantada e apaixonada, ainda não desistiu da fama.

1958. Depois de sete anos, a moça encontra nas dunas o General Camacho, que se apaixona à primeira vista. Dividida entre o amor de Esteban e uma chance na capital, Marisol decide arriscar tudo, partindo com o General e deixando o pequeno Gabriel para Esteban acabar de criar.

Em La Bendita, o General Carlos Camacho é um ditador que vive com Mercedes e os filhos de seus casamentos anteriores. O povo da ilha pensa que a família é perfeita, mas na verdade, Mercedes não agüenta mais as inúmeras traições do marido, sobretudo com Marisol, sua última conquista. O General, entretanto, sabe que seu poder está sustentado em grande parte pela popularidade da esposa, e não vai querer abrir mão de Mercedes.

Um cortiço na capital de Kubanacan fecha o nó que vai unir a vida de todos. A começar por Enrico, que quando deixou Santiago encontrou uma nova vida ao lado de Lola, moça pobre e batalhadora, mãe de família exemplar durante o dia, e uma deslumbrante cantora de cabaré à noite. O que Lola não sabe é que Enrico é um gigolô que posa de bom moço mas leva uma vida de boemia no hotel-cassino. Por incrível que pareça, a maior aliada de Enrico é a sogra, Dona Dolores, uma mulher de temperamento forte. Mas ninguém desconfia que a irmã masculinizada de Lola, a bela Rubi, esconde uma paixão platônica pelo cunhado, apesar dos dois viverem às turras.

O cortiço logo receberá a visita de Esteban, que partiu de Santiago para saber o paradeiro de Marisol. Fugindo de homens perigosos que querem sua pele, sem nem ao menos ele saber porquê, Esteban e Lola viverão um amor proibido – afinal cada um ainda é casado – enquanto o homem sem passado vai juntar as pistas que levarão seu destino a cruzar com o do temível General Carlos Camacho.

Globo – 19h
de 5 de maio de 2003
a 24 de janeiro de 2004
227 capítulos

novela de Carlos Lombardi
escrita por Carlos Lombardi, Emanuel Jacobina, Margareth Boury, Tiago Santiago e Vinícius Vianna
direção de Marco Rodrigo, Cláudio Boeckel e Edgar Miranda
direção geral de Wolf Maya, Alexandre Avancini e Roberto Talma
núcleo Wolf Maya e Roberto Talma

Novela anterior no horário
O Beijo do Vampiro

Novela posterior
Da Cor do Pecado

MARCOS PASQUIM – Esteban Maroto / Adriano Allende / León
ADRIANA ESTEVES – Lola
DANIELLE WINITS – Marisol / Frida
VLADIMIR BRICHTA – Enrico
CAROLINA FERRAZ – Rubi
HUMBERTO MARTINS – Carlos Camacho
BETTY LAGO – Mercedes
WERNER SCHÜNEMANN – Alejandro Rivera
ANDRÉ MATTOS – Augustin Tavalera
MARCO RICCA – Celso
LETÍCIA SPILLER – Laura
NAIR BELLO – Dolores
ÂNGELA VIEIRA – Perla Perón
DANIEL BOAVENTURA – Johnny
BRUNO GARCIA – Dagoberto
LUIZ GUILHERME – Manolo
LOLITA RODRIGUES – Isabelita
DANIEL DEL SARTO – Guijermo
RAFAELA MANDELLI – Soledad
IRAN MALFITANO – Carlito
TATYANE GOULART – Mercedita
MÁRIO GOMES – Ferdinando
FRANÇOISE FORTON – Concheta
WOLF MAYA – Don Diego
ÍTALO ROSSI – Trujillo
OSWALDO LOUREIRO – Coronel Pantoja
ROGER GOBETH – Jesus
ÉRIKA EVANTINI – Dulcinéia
GERO PESTALOZZI – Ramón
THALMA DE FREITAS – Dalila
MARCELO SABACK – Capacho
RAUL GAZOLLA – Herrera
FERNANDA DE FREITAS – Consuelo
BRUNO GRADIM – Calígola
WILSON DE SANTOS – camareiro do Night Club Copacabana
HAÍRTON JR. – coreógrafo do Night Club Copacabana
MÁRCIA MANCINI – Maria
ADRIANA TOLENTINO – Pinta
ELENA TOLEDO – Niña
ANDRÉA LEAL – Celeste
GABRIELA LINHARES – Bilma
NÁDIA ROWINSKY – Madalena
GLÁUCIO GOMES – Eliseu
as crianças
PEDRO MALTA – Gabriel
THAÍS MÜLLER – Antônia
RAISSA MEDEIROS – Pilar
JOÃO VÍTOR SILVA – Othelinho
THAMIREZ GUTIERREZ – Julieta Ofélia
AIMÉE UBACKER – Paloma
PEDRO HENRIQUE CRUZ – Thiaguinho
e
ADRIANO REYS – Pitágoras
ALEXANDRE PATERNOST – Henrique
ALEXANDRE ZACCHIA – Sanchez
ANA ROSA – Piedad
AUGUSTO NOVAES – noivo de Lúcia
AUGUSTO VARGAS – Pancrásio
BENVINDO SIQUEIRA
BETE COELHO – Cristal
CAIO ZACARIOTTO – Zazá
CARLA MARINS – Oleana
CARLOS BONOW – Pablo
CARLOS GREGÓRIO – (falso) Moralez
CARLOS MACHADO – Batista
CARLOS VEREZA – Schindler
CAROLINA ABRANCHES – Bernarda
CAROLINA KASTING – Zelda
CASTRO GONZAGA – Dr. Contreras
CECIL THIRÉ – Senador
CHICO DIAZ – Sebástian
CHRISTINE FERNANDES – Blanca
CLÁUDIA ALENCAR – circense
CLÁUDIA RODRIGUES – Milagros
CLÁUDIO CORREA E CASTRO – Tijon
CRISTIANA OLIVEIRA – Helena
DANIELA ESCOBAR – Vanda
DARTAGNAN JÚNIOR – Solano
DELANO AVELAR – Dimitri
DUDA RIBEIRO – Advogado
EDUARDO CANUTO – Raul
EDUARDO MOSCOVIS – Rodrigo
EMÍLIO ORCIOLLO NETO – Dr. Cristóban
ERNANI MORAES – Miguel
FÁBIO SABAG – Arrabal
FELIPE MARTINS – enfermeiro no hospício
FLÁVIA BONATO – Teresa
FLÁVIA MONTEIRO – Alma
FLORIANO PEIXOTO – Bolívar
GABRIELA DUARTE – Veruska Verón
GABRIEL BRAGA NUNES – Victor
GISELLE ITIÉ – Belinda
GUILHERME CORRÊA – Mendonça
HEITOR MARTINEZ – (novo) Esteban
HELENA FERNANDES – Marieta
IGOR ROBERTO LAGE – policial
ILYA SÃO PAULO – Galeano
INGRID GUIMARÃES – Rosita
JARDEL MELLO – Dualde
JAYME PERIARD – Fernando
JOANA FOMM – Caridad
JOÃO CAMARGO – Maldonado
JORGE PONTUAL – Felipe
JUAN PADILHA – Renato Crespo
KADU MOLITERNO – Dr. Moralez
KICO MASCARENHAS – Cindy
LÍCIA MAGNA – Tia Cotinha
LUCIANO VIANNA
LUIZ CARLOS TOURINHO – Everest
MALU VALLE – Remédios
MARA MANZAN – Ágata
MARCELO FAUSTINI – sentinela na Casa Amarilla
MARCELO MELLO – Bigode
MARCOS BREDA – Che Lopez / comandante do navio que traz Celso Camacho
MARIANA DU BOIS – Núbia
MARIANA HEIN – Lúcia
MARIA REGINA
MARILU BUENO – Sodoma
MAURO MENDONÇA – Sandoval
MICHEL MAX – Peloton
MIRIAN PIRES – viúva cega do dono do posto
MURILO ELBAS – delegado
MYLLA CHRISTIE – Cassandra
NATÁLIA LAGE – Frida
OTÁVIO AUGUSTO – Hector
OTHON BASTOS – Dr. Ortiz
PAULA FRANCO – Pepita Pantoja
PAULA HUNTER – Catarina
PAULO BETTI – Chacon
PAULO FIGUEIREDO – Fernando
PAULO REIS – Chico
PIA MANFRONI – Fiametta
RAQUEL NUNENS – Lúcia Allende
REGINA DUARTE – Maria Félix
RENATO RABELLO – Hernán
ROBERTO BOMTEMPO – Perón
SILVIA PFEIFER – Amanda
SOLANGE COUTO – mãe de santo
STÊNIO GARCIA – Rúbio
STEPAN NERCESSIAN – Gofredo
TATIANA MONTEIRO – Magrit
TELMA RESTON – Gomorra
THAÍS DE CAMPOS – Lulu
TONY TORNADO – macumbeiro
VANESSA GERBELLI – Amapola
VANESSA LÓES – Anabela
VICK MILITELLO
VIVIANNE PASMANTER – Lorena
Bárbara
EL Greco
Eva
Delegado Rojas
Dr. Blackwell (hipnotizador)
Guevara
Guzman (avô de Pilar)
Jezebel (índia)
Mr. Thomas
Montero
Pancho
Polidoro
Ralph
Sargento Ardiles
Tia Fefinha
Tito (marido de Piedad)
Victor (empregado de Maria Félix)
Vidal (marido de Anabela)
– núcleo de ESTEBAN (Marcos Pasquim):
o pai ALEJANDRO (Werner Schünemann), entra na metade da novela
seu irmão gêmeo, ADRIANO ALLENDE (Marcos Pasquim), que também entra na metade da novela
a primeira mulher MARISOL (Danielle Winits)
a filha PILAR (Raíssa Medeiros), que teve com CASSANDRA (Mylla Christie) no passado. A mãe a abandonou para Esteban criar.
os filhos de Marisol, GABRIEL (Pedro Malta) e ANTÔNIA (Taís Müller), criados por Esteban como se fossem seus
o amigo JOHNNY (Daniel Boaventura), seu maior fã.

– núcleo de LOLA (Adriana Esteves), que se apaixona por Esteban:
a mãe DOLORES (Nair Bello)
a irmã RUBI (Carolina Ferraz)
o marido ENRICO (Vladimir Brichta), alvo do amor de Rubi e com quem acaba ficando
o vizinho MANOLO (Luiz Guilherme) e sua mãe ISABELITA (Lolita Rodrigues)
os filhos pequenos JULIETA OFÉLIA (Thamires Gutierrez), OTELINHO (João Vítor Silva) e THIAGUINHO (Pedro Henrique Cruz)

– núcleo do GENERAL CARLOS CAMACHO (Humberto Martins):
a mulher MERCEDES (Betty Lago), revelada filha de Isabelita no decorrer da novela
o filho CARLITO (Iran Malfitano)
os filhos de Mercedes: GUIJERMO (Daniel Del Sarto) e MERCEDITA (Tatyane Goulart)
o irmão CELSO CAMACHO (Marco Ricca), entra na trama para ocupar o lugar deixado por Camacho quando Humberto Martins sai da novela, mas quando Camacho volta, assassina o irmão.

– núcleo da Casa Amarilla, sede do governo de Kubanacan:
DAGOBERTO (Bruno Garcia), secretário e puxa-saco do general
CAPACHO (Marcelo Saback), o dublê de Camacho
TRUJILLO (Ítalo Rossi), pai de Johnny
CORONEL PANTOJA (Oswaldo Loureiro)
LAURA (Letícia Spiller), personagem misteriosa que entra na reta final da novela e se instala na Casa Amarilla. Se envolve com Johnny e Guijermo, mas casa-se com Carlito e torna-se amante de Carlos Camacho.

– núcleo de SOLEDAD (Rafaela Mandelli), disputada por Guijermo e Carlito:
o pai FERDINANDO (Mário Gomes), senador, teve um caso com Perla no passado
a mãe CONCHETA (Françoise Forton)
o tio DOM DIEGO (Wol Maya), um político inimigo de Camacho, abandona a novela na metade

– núcleo do Night Club Copacabana:
o gerente AUGUSTIN (André Mattos), apaixonado por Mercedes
a vedete PERLA PERÓN (Ângela Vieira), amante de Augustin
o diretor HERNÁN (Renato Rabello), envolvido nas tramóias de Esteban, acaba assassinado
a dançarina BILMA (Gabriela Linhares)
o camareiro (Wilson dos Santos)
o bailarino (Haírton Jr.)
a filha de Augustin CONSUELO (Fernanda de Freitas), que se envolve com os irmãos Guijermo e Carlito
CALÍGOLA (Bruno Gradim), sobrinho de Augustin, primo de Consuelo

– núcleo das meninas de Enrico (ele era um gigolô):
MARIA (Márcia Mancini)
PINTA (Adriana Tolentino)
NIÑA (Elena Toledo)
e HERRERA (Raul Gazolla), amigo de Enrico

– núcleo dos pescadores de Santiago:
JESUS (Roger Gabeth) e sua mulher DULCINÉIA (Érika Evantini), irmã de Enrico
RAMON (Gero Pestolazzi) e sua mulher DALILA (Thalma de Freitas), que ele abandona após flagrá-la com Esteban. Ramon passa então a ter um caso com Dulcinéia.
CELESTE (Andréa Leal), chega a trabalhar como empregada de Augustin

– outros personagens:
ELISEU (Gláucio Gomes), que gerencia o Coliseu, um local de lutas
MADALENA (Nádia Rowinsky), um interesseira que se casa com o irmão gêmeo de Trujillo, que morre e não deixa nada para o filho, Johnny, nem para a amante.

Interessante e original criação de Carlos Lombardi. Mesmo assim, Kubanacan não deixou de reunir todas as características do autor: texto ágil, comédia pastelão, romances-relâmpago e os sucessivos encontros e desencontros, muitas vezes forçados.

A maior prova da repetição da dobradinha Carlos Lombardi-Wolf Maya esteve nos belos e sarados atores que o autor passou a denominar de “companhia lombardiana de comédia”. Estava lá o “peito aberto” de Marcos Pasquim e os fartos e siliconados seios de Danielle Winits, além das presenças certas de Humberto Martins, Nair Bello e Betty Lago.

Mas houve uma novidade: Marisol era não só menos loura, mas também menos burra que as personagens anteriores de Danielle Winits. A sensualidade, por sua vez, acabou sendo mais uma conseqüência natural do perfil e do estilo de vida da personagem do que sua única razão de existência, como nos casos anteriores.

Vladimir Brichta, o Enrico, brilhou numa das atuações mais impagáveis da novela.
E Adriana Esteves rendeu uma performance irrepreensível na pele da doce e estabanada Lola. Além disso, imprimiu um toque de humor à personagem que fez com que Lola não se transformasse em uma heroína romântica completamente previsível e já manjada pelos espectadores.

O autor referenciou Que Rei Sou Eu? (1989), de Cassiano Gabus Mendes, em suas tramas principais: o desmemoriado e a sátira política – para fazer de Kubanacan uma alegoria de alguns vícios ruins de países do terceiro mundo.

A ideia de criar uma república fictícia e ambientar a história na década de 1950 contribuiu para dar um ar de renovação ao universo de Carlos Lombardi, caracterizado por tramas geralmente modernas e muito urbanas. As doses de romance e fantasia também foram mais elevadas que das outras vezes, quando o que havia de mais romântico era uma sucessão de calientes encontros sexuais.

A intenção da crítica política e social ficou clara nos primeiros capítulos e garantiu um tom menos fútil às reviravoltas sempre presentes nas tramas do autor. Muito antes de estrear Kubanacan, Lombardi já dizia que não pretendia fazer de sua novela uma alegoria política sobre governos, ditatoriais ou não. Mesmo assim, não resistiu em tecer uma sátira bem-humorada às ditaduras latino-americanas.

A novela foi notificada pelo Ministério da Justiça por causa do excesso de violência. A produção exagerou na cena exibida no dia 08/07/2003, em que Esteban (Marcos Pasquim) espancou Carlito (Iran Malfitano), sobrando sangue para todo lado, na frente do pequeno Gabriel (Pedro Malta).
“A violência da novela é de desenho animado. Esteban é mesmo bom de briga. Mas a cena estava errada e o sangue cenográfico foi um excesso”, reconheceu o autor.

O ator Humberto Martins, que vivia Carlos Camacho, um dos protagonistas, saiu da novela em julho de 2003, para resolver problemas pessoais. Na trama não foi dada muita explicação para o sumiço do personagem – ele foi atrás de um fazendeiro que ia apoiar sua candidatura à presidência, e ponto final. Em seu lugar chegou um irmão, Celso Camacho (Marco Ricca). Humberto Martins acabou retornando à trama em outubro.

Ângela Vieira também pediu para sair por não concordar com os rumos que estava tomando sua personagem, a vedete Perla Perón.

O diretor Wolf Maya, escalado para dirigir a próxima novela de Aguinaldo Silva (Senhora do Destino), quis tirar férias e foi substituído por Roberto Talma.

Kubanacan foi a novela com maior número de participações especiais em seu elenco. Superou o elenco fixo em quantidade. A profusão de participações se fez necessária pela própria maneira com que Carlos Lombardi idealizou a trama. Com um elenco ativo pequeno, e a história centralizada em Esteban, o autor utilizou a participação de inúmeras atores.

O ator Marcos Breda, em participação especial, viveu, em dois momentos, dois personagens completamente diferentes um do outro, um fato raro que, até então, só havia acontecido em Vira-Lata, com o ator Matheus Carrieri.

Lombardi criou um final completamente inusitado para sua novela, explicando a origem e o destino do desmemoriado Esteban (Marcos Pasquim), e misturando o passado (década de 1950), com o futuro, fazendo uso até de uma máquina do tempo. Do autor sobre o fim de Kubanacan:
“Sei que provoquei um monte de discussões. Há quem reclame muito, há quem tenha amado. Posso dizer que fiz um baita de um barulho. Era definitivamente o que eu mais queria. Ouvir o barulho!”

Trilha Sonora

kubanacant1
01. CARNAVALERA – Havana Delírio (tema de Enrico)
02. QUIZAS, QUIZAS, QUIZAS – Emmanuel (tema de Mercedes)
03. CONTIGO APRENDI – José Feliciano (tema de Marisol e Enrico)
04. NO ME PLATIQUES MAS – Cristian (tema de Lola e Esteban)
05. SOMENTE EU E VOCÊ – Ivete Sangalo (tema de Marisol e Esteban)
06. MULHER – Sidney Magal (tema de Perla)
07. COMO UM RIO – Vanessa Jackson (tema de Guijermo)
08. CAPULITO DE ALELI – Caetano Veloso (tema do cortiço)
09. MEZCLA – Rio Salsa
10. FOO FOO – Santana e Patricia Materola
11. HIT THE ROAD JACK – Happening (tema de Johnny)
12. MAMBO Nº 5 – Tropical Brazilian Band (tema geral)
13. CONTIGO EN LA DISTANCIA – Nana Caymmi (tema de Rubi e Enrico)
14. EU SÓ ME LIGO EM VOCÊ – Elza Soares (tema de Lola e Enrico)
15. COUBANAKAN – Ney Matogrosso (tema de abertura)
16. VOY VOLVER – Alpha Beat

Trilha Sonora Internacional

kubanacant2
01. LA PUERTA – Luis Miguel (tema de Rubi e Esteban)
02. FEVER – Michael Buble
03. COPACABANA – Happening (tema do Night Club Copacabana)
04. MAMBO ITALIANO – Mambo Project (tema de Esteban)
05. PERFÍDIA – Laura Fygi
06. TAN SOLO TU Y YO (MOONGLOW) – Ivete Sangalo
07. NO ME PLATIQUES MÁS – Gisela (tema de Lola e Adriano)
08. THE LOOK OF LOVE (FROM “CASINO ROYALE”) – Dusty Springfield
09. EL HOMBRE QUE YO AMÉ (THE MAN I LOVE) – Omara Portuondo
10. LAURA – Frank Sinatra (tema de Laura)
11. WIPE OUT – The Sufaris
12. THE MAN WITH THE GOLDEN ARM (DELILAH JONES) – Billy May (tema de Esteban em suas missões)
13. GUANTÁNAMO – Pablo Gonzales
14. MAMBO CALIENTE – Bahamas

Sonoplastia: Thanus Chalita, Humberto Donghia, Renato Muniz e Pedro Belo
Produção Musical: Edom Oliveira
Direção Musical: Mariozinho Rocha

Tema de Abertura: COUBANAKAN – Ney Matogrosso

Coubanakan
Misterioso país del amor
Dónde forman tus cantos en flor
Un vergel primoroso

Coubanakan
Maravilla de luz y calor
Tu perfume despierta el ardor
Con placer delicioso

Coubanakan
Preferida del sol y del mar
Todo unido evocan un cantar
De lejamos amores

Coubanakan
Guardaré tu recuerdo en mi ser
Porque allí tengo yo a mi querer
Y mi más loco afán
Tengo todo mi afán
En mi Coubanakan…

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