Sinopse

A Morte envia à Terra um emissário para buscar Carolina, jovem doce e de bom coração. Porém, ele se apaixona pela moça e tenta levar em seu lugar sua irmã má, Ruth. A Morte não aceita a troca, mas concorda em dar mais uma oportunidade a Carolina. Ela poderá cometer dois pecados apenas, morrerá quando cometer o terceiro.

A voluntariosa e egoísta Ruth maltrata um de seus irmãos, Tomás, a quem atribui a causa de todos os seus males. Deficiente auditivo, Tomás é protegido de Carolina e sofre nas mãos de Ruth, ciumenta das atenções que dão a ele. Enquanto isso, o emissário da Morte, que passou a se chamar Alexandre, vive como um mortal.

A Morte, por sua vez, insatisfeita com o  comportamento de seu emissário, desce à Terra para vigiar o seu trabalho.

Excelsior – 19h30
de janeiro a julho de 1968

novela de Ivani Ribeiro
direção de Walter Avancini e Carlos Zara

Novela anterior no horário
Os Fantoches

Novela posterior
A Muralha

REGINA DUARTE – Carolina
GIANFRANCESCO GUARNIERI – Emissário / Alexandre
NATHÁLIA TIMBERG – Morte
MARIA ISABEL DE LIZANDRA – Ruth
STÊNIO GARCIA – Tomás
EDGARD FRANCO – Otávio
PAULO GOULART – Clemente
YARA LINS – Teresa
CARMINHA BRANDÃO – Paula
GERALDO LOUZANO – Afonso
RENATO NANNI
ROGÉRIO MÁRCICO
LÍLIAN LEMMERTZ
LÉLIA ABRAMO
SÍLVIO ROCHA
ROSA SEABRA
ALBERTO AGUIAR
ANA MARIA NEUMANN – Charlotte
ALBERTO ABBAS
BENEDITA SILVA
GERALDA DE FREITAS
AYRES PINTO
CÉSAR EDUARDO BLOTA

Fantasia sobrenatural

Incursão de Ivani Ribeiro na fantasia sobrenatural e uma mostra definitiva de seu potencial de ideia. Por esse trabalho, a autora foi premiada com o Troféu Imprensa de melhor novelista de 1968.

Chamada de estreia: “Pela primeira vez numa telenovela, você vai ver a morte de perto!”.

O jornalista Leão Lobo narrou sobre a novela para o livro “Ivani Ribeiro, a Dama das Emoções” (de Carolline Rodrigues):
“Lembro muito de uma cena da novela em que o anjo brinca com a Ruth, a irmã de Carolina. Ela vai pegar a escova de cabelo no banheiro, olha e a escova sumiu… É uma coisa que acontece com a gente várias vezes. Isso era tão real! Você acreditava naquilo. Ela abria gaveta, fechava gaveta, abria armário e não achava a escova de jeito nenhum. O anjo pega a escova para atrasar Ruth, que se penteava para sair e fazer uma maldade para Carolina. Era essa coisa que Ivani fazia. Sou encantado com isso!”

Elenco

Foi sucesso para Ivani, Gianfrancesco Guarnieri, Nathália Timberg, Stênio Garcia e designou formalmente Regina Duarte para ser a “Namoradinha do Brasil”. (“Memória da Telenovela Brasileira”, Ismael Fernandes)

Para viver a protagonista, Regina Duarte tingiu os cabelos de louros, look que manteve até 1969, por mais duas novelas: Legião dos Esquecidos e Os Estranhos.

Para compor seu personagem deficiente auditivo, Stênio Garcia frequentou aulas no (antigo) Instituto Nacional dos Surdos-Mudos, no Rio de Janeiro (hoje Instituto Nacional de Educação de Surdos), durante um mês, aprendendo alfabetos e como comportar-se.
Regina Duarte também aprendeu, já que sua personagem era a que mais se comunicava com o de Stênio. (Revista Intervalo)

Carlos Zara substituiu Walter Avancini na direção quando este deixou a TV Excelsior e foi para a Record.

Nova versão

Em 1989, Ivani Ribeiro reescreveu O Terceiro Pecado de forma atualizada (a trama original se passa na década de 1920), para a Globo, com novo título: O Sexo dos Anjos.

Isabela Garcia, Felipe Camargo, Bia Seidl e Sílvia Buarque viveram os personagens que foram originalmente interpretados por Regina Duarte, Gianfrancesco Guarnieri, Nathália Timberg e Maria Isabel de Lizandra, respectivamente.

Reprise

A novela foi reapresentada em 1969, no horário vespertino.

Veja também

  • excelsior60

Corações em Conflito

  • fantoches_logo

Os Fantoches

  • muralha68_logo

A Muralha (1968)

  • estranhos_anuncio

Os Estranhos

  • sexodosanjos

O Sexo dos Anjos