Bastidores

A cinebiografia do cantor Tim Maia chegou aos cinemas em outubro de 2014 e arrecadou uma bilheteria de mais de 770 mil espectadores.

O filme foi editado pela Globo e exibido como minissérie em dois capítulos. A nova edição ganhou cenas inéditas e entrevistas exclusivas, com amigos de Tim como Erasmo Carlos, Nelson Motta e Roberto Carlos.

O filme narrou passagens pouco conhecidas pelo público sobre a vida do cantor, morto em 1998. Os atores Babu Santana e Robson Nunes se dividiram no papel do músico quando adulto e jovem, respectivamente.

Robson Nunes apresentou a vida de Tim antes de fama, sua tentativa de emplacar o quarteto Os Sputniks, ao lado de Roberto Carlos (George Sauma), no programa Clube do Rock, de Carlos Imperial (Luis Lobianco), e as encrencas pelas ruas do Rio de Janeiro e dos Estados Unidos, onde viajou no início da década de 1960.

Já Babu Santana assumiu a pele do rei da soul music nacional na segunda metade da trama, representando tanto a fase festeira do cantor, pouco antes de lançar seus primeiros álbuns de sucesso, até seu momento de consumo excessivo de álcool e drogas.

A história era narrada por Fábio (Cayã Reymond), que não existiu. Ele era o resultado da soma de alguns amigos que passaram pela vida do artista – assim como as mulheres, notadamente Janete, com quem ele esteve até a ida para Londres, e Geisa, a mãe de seus dois filhos, que foram condensadas em Janaína (Alinne Moraes).

Entretanto, a edição da Globo gerou uma grande polêmica, já que foram cortadas as cenas do filme em que Roberto Carlos desprezava Tim Maia e apresentou o Rei como o artista que o lançou.
“(…) tentaram transformar o que poderia ser negativo para Roberto em positivo, excluindo cenas e acrescentando depoimentos do Rei. Trataram-no como herói”, criticou Paulo César de Araújo, autor da biografia censurada Roberto Carlos em detalhes.
Na biografia não autorizada, Paulo César narra episódio em que Tim é humilhado por Roberto Carlos, exibido no longa e cortado da minissérie.

Globo – 22h30
de 1 a 2 de janeiro de 2015
2 capítulos

roteiro de Mauro Lima e Antônia Pellegrino
baseado na biografia Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia, de Nelson Motta
direção de Felipe Sá
produção RT Features e Globo Filmes

BABU SANTANA – Tim Maia
ROBSON NUNES – Tim Maia
ALINNE MORAES – Janaína
CAUÃ REYMOND – Fábio
LALA ZAID – Susi
GEORGE SAUMA – Roberto Carlos
LUÍS LOBIANCO – Carlos Imperial
NANDO CUNHA – Manuel Jacinto
DENISE DUMONT – Sra. Cardoso
BERNARDO MENDES – Dito
POLLYANNA ROCHA – Patrícia

Veja também

  • amoresroubados_logo

Amores Roubados

  • felizesparasempre

Felizes Para Sempre?